Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/3140
Tipo do documento: TCC
Título: A ótica de docentes sobre o ensino de ciências na educação de jovens e adultos (EJA) do município de Seropédica
Autor(es): Peixoto, Larissa Costa
Orientador(a): Xerez, Roberto
Membro da banca: Xerez, Roberto;Moura, Maria Verônica Pereira Leite;Lima, Helena Regina Pinto
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos;Ensino de ciências;Concepções
Data do documento: 10-Jul-2015
Resumo: O presente trabalho versa sobre o Ensino de Ciências para Educação de Jovens e Adultos (EJA) sob a ótica dos docentes que lecionam para esta modalidade de ensino. Em seu início, buscou-se por referenciais teóricos sobre o histórico da modalidade no Brasil, pelas leis e diretrizes que a norteiam e ainda sobre o Ensino de Ciências dentro da perspectiva do segmento. Os dados para análise foram obtidos através da aplicação de questionário, com perguntas abertas para sete professores, de quatro escolas municipais de Seropédica – RJ. O intuito era levantar as concepções que os que educadores de Ciências possuem acerca da EJA, abordando as principais dificuldades e desafios que enfrentam ao lecionar a disciplina e na prática docente como um todo. O trabalho apontou, principalmente, para dificuldades relacionadas à falta de recursos didáticos para atividades práticas, ao desestímulo dos alunos e problemas em trabalhar com conceitos exatos dentro das Ciências Naturais. E ainda, para a necessidade de discussões mais aprofundadas dentro da temática central da presente pesquisa.
Abstract: This research covers the education in sciences for Young and Adults under the teachers who work in this education modality perspective. In its beginning, theoretical frameworks about the history of this modality in Brazil, laws and guidelines and also about the Sciences Education in this segment were researched. The data were collected using questionnaire with open questions answered by seven teachers from four schools from Seropédica – RJ. The aim was obtain information about the conception that sciences teachers have about education for young and adults, covering the biggest difficulties and challenges that they face teaching the subject and working as teachers. This research highlighted the difficulties related to the lack of teaching resources for practical activities and the lack of interest from students, in the problems in working with exact concepts inside the natural sciences and also the need of deeper discussions inside the central theme in this work.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/3140
Aparece nas coleções:Monografias do Curso de Biologia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Larissa Costa Peixoto - JUL 2015.pdf271.18 kBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.