Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5425
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMacedo, Robert de Oliveira-
dc.contributor.authorAntunes, Fernando Moura-
dc.date.accessioned2021-02-06T11:52:26Z-
dc.date.available2021-02-06T11:52:26Z-
dc.date.issued2014-07-17-
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5425-
dc.description.abstractA educação escolar no Brasil e no mundo transita por um complexo e conturbado momento, onde a relação entre professores e alunos vivencia os efeitos colaterais reflexo de longos períodos de submissão aos interesses e perspectivas socioeconômicas de uma sociedade neoliberal. Neste contexto, a alegria, o riso e o bom humor se manifestam como preciosas ferramentas revolucionárias, crítico-pedagógicas e didáticas para a construção da autonomia do educando, trabalhando de forma motivacional a formação do sujeito a partir de uma aprendizagem prazerosa e proveitosa. Assim, este trabalho busca elucidar e averiguar tal proposta apresentando o palhaço, suas origens, filosofia e seu potencial de aplicabilidade à prática educativa, como ponto convergente de uma pedagogia progressista e democrática. Para tanto, fora feito um levantamento bibliográfico com enfoques multidisciplinares, somado a descrição de uma performance de palhaços elaborada e aplicada em uma escola municipal de educação infantil abordando temas de ecologia e educação ambiental.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectRelação professor-alunopt_BR
dc.subjectAlegria/risopt_BR
dc.subjectPalhaçopt_BR
dc.titleArte lúdica como ferramenta didática na educação ambientalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.membersMacedo, Robert de Oliveira-
dc.contributor.membersFonseca, Carlos Elysio Moreira da-
dc.contributor.membersLanza, Tomaz Ribeiro-
dc.degree.levellicenciaturapt_BR
dc.description.abstractOtherSchooling in Brazil and the world transits a complex and troubled time, where the relationship between teachers and students experienced the reflection of long periods of submission to the interests and socioeconomic prospects of a neo-liberal society side effects. In this context, the joy, laughter and good mood manifest as precious revolutionary tools, critical-pedagogical and didactic for the construction of autonomy of the learner, working motivational way the formation of the subject from an enjoyable and fruitful learning. This work seeks to elucidate and assess such a proposal presenting the clown, its origins, philosophy and its potential applicability to educational practice, as converging point of a progressive and democratic pedagogy. For both, was made a literature survey with multidisciplinary approaches, plus a description of a performance of clowns designed and implemented in a public school early childhood education addressing issues of ecology and environmental educationpt_BR
Appears in Collections:Monografias do Curso de Biologia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fernando Moura Antunes - JUL 2014.pdf914.71 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.