Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5425
Tipo do documento: | TCC |
Título: | Arte lúdica como ferramenta didática na educação ambiental |
Autor(es): | Antunes, Fernando Moura |
Orientador(a): | Macedo, Robert de Oliveira |
Membro da banca: | Macedo, Robert de Oliveira;Fonseca, Carlos Elysio Moreira da;Lanza, Tomaz Ribeiro |
Palavras-chave: | Educação;Relação professor-aluno;Alegria/riso;Palhaço |
Data do documento: | 17-Jul-2014 |
Resumo: | A educação escolar no Brasil e no mundo transita por um complexo e conturbado momento, onde a relação entre professores e alunos vivencia os efeitos colaterais reflexo de longos períodos de submissão aos interesses e perspectivas socioeconômicas de uma sociedade neoliberal. Neste contexto, a alegria, o riso e o bom humor se manifestam como preciosas ferramentas revolucionárias, crítico-pedagógicas e didáticas para a construção da autonomia do educando, trabalhando de forma motivacional a formação do sujeito a partir de uma aprendizagem prazerosa e proveitosa. Assim, este trabalho busca elucidar e averiguar tal proposta apresentando o palhaço, suas origens, filosofia e seu potencial de aplicabilidade à prática educativa, como ponto convergente de uma pedagogia progressista e democrática. Para tanto, fora feito um levantamento bibliográfico com enfoques multidisciplinares, somado a descrição de uma performance de palhaços elaborada e aplicada em uma escola municipal de educação infantil abordando temas de ecologia e educação ambiental. |
Abstract: | Schooling in Brazil and the world transits a complex and troubled time, where the relationship between teachers and students experienced the reflection of long periods of submission to the interests and socioeconomic prospects of a neo-liberal society side effects. In this context, the joy, laughter and good mood manifest as precious revolutionary tools, critical-pedagogical and didactic for the construction of autonomy of the learner, working motivational way the formation of the subject from an enjoyable and fruitful learning. This work seeks to elucidate and assess such a proposal presenting the clown, its origins, philosophy and its potential applicability to educational practice, as converging point of a progressive and democratic pedagogy. For both, was made a literature survey with multidisciplinary approaches, plus a description of a performance of clowns designed and implemented in a public school early childhood education addressing issues of ecology and environmental education |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5425 |
Aparece nas coleções: | Monografias do Curso de Biologia |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Fernando Moura Antunes - JUL 2014.pdf | 914.71 kB | Adobe PDF | Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.