Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5435
Tipo do documento: | TCC |
Title: | Capoeira nos espaços de educação: experiências do jogo entre a cultura e a educação formal |
Authors: | Valladares, João Paulo Angeli |
: | Cid, Gabriel da Silva VIdal |
: | Cid, Gabriel da Silva VIdal;Castro, Maurício Barros de;Pinto, Benjamin Carvalho Teixeira |
Keywords: | Educação;Cultura;Capoeira;Autonomia |
Issue Date: | 16-Jul-2014 |
Abstract: | Existem diversos meios de educação que atuam na formação do indivíduo. A vivência cultural diária é um desses meios e dos que mais atua no processo educacional do sujeito. Nossa educação formal, porém, não reconhece ou tem dificuldade no diálogo com outras concepções de educação fora desse espaço. O presente trabalho tem por objetivo avaliar os elementos constituintes da cultura popular e principalmente da capoeira, reconhecer suas práticas pedagógicas e avaliar como esta manifestação cultural, estando inserida nas instituições formais de ensino, dialoga os saberes do conhecimento popular com os saberes veiculados nesses espaços. Para tanto foi realizado um levantamento bibliográfico, além de uma investigação, por meio de entrevistas, de três experiências de trabalho com capoeira em diferentes instituições de ensino. A capoeira é uma manifestação muito ampla que dialoga com diversos campos do conhecimento, além de se fazer por diferentes práticas pedagógicas inerentes à cultura popular. Sua prática proporciona uma vivência integrada de corpo e mente, indivíduo e sociedade, favorecendo aos seus praticantes o contato com uma maneira peculiar de construção do conhecimento que dialoga com a pedagogia da autonomia. |
Abstract: | There are a lot of ways of education which influence on individual upbringing. The daily cultural life is one such means and that most acts in the upbringing subject process. Our formal education, however, does not recognize and dialogues with other conceptions of education outside that space. This study aims to evaluate the elements of popular culture and especially of capoeira, recognize their pedagogical practices and consider how this cultural event, being inserted in the formal learning institutions of, dialogues the wisdom of the popular knowledge with knowledge conveyed in these spaces. To do a literature survey was conducted, and a research through interviews, three experiences working with capoeira in different institutions. Capoeira is a rich expression wich speaks to many fields of knowledge, besides making by different natural pedagogical practices of popular culture. His practice provides an integrated experience of body and mind, the individual and society, encouraging its practitioners contact with a peculiar way of constructing knowledge wich dialogues with the pedagogy of autonomy. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5435 |
Appears in Collections: | Monografias do Curso de Biologia |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
João Paulo Angeli Valladares - JUL 2014.pdf | 586.18 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.