Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5519
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFonseca, Lana Cláudia de Souza-
dc.contributor.authorMonteiro, ícaro de Morais-
dc.date.accessioned2021-02-07T18:09:55Z-
dc.date.available2021-02-07T18:09:55Z-
dc.date.issued2013-09-
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5519-
dc.description.abstractNeste trabalho objetivamos investigar as concepções de alunos do sexto ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Seropédica (RJ) sobre a Astrobiologia, uma recente disciplina científica que estuda a vida como um elemento intrínseco do universo. Apresentamos um breve resumo da construção da astrobiologia ao longo do tempo, bem como algumas considerações sobre as linhas de pesquisa atuais e perspectivas futuras da busca de vida fora da Terra. Incluímos também uma discussão sobre a definição de vida, e as implicações dessa questão para a pesquisa astrobiológica. Como metodologia de investigação dos conhecimentos prévios dos alunos, usamos questionários compostos por questões objetivas, discursivas e de desenho, versando sobre vida fora da Terra, conhecimentos de Astronomia, religião e outros. Analisamos o conteúdo das respostas de modo a conhecer que concepções esses alunos trazem sobre esse tema tão instigante que se situa na fronteira do conhecimento.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAstrobiologiapt_BR
dc.subjectConcepções préviaspt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectQuestionáriopt_BR
dc.subjectDefinições de vidapt_BR
dc.titleAstrobiologia: concepções alternativas de alunos do ensino fundamental sobre a vida, sua origem, evolução e possibilidades no universopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.membersFonseca, Lana Cláudia de Souza-
dc.contributor.membersCaetano, Lúcio Carramillo-
dc.contributor.membersDalmaso, Gabriel Zamith Leal-
dc.contributor.membersCarvalho, Alessandra Pinto de-
dc.degree.levellicenciaturapt_BR
dc.description.abstractOtherIn this study we aimed to investigate the previous knowledge of sixth graders of elementary education at a public school of Seropédica (RJ) on Astrobiology, a recent scientific discipline that studies the life as an intrinsic element of the universe. We present a brief summary of the construction of astrobiology over time, as well as some considerations about the lines of current research and future prospects of the search for life beyond Earth. We have also included a discussion on the definition of life, and the implications of this question for astrobiology research. As methodology for investigating students' previous knowledge, we use questionnaires consist of objective, discursive and design questions, dealing with life beyond Earth, knowledge of astronomy, religion and others. We analyzed the contents of responses to know what ideas these students bring about this subject so compelling that lies at the frontier of knowledgept_BR
Appears in Collections:Monografias do Curso de Biologia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ícaro de Morais Monteiro.pdf2.24 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.