Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5519
Tipo do documento: TCC
Título: Astrobiologia: concepções alternativas de alunos do ensino fundamental sobre a vida, sua origem, evolução e possibilidades no universo
Autor: Monteiro, ícaro de Morais
Fonseca, Lana Cláudia de Souza
Fonseca, Lana Cláudia de Souza;Caetano, Lúcio Carramillo;Dalmaso, Gabriel Zamith Leal;Carvalho, Alessandra Pinto de
Palabras clave: Astrobiologia;Concepções prévias;Ensino de ciências;Questionário;Definições de vida
Fecha de publicación: sep-2013
Resumen: Neste trabalho objetivamos investigar as concepções de alunos do sexto ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Seropédica (RJ) sobre a Astrobiologia, uma recente disciplina científica que estuda a vida como um elemento intrínseco do universo. Apresentamos um breve resumo da construção da astrobiologia ao longo do tempo, bem como algumas considerações sobre as linhas de pesquisa atuais e perspectivas futuras da busca de vida fora da Terra. Incluímos também uma discussão sobre a definição de vida, e as implicações dessa questão para a pesquisa astrobiológica. Como metodologia de investigação dos conhecimentos prévios dos alunos, usamos questionários compostos por questões objetivas, discursivas e de desenho, versando sobre vida fora da Terra, conhecimentos de Astronomia, religião e outros. Analisamos o conteúdo das respostas de modo a conhecer que concepções esses alunos trazem sobre esse tema tão instigante que se situa na fronteira do conhecimento.
Abstract: In this study we aimed to investigate the previous knowledge of sixth graders of elementary education at a public school of Seropédica (RJ) on Astrobiology, a recent scientific discipline that studies the life as an intrinsic element of the universe. We present a brief summary of the construction of astrobiology over time, as well as some considerations about the lines of current research and future prospects of the search for life beyond Earth. We have also included a discussion on the definition of life, and the implications of this question for astrobiology research. As methodology for investigating students' previous knowledge, we use questionnaires consist of objective, discursive and design questions, dealing with life beyond Earth, knowledge of astronomy, religion and others. We analyzed the contents of responses to know what ideas these students bring about this subject so compelling that lies at the frontier of knowledge
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5519
Aparece en las colecciones:Monografias do Curso de Biologia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Ícaro de Morais Monteiro.pdf2.24 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.