Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5522
Tipo do documento: | TCC |
Title: | A diversidade biológica nas concepções de alunos do ensino superior |
Authors: | Rangel, Amanda Mendes |
: | Soares, Maria Amélia Menck |
: | Soares, Maria Amélia Menck;Fonseca, Lana Claudia de Souza;Silva, Heriberto Dias da |
Keywords: | Concepções alternativas;Ensino de genética;Variabilidade |
Issue Date: | 25-Apr-2013 |
Abstract: | Objetivamos investigar e comparar as concepções alternativas dos alunos da etapa inicial do curso superior de duas áreas distintas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, no caso do curso de Ciências Biológicas e Engenharia Química, o que eles sabem sobre a variabilidade genética e como a explicam. A investigação foi realizada por meio de um questionário aberto aplicado a duas turmas do primeiro período dos cursos citados, com a apresentação de algumas imagens mostrando exemplos de variabilidade em determinados grupos de animais e vegetais, antes da aplicação dos questionários. Para analisar os dados, foram agrupadas as respostas que expressam o entendimento dos alunos sobre a questão. A análise indicou que em ambos os cursos a maioria das respostas contemplava a questão da genética, mesmo que de forma superficial, confirmando a importância de se considerar as concepções dos alunos para a construção do processo de ensino-aprendizagem para se perceber as lacunas no entendimento dos fenômenos, revelando também que o modo como o ensino é organizado e desenvolvido muitas vezes pouco contribui para que o aluno desenvolva uma compreensão que se difere daquela adquirida em situações não escolares. |
Abstract: | We aimed to investigate and compare the students' alternative conceptions of the initial stage of the degree course two distinct areas of the Federal Rural University of Rio de Janeiro, where the course of Biological Sciences and Chemical Engineering, what they know about the genetic variability and how to explain. The investigation was conducted through a questionnaire applied to open two classes of the first period of the courses listed, with the presentation of some images showing examples of variability in certain groups of animals and plants, before the questionnaires. To analyze the data, we grouped the answers that express the students' understanding on the issue. The analysis indicated that in both courses most answers contemplated the question of genetics, even if superficially, confirming the importance of considering the views of students to the construction of the teaching-learning to realize the gaps in understanding phenomena, revealing also that the way education is organized and developed often contributes little to the students to develop an understanding that differs from that acquired in school situations. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5522 |
Appears in Collections: | Monografias do Curso de Biologia |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Amanda Mendes Rangel.pdf | 1.89 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.