Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/7101
Tipo do documento: TCC
Title: Estratégias de comunicação e marketing para a divulgação do curso de Engenharia Florestal da UFRRJ
Authors: Poubel, Daffylin Lorrany Silva
Silva, Rogério Luiz da;Souza, Víviam Lacerda de
Silva, Rogério Luiz da;Souza, Víviam Lacerda de;Miranda, Natane Amaral
Keywords: Comunicação florestal;Extensão florestal;Calouros;Ensino florestal
Issue Date: 27-Nov-2019
Citation: POUBEL, Daffylin Lorrany Silva. Estratégias de comunicação e marketing para a divulgação do curso de Engenharia Florestal da UFRRJ. 2019. 40 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia Florestal) - Instituto de Florestas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.
Abstract: No Estado do Rio de Janeiro, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro é a única Instituição que oferece o curso de Engenharia Florestal aos participantes do ENEM. Com o novo modelo de ingresso nas Instituições Públicas Federais que é realizado por meio do Sistema de Seleção Unificada desde 2010, os candidatos que realizaram as provas do ENEM escolhem duas opções de curso e aguardam sua classificação. Esse modo de ingresso nas universidades dá a oportunidade aos candidatos que não obtiveram uma pontuação satisfatória para a primeira opção de curso, de se classificarem na segunda opção escolhida. No entanto, alguns candidatos se matriculam nessas condições, iniciam o curso e depois desistem do mesmo, aumentando o índice de evasão dos alunos. Esse fato vem sendo observado no curso de Engenharia Florestal da UFRRJ, o que pode ser atribuído à falta de afinidade com a área florestal, aliada ao desconhecimento prévio da atuação deste profissional. O objetivo deste trabalho foi elaborar um material para a divulgação do curso e esclarecer as dúvidas do público alvo, auxiliando durante a escolha no SISU, captando apenas os alunos realmente interessados e com perfil inerente ao curso de Engenharia Florestal, visando assim amenizar os índices de evasão e melhorar a qualidade do curso. Desse modo, foi preparado um plano de comunicação e marketing que envolve a definição do público alvo da campanha, bem como as estratégias de ação a serem empregadas. Em um levantamento das instituições potenciais para divulgação do curso de Engenharia Florestal no estado do Rio de Janeiro, foi observado que diversas escolas técnicas oferece aos alunos do ensino médio cursos de excelente qualidade em áreas afins. Para captar possíveis ingressantes via SISU para o curso de Engenharia Florestal foi definido que as estratégias de comunicação deveriam englobar ações a serem aplicadas nas instituições de ensino técnico do estado do Rio de Janeiro, afim de facilitar a compreensão do publico alvo, sanando dúvidas recorrentes durante o processo de escolha. Espera-se que essa iniciativa de divulgação e promoção do curso de Engenharia Florestal da UFRRJ possa atrair estudantes interessados, com perfil de afinidade e que, ao ingressarem na instituição, já tenham um conhecimento básico da área e da profissão, podendo então reduzir o índice de evasão nos primeiros períodos.
Abstract: In the state of Rio de Janeiro, the Federal Rural University of Rio de Janeiro (UFRRJ) is the only institution that offers the Forest Engineering course to ENEM participants. With the new model of admission to Federal Public Institutions which has been conducted through the Unified Selection System since 2010, candidates who have taken the ENEM tests choose two course options and await their classification. This mode of access into universities gives candidates who have not obtained a satisfactory score for the first course option the opportunity to qualify for the second choice. However, some candidates enroll in these conditions, start the course and then drop out, increasing student dropout rates. This fact has been observed in the Forest Engineering course at UFRRJ, which can be attributed to the lack of affinity with the forest area, allied to the previous ignorance of the professional's performance. The objective of this work was to elaborate a material for the dissemination of the course and to clarify the doubts of the target audience, assisting during the choice in SISU, capturing only the students really interested and with profile inherent to the Forest Engineering course, aiming to soften the indexes of dropout and improve the quality of the course. Thus, a communication and marketing plan was prepared which involves defining the target audience of the campaign, as well as the action strategies to be employed. In a survey of potential institutions for the dissemination of the Forest Engineering course in the state of Rio de Janeiro, it was observed which several technical schools offer high school students excellent quality courses in related areas. In order to capture potential newcomers via SISU for the Forest Engineering course, it was defined which communication strategies should encompass actions to be applied in technical education institutions in the state of Rio de Janeiro, in order to facilitate the understanding of the target audience, solving recurring doubts during the process of choosing. It is hoped that this initiative for the dissemination and promotion of the UFRRJ Forest Engineering course will attract interested students, with affinity profile and that, upon joining the institution, they already have a basic knowledge of the area and the profession, thus reducing the index evasion in the first periods.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/7101
Appears in Collections:TCC - Engenharia Florestal

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DAFFYLIN LORRANY SILVA POUBEL.pdf845.41 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.