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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9437
Tipo do documento: | Tese |
Title: | A ironia da realidade e os paradoxos da razão política: diversidade, sociabilidade e dinâmicas político-religiosas em espaços de luta pela terra no Rio Grande do Sul |
Other Titles: | The irony of reality and the paradoxes of political reason: diversity, sociality and politico-religious dynamics in spaces of the struggle for land in Rio Grande do Sul |
Authors: | Oliveira, Valter Lúcio de |
Orientador(a): | Comerford, John Cunha |
Keywords: | MST;religião;luta pela terra;acampamento;assentamento.;MST;religion;struggle for land;encampment;settlements |
Área(s) do CNPq: | Sociologia |
Idioma: | por |
Issue Date: | 21-Dec-2009 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade |
Citation: | OLIVEIRA, Valter Lúcio de. A ironia da realidade e os paradoxos da razão política: diversidade, sociabilidade e dinâmicas político-religiosas em espaços de luta pela terra no Rio Grande do Sul. 2009. 345 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2009. |
Abstract: | As análises desenvolvidas nessa tese buscam compreender o processo de engajamento e retribuição entre as pessoas que se envolveram na luta pela terra lideradas pelo MST. A partir da pesquisa empírica realizada em um acampamento e em dois assentamentos (um novo e outro antigo) localizados no Rio Grande do Sul, observou-se a ocorrência de um público bastante variado que se engaja em tal luta inspirado por retribuições que não apenas a conquista da terra. Adotando um olhar privilegiado sobre o micro, sem, no entanto, negligenciar o macro e detendo-se sobre as dimensões relativas è religião e às religiosidades, foi possível notar que ingressar no MST constitui oportunidade que as pessoas agarram movidas por lógicas que não são, em grande parte dos casos, aquelas definidas pela razão política. Experimentar as ofertas religiosas e se incorporar ao acampamento do MST não são possibilidades excludentes, são alternativas eficientes na busca por uma vida melhor. Mesmo que no acampamento a diversidade de expressões sociais esteja sob relativo controle, os símbolos e mitos estão povoando aquele espaço e criando realidades inesperadas. Suspeitar, como faziam os acampados, que nas reuniões da principal e restrita instância política do acampamento ocorriam rituais de bruxaria, indica que aquele espaço como um todo está colonizado por variadas forças . Fica evidente, portanto, que na dinâmica cotidiana desses espaços o religioso e o político se interpenetram. Diante de tal dinâmica é perceptível a constituição, tanto nos assentamentos quanto no acampamento (a despeito de seu maior controle), de pequenas comunidades definidas por códigos morais de conduta. Ainda que a imagem unitária que é criada pelo e sobre o MST e o seu reconhecimento como organização catalisadora dos interesses difusos façam parte e interfiram na realidade desses espaços, a realidade que ali se constrói é muito mais complexa do que isso. Do que se conclui que não há a sobreposição de identidades que venha a dar forma a uma identidade única, sólida e coerente. |
Abstract: | The analysis presented in this thesis seeks to understand processes of engagement and retribution among people involved in the struggle for land , led by the MST (Landless Movement). Based on empirical research conducted at one encampment and two settlements (one new and the other old) located in Rio Grande do Sul, it was found that a fairly diverse public engages in this struggle, motivated by the possibility of gains that involve more than just the conquest of land. Adopting a perspective that at once privileges the micro without neglecting the macro level and that pays particular attention to dimensions concerning religion and religiosities, it was possible to perceive that joining the MST constituted an opportunity that people seized motivated by logics that are not, in the vast majority of cases, those defined by political reason. To experience religious offerings and to incorporate oneself into the MST encampment are not exclusive possibilities but rather efficient alternatives in the search for a better life. Even though the diversity of social expression was relatively controlled in the encampment, symbols and myths populate that space and create unexpected realities. To suspect, as those in the camps often did, that practices of witchcraft were occurring in restricted political meetings of the camp, indicates that that space, taken as a whole, is colonized by a variety of forces . It becomes evident, however, that in day-today dynamics of these spaces the religious and the political interpenetrate. In the face of this kind of dynamic, it is possible to perceive the creation, as much in the settlements as in the encampment (despite the greater control in the latter), of small communities defined by moral codes of conduct. Even though the unitary image that is created by and about the MST as well as its recognition as a catalyzing organization of diffuse interests is part of and enters into the reality of these spaces, the reality that is constructed there is much more complex than this. Thus, it is concluded that there is not an imposition over identities that ends up forming one single, solid, coherent identity. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9437 |
Appears in Collections: | Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade |
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