Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9539
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silveira, Ana Lúcia da Costa | |
dc.date.accessioned | 2023-12-21T18:40:18Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T18:40:18Z | - |
dc.date.issued | 2011-04-15 | |
dc.identifier.citation | Silveira, Ana Lúcia da Costa. A UFRRJ do tempo recente: relações entre a oferta de graduações e a sua vocação rural.. 2011. [234 f.]. Tese( Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica - Rio de Janeiro] . | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9539 | - |
dc.description.abstract | Fundamentada teoricamente na circunstância conservadora comum a sociedades de modernização tardia, a tese estuda o controle estatal do acesso ao ensino superior, em especial às instituições universitárias, por conta da sua função de formação de intelectuais de diferentes níveis, que realizarão o alinhamento ideológico necessário à conservação das relações sociais. Inserida nesta temática, a pesquisa traçou um percurso histórico que adotou como referência a transferência da sede da então Universidade Rural (UR) para o campus do km. 47 da antiga rodovia Rio-São Paulo, em 1947, quando oferecia dois cursos essencialmente rurais, Agronomia e Medicina Veterinária, fazendo parte do contexto de políticas governamentais interessadas na difusão de novas tecnologias para aumentar a produtividade da agropecuária brasileira. O trabalho analisou a trajetória de expansão na oferta de cursos da instituição, tomando por base que tal aumento não se deu mais diretamente vinculado às ciências agrárias, sobretudo a partir de 1967, quando a instituição, já denominada UFRRJ, mudou a subordinação administrativa do Ministério da Agricultura para o da Educação; e de 2007, ocasião em que aderiu a um dos mais expressivos programas governamentais de expansão de vagas nas universidades federais brasileiras. Apoiado essencialmente em pesquisas bibliográficas e documentais, o estudo buscou mostrar que a ampliação na oferta dos cursos na UFRRJ constituiu um desdobramento de políticas dos governos para a expansão do ensino superior. A tese buscou mostrar, ainda, a existência de preponderâncias do rural em outras instâncias da UFRRJ, de forma difusa, conceitualmente heterogênea, e localizada nas esferas acadêmicas de ligação mais estreita com as ciências agrárias, não protagonistas de seus processos de expansão de graduações, nos quais predominou a oferta de cursos de licenciaturas. Em decorrência disso, a investigação supõe uma vocação mais “pedagógica” e menos rural para a “UFRRJ do tempo futuro”. | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Conservação social | por |
dc.subject | Formação de intelectuais | por |
dc.subject | Políticas públicas | por |
dc.subject | Expansão do ensino superior | por |
dc.subject | História da UFRRJ | por |
dc.subject | Social conservation | eng |
dc.subject | Intellectual formation | eng |
dc.subject | Public politics | eng |
dc.subject | Offer increase at graduation courses | eng |
dc.subject | UFRRJ’ history | eng |
dc.title | A UFRRJ do tempo recente: relações entre a oferta de graduações e a sua vocação rural. | por |
dc.title.alternative | The late UFRRJ: relations between the offer of graduation courses and its rural vocation | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.description.abstractOther | Based theoretically on the conserver circumstance ordinary to societies of late modernization, the thesis studies the state control on the graduation level access, specially, as far as the university institutions are concerned, considering their formative function of intellectuals of different branches, which will determine the ideological line needed for keeping social relations. Within the theme, the research drew a historical trajectory which took as reference the moving of the then Rural University to the campus of the Km 47 Antiga Estrada Rio – Sao Paulo, in 1947, when it offered two strictly rural courses, Agronomy and Veterinary, as part of the context of governmental policy interested in spreading new technology in order to increase productivity of Brazilian farming. The research analyzed the trajectory of the enlargement in the offer of graduation courses within the institution, assuming that this condition was not straightforward linked to the agrarian sciences, specially from 1967, when the institution, already named UFRRJ, changed its administrative subordination from The Agriculture Ministry to The Education Ministry, and from 2007, when it joined one of the most expressive governmental programs for increasing vacancies in Brazilian federal network of universities. Essentially based on bibliographic and documental research, the study tried to show that the increase on the number of courses offer at UFRRJ expresses an unfolding of governmental policies for this level of education expansion. The thesis tried to show yet, the existence of rural preponderances among other instances at the UFRRJ, someway diffuse heterogeneous in concept, and located in academic range which has closer connection with the agrarian sciences, however not leading their expansion processes in its graduation courses, in which there was predominance of pedagogical courses. As a result of that, the investigation assumes that there was more pedagogic vocation and less rural for the future at the UFRRJ. | eng |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Raimundo Nonato | |
dc.contributor.advisor1ID | 244710031-00 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7638715760268664 | por |
dc.contributor.referee1 | Nogueira, Antonio Carlos | |
dc.contributor.referee2 | Otranto, Celia Regina | |
dc.contributor.referee3 | Lima, Helena Ibiapina | |
dc.contributor.referee4 | Favero, Maria de Lourdes de Albuquerque | |
dc.creator.ID | 832351087-34 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3696013728371101 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas e Sociais | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade | por |
dc.relation.references | ALMEIDA, Maria Cloris Magalhães. Características de vestibulandos e valor prognóstico do exame vestibular. Um estudo na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 1973. Dissertação (Mestrado em Educação) - PUC. AMARAL, Nelson Cardoso. A gestão das instituições de ensino superior: o foco do financiamento. In: DOURADO, Luiz F.; CATANI, Afrânio M.; OLIVEIRA, João F. (Orgs.). Políticas e gestão da educação superior. Transformações recentes e debates atuais. São Paulo: Xamã; Goiânia: Alternativa, 2003. BARBOSA, Antonio de Padua Gomes; MESQUITA JR., Jose Maria; SILVEIRA, Paulo Cesar Xavier da. Sua excelência o excedente. A história da criação de uma faculdade brasileira. Rio de Janeiro: Edur, 2009. BESKOW, Paulo R. Agricultura e política agrícola no contexto brasileiro da industrialização do pós-guerra (1946-1964). Revista Estudos Sociedade e Agricultura. CPDA/UFRRJ, n. 12, abr./1999. BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, Nicola; PASQUINI, Gianfranco. Dicionário de Política. Trad. de José Ferreira e outros. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2 ed., 1986. BRASIL. Ministério da Educação. Reuni- Relatório de primeiro ano. Brasília: 2009. Disponível em: <http://www.reuni.mec.gov.br>. Acesso em: 04 out. 2010. _____. Presidência da República. Decreto nº 6.096, de 24 de abril de 2007. Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - Reuni. Brasília: 2007. Disponível em: <http://www.reuni.mec.gov.br>. Acesso em: 04 out. 2010. _____. Presidência da República. Lei 9.394, de 20/12/1996. In: CURY, Carlos Roberto Jamil. LDB Lei de Diretrizes e Bases da Educação Lei 9.394/96. 5 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. _____. Presidência da República. Decreto-Lei nº 574, de 8/5/1969. Dispõe sobre o aumento de matrículas em estabelecimentos de ensino superior. In: CARVALHO, Guido Ivan de (Org.). Ensino Superior – Legislação e Jurisprudência. 4 ed. revista e atualizada, 1973. _____. Presidência da República. Lei 5.465, de 3/7/1968. Dispõe sobre o preenchimento de vagas nos estabelecimentos de ensino agrícola. In: CARVALHO, Guido Ivan de (Org.). Ensino Superior – Legislação e Jurisprudência. 4 ed. revista e atualizada, 1973. _____. Presidência da República. Lei 5.540, de 28 de novembro de 1968. Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências. In: CARVALHO, Guido Ivan de (Org.). Ensino Superior – Legislação e Jurisprudência. 4 ed. revista e atualizada, 1973. 196 _____. Presidência da República. Decreto-Lei nº 252, de 28/2/1967. Estabelece normas complementares ao Decreto-Lei nº 53, de 18/11/1966, e dá outras providências. In: CARVALHO, Guido Ivan de (Org.). Ensino Superior – Legislação e Jurisprudência. 4 ed. revista e atualizada, 1973. _____. Presidência da República. Decreto-Lei nº 53, de 18/11/1966. Fixa princípios e normas de organização para as universidades federais e dá outras providências. In: CARVALHO, Guido Ivan de (Org.). Ensino Superior – Legislação e Jurisprudência. 4 ed. revista e atualizada, 1973. _____. Presidência da República. Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa diretrizes e bases para o ensino de 1º e 2º graus, e dá outras providências. In: CARVALHO, Guido Ivan de (Org.). Ensino Superior – Legislação e Jurisprudência. 4 ed. revista e atualizada, 1973. _____. Presidência da República. Consolidação das Leis Trabalhistas. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del5452.htm>. Acesso em: 25 ago. 2009. _____. Presidência da República. Decreto nº 19.851, de 11 de abril de 1931. Estatuto das Universidades Brasileiras. In: FAVERO, Maria de Lourdes de Albuquerque. Universidade do Brasil: guia dos dispositivos legais. Volume 2. Rio de Janeiro: Editora UFRJ/Inep, 2000. _____. Assembleia Constituinte. Constituição dos Estados Unidos do Brasil, de 18/9/1946. In: FAVERO, Osmar (Org.). A educação nas constituintes brasileira. 3 ed. Campinas (SP): Autores Associados, 2005. CAPDEVILLE, Guy. O ensino superior agrícola no Brasil. Viçosa (MG): Imprensa Universitária da UFV, 1991. CARVALHO, Guido Ivan de. Ensino Superior – Legislação e Jurisprudência. Volume IV. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 1975. _____. Ensino Superior – Legislação e Jurisprudência. 4 ed. revista e atualizada, 1973. CÊA, Georgia Sobreira dos S. As versões do projeto de lei da reforma da educação superior: princípios, impasses e limites. In: SIQUEIRA, Ângela C.; NEVES, Lúcia Maria Wanderley (Orgs.). Educação superior: uma reforma em processo. São Paulo: Xamã, 2006. CHAUÍ, Marilena. Escritos sobre a universidade. São Paulo: Editora UNESP, 2001. COSTA, Luiz Flávio Carvalho. Introdução. Revista Estudos Sociedade e Agricultura. CPDA/UFRRJ, n. 3, 1994. _____; FLEXOR, G.; SANTOS, R. (Orgs.). Mundo rural brasileiro: ensaios interdisciplinares. Rio de Janeiro: Mauad X; Seropédica (RJ): Edur, 2008. COTRIM, Gilberto; PARISI Mário. Fundamentos da Educação. 5 ed. São Paulo: Saraiva, 1982. COUTINHO, Carlos Nelson. Gramsci: um estudo sobre seu pensamento político. 2 ed. Rio de Janeiro: Campus, 1992. 197 CUNHA, Luiz Antonio. Educação, Estado e Democracia no Brasil. São Paulo: Cortez; RJ: Editora da Universidade Federal Fluminense; Brasília: Flacso do Brasil, 1991. _____. Qual universidade? São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1989 (Coleção Polêmicas do Nosso Tempo, v. 31). _____. A universidade temporã. O ensino superior da colônia à era Vargas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1980. DELGADO, Nelson Giordano. Depoimento dado a LIMA, Eli Napoleão de; LEITE, Sérgio Pereira. CPDA 30 anos: desenvolvimento, agricultura e sociedade. Rio de Janeiro: Mauad X; Seropédica: Edur, 2010. ____. Política, econômica, neoliberalismo e agricultura. In: Costa, LFC.; Flexor, G.; Santos, R. (Orgs.). Mundo rural brasileiro: ensaios interdisciplinares. Rio de Janeiro: Mauad X; Seropédica, Rio de Janeiro: Edur, 2008. DEZEMONE, Marcus. Do cativeiro à reforma agrária: colonato, direitos, conflitos (1872- 1987). Niterói, 2008. Tese (Doutorado em História) - PPGH-UFF. DIETRICH, Ana Maria. A presença do partido nazista no Nordeste brasileiro na era Vargas. In: OLIVEIRA et al. Livro de resumos do 5º Encontro Estadual de História Anpuh-Ba. Vitória da Conquista (BA): Edições UESB, 2010. FAGUNDES, José. Universidade e compromisso social: extensão, limites e perspectivas. Campinas: Editora da Unicamp, 1986. FALLEIROS, Ialê; PRONKO, Marcela Alejandra; OLIVEIRA, Maria Teresa Cavalcanti de. Fundamentos históricos da formação/atuação dos intelectuais da nova pedagogia da hegemonia. In: NEVES, Lúcia Maria Wanderley (Org.). Direita para o social e esquerda para o capital. Intelectuais da nova pedagogia da hegemonia no Brasil. São Paulo: Xamã, 2010. FAVARETO, Arilson; VALENTE, Ana Lúcia E.F. Controvérsias científicas e controvérsias sociais no rural contemporâneo. Caxambu (MG): 2009. Disponível em: <http://www.anpocs.org.br>. Acesso em: 17 out. 2010. FAVERO, Maria de Lourdes de Albuquerque. A cátedra na Universidade do Brasil: sua história, seus poderes. In: FAVERO, Maria de Lourdes de Albuquerque. Universidade do Brasil: das origens à construção. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2010. _____. A UDF: uma concepção alternativa de Universidade. In: FAVERO, Maria de Lourdes de Albuquerque; LOPES, Sônia de Castro. A Universidade do Distrito Federal (1935-1939). Um projeto além de seu tempo. Brasília (DF): Liber Livro, 2009. _____. Acordos MEC-USAID: Significado e implicações para a educação superior brasileira. In: CHAVES, Vera Lúcia Jacob; SILVA JÚNIOR, João dos Reis (Orgs.). Educação Superior no Brasil e diversidade regional. Belém (PA): Editora Universitária UFPA, 2008. 198 _____. A universidade no Brasil: das origens à Reforma Universitária de 1968. Revista Educar. Curitiba, n. 28, 2006. FERNANDES, Florestan. A universidade em uma sociedade em desenvolvimento. Circuito fechado: quatro ensaios sobre o poder institucional. São Paulo: Hucitec, 1976. ______. Universidade brasileira: reforma ou revolução? São Paulo: Alfa-ômega, 1975a. ______. A Revolução Burguesa no Brasil. Ensaio de interpretação. Rio de Janeiro: Zahar, 1975b. FERRONI, Giulio. Gramsci e os modelos intelectuais no século XX. Trad. Letizia Zini Antunes e Adriana Iozzi. Juiz de Fora (MG): 2007. Disponível em: <http:// www.gramsci.org.br>. Acesso em: 17 jan. 2009. FREITAG, Bárbara. Democracia, Universidade, Revolução. In: D’INCAO, Maria Ângela. O saber militante. Ensaios sobre Florestan Fernandes. Rio de Janeiro: Paz e Terra; São Paulo: UNESP, 1987. FREYRE, Gilberto. Rurbanização: Que é? Recife: Editora Massangana, 1982. GARCIA, Afrânio; PALMEIRA, Moacir. Transformação Agrária. In: SACHS, Ignacy; WILHEIM, Jorge; PINHEIRO, Paulo Sergio (Orgs.). Brasil: um século de transformações. São Paulo: Companhia das Letras, 2001. GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere. Volume 3. Maquiavel. Notas sobre o Estado e a política. Trad. Carlos Nelson Coutinho. 3 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002. _____. Cadernos do Cárcere. Volume 2. Os intelectuais. O princípio educativo. Jornalismo. Trad. Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000. GRAZIANO DA SILVA, José. Por uma reforma agrária não essencialmente agrícola. In: SANTOS, Raimundo; COSTA, Luiz Flávio Carvalho. Política e reforma agrária. Rio de Janeiro: Mauad, 1998. HEREDIA, Beatriz; PALMEIRA, Moacir; LEITE, Sérgio Pereira. Sociedade e economia do “agronegócio” no Brasil. Caxambu (MG): 2009. Disponível em: <http://www.anpocs.org.br>. Acesso em: 16 out. 2010. HORTA, José Silvério Baia. Expansão do Ensino superior: mecanismos e tendências. Revista de Cultura Vozes. RJ: Vozes, n. 6, v. 49, 1975. KAGEYAMA, Angela. A questão agrária brasileira: interpretações clássicas. Revista Reforma Agrária. Brasília: Associação Brasileira de Reforma Agrária (ABRA), n. 3, v. 23, 1993. LATOUR, Bruno. Jamais fomos modernos. 2 ed. São Paulo: Editora 34, 2009. _____. Políticas da natureza. Como fazer ciência na democracia. Bauru (SP): Edusc, 2004. 199 _____. Reflexão sobre o culto moderno dos deuses fe(i)tiches. Bauru (SP): Edusc, 2002. LEHER, Roberto. Expansão privada do ensino superior e heteronomia cultural: um difícil início de século. In: DOURADO, Luiz F.; CATANI, Afrânio M.; OLIVEIRA, João F. (Orgs.). Políticas e gestão da educação superior. Transformações recentes e debates atuais. São Paulo: Xamã; Goiânia: Alternativa, 2003. LIMA, Helena Ibiapina. Diagnóstico da implementação do regime de matrícula por disciplina em cursos de graduação da UFRRJ. Rio de Janeiro, 1977. Dissertação (Mestrado em Educação) – UFRJ. LIMA, Kátia Regina de S. Contra-reforma na educação superior: de FHC a Lula. São Paulo: Xamã, 2007. _____. Capitalismo dependente e “reforma universitária consentida”: a contribuição de Florestan Fernandes para a superação dos dilemas educacionais brasileiros. In: SIQUEIRA, Ângela C.; NEVES, Lúcia Maria Wanderley (Orgs.). Educação superior: uma reforma em processo. São Paulo: Xamã, 2006a. _____. Educação a distância na reformulação da educação superior brasileira. In: SIQUEIRA, Ângela C.; NEVES, Lúcia Maria Wanderley (Orgs.). Educação superior: uma reforma em processo. São Paulo: Xamã, 2006b. _____. Reforma universitária do governo Lula: o relançamento do conceito de público nãoestatal. In: NEVES, Lúcia Maria Wanderley (Org.). Reforma universitária do governo Lula. Reflexões para o debate. São Paulo: Xamã, 2004. LINHARES, Maria Yedda; SILVA, Francisco Carlos Teixeira. Terra Prometida. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1999. MARTINS, André Silva; NEVES, Lúcia Maria Wanderley. A nova pedagogia da hegemonia e a formação/atuação de seus intelectuais orgânicos. In: NEVES, Lúcia Maria Wanderley (Org.). Direita para o social e esquerda para o capital. Intelectuais da nova pedagogia da hegemonia no Brasil. São Paulo: Xamã, 2010. _____; OLIVEIRA, Daniela Motta; NEVES, Lúcia Maria Wanderley; MELO, Marcelo Paula de; SANTOS, Marco Antonio Carvalho. Fundamentos teóricos da formação/atuação dos intelectuais da nova pedagogia da hegemonia. In: NEVES, Lúcia Maria Wanderley (Org.). Direita para o social e esquerda para o capital. Intelectuais da nova pedagogia da hegemonia no Brasil. São Paulo: Xamã, 2010. MARX, K., ENGELS, F. O Manifesto Comunista. Disponível em: <http:// www.pstu.org.br/biblioteca/marx_engels_manifesto.pdf > Acesso em: ago. 2008. MAXIMO, Antonio Carlos. Os intelectuais e a educação das massas. Campinas (SP): Autores Associados, 2000. MELO, Marcelo Paula; FALLEIROS, Ialê. Reforma da aparelhagem estatal: novas estratégias de legitimação social. In: NEVES, Lúcia Maria Wanderley (org.). A nova pedagogia da hegemonia: estratégias do capital para educar o consenso. São Paulo: Xamã, 2005. 200 MENDONÇA, Sônia Regina de. O patronato rural no Brasil recente (1964-1993). Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2010. _____. A dupla dicotomia do ensino agrícola no Brasil (1930-1960). Revista Estudos Sociedade e Agricultura. CPDA/UFRRJ, n. 1, v. 14, abr./2006. _____. Agronomia e poder no Brasil. Rio de Janeiro: Vício de Leitura, 1998. MOORE JR., Barrington. As origens sociais da ditadura e da democracia. Senhores e camponeses na construção do mundo moderno. São Paulo: Martins Fontes, 1983. MOREIRA, Roberto José. Mobilizando as agendas em torno da pesquisa social em agricultura. O programa CPDA, a Apipsa e o Pronex. In: LIMA, Eli Napoleão de; LEITE, Sérgio Pereira. CPDA 30 anos: desenvolvimento, agricultura e sociedade. Rio de Janeiro: Mauad X; Seropédica: Edur, 2010. _____. Orientações escritas no texto da qualificação desta tese. Rio de Janeiro (CPDA), 2009a. _____. Texto postado virtualmente, em 11/10/2009 (2009b), para o endereço <http: groups.google.com.br/group/gtdu-reformaestatuto>. _____. Agricultura familiar: processos sociais e competitividade. Rio de Janeiro: Mauad; Seropédica (RJ): UFRRJ, 1999. NEVES, Lúcia Maria Wanderley. Reforma da educação superior e a formação de um novo intelectual urbano. In: SIQUEIRA, Ângela C.; NEVES, Lúcia Maria Wanderley (Orgs.). Educação superior: uma reforma em processo. São Paulo: Xamã, 2006. _____ (org.). A nova pedagogia da hegemonia: estratégias do capital para educar o consenso. São Paulo: Xamã, 2005. OLIVEIRA, Ana Lúcia V. Santa Cruz. E nasce a ADUR: um caso de luta. Revista Universidade Rural. Série Ciências Humanas, n. 2, v. 22, jul. dez./2000. ____, DAMASCENO, Caetana Maria, ALVES, José Cláudio Souza e NÓBREGA, Luciana de Amorim. Memória da Rural. Revista Universidade Rural. Série Ciências Humanas, n.1-2, v. 18, jan. dez./1996. OLIVEIRA, G.S. O papel das escolas superiores de agricultura na institucionalização das ciências agrícolas no Brasil, 1930-1950: práticas acadêmicas, currículos e formação profissional. São Paulo, 2005. Tese (Doutorado) - Unicamp. OLIVEIRA, Lia Maria Teixeira de. A Licenciatura em Ciências Agrícolas: perfil e contextualização. Seropédica/RJ, 1998. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) – CPDA/UFRRJ. OTRANTO, Célia Regina. Uma viagem no túnel do tempo: A ditadura militar vista de dentro da Universidade. Seropédica (RJ): Edur, 2010. 201 ____. A autonomia universitária no Brasil: dádiva ou construção coletiva? O caso da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica (RJ): Edur, 2009. ____. O ensino superior agronômico brasileiro no início do século XX e a importância da Escola Superior de Agricultura e Medicina Veterinária. Revista Agronomia. Seropédica (RJ), n. 1, v. 38, 2004. PALACIOS, Guillermo. Notas sobre a formação do campesinato no nordeste. In: LIMA, Eli Napoleão de; LEITE, Sérgio Pereira. CPDA 30 anos: desenvolvimento, agricultura e sociedade. Rio de Janeiro: Mauad X; Seropédica: Edur, 2010. PALÁCIOS, Manuel. Ciência e vida pública. Revista Presença. Política e cultura, n. 17, nov.1991. PÉCAUT, Daniel. Os intelectuais e a política no Brasil. Entre o povo e a nação. São Paulo: Editora Ática, 1990. PENTEADO, Sílvia Teixeira. Identidade e Poder na Universidade. São Paulo: Cortez, 1998. PRADO JR., Caio. Problemas de povoamento e a divisão da propriedade rural (1946). In: Evolução política do Brasil & outros estudos. 10 ed. São Paulo: Brasiliense, 1977. RANGEL, Ignacio. A questão agrária brasileira. Recife (PE): Comissão de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, 1962. REIS, Elisa Maria Pereira. Sociedade Agrária e ordem política. Dados - Revista das Ciências Sociais. Rio de Janeiro, n. 3. v. 23, 1980. RIBEIRO, Ivan. A agricultura e o capitalismo no Brasil (1975). In: SANTOS, Raimundo. Agraristas políticos brasileiros. Brasília: Fundação Astrojildo Pereira, 2007. RIBEIRO, Maria Luisa Santos. História da educação brasileira: a organização escolar. 18 ed. revista e ampliada. Campinas (SP): Autores Associados, 2003. RISTOFF, Dilvo I. Avaliação da educação superior: flexibilização e regulação. In: DOURADO, Luiz F.; CATANI, Afrânio M.; OLIVEIRA, João F. (Orgs.). Políticas e gestão da educação superior. Transformações recentes e debates atuais. São Paulo: Xamã; Goiânia: Alternativa, 2003. ROSSATO, Ricardo. A universalização do ensino superior (1950-2000). Educação Brasileira. Revista do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras. Brasília, n. 48-49, v. 24, jan. dez./2002. SABOURIN, Eric. Reforma agrária no Brasil: considerações sobre os debates atuais. Revista Estudos Sociedade e Agricultura. CPDA/UFRRJ, n. 2, v. 16, out./2008. SANTOS, Raimundo. Agronegócio, agricultura familiar e política. Rio de Janeiro: 2010. Disponível em: <http://www.gramsci.org>. Acesso em: 16 out. 2010. 202 _____. Política e agrarismo no Brasil. Revista Estudos Sociedade e Agricultura. CPDA/UFRRJ, n.1, v. 17, abr./2009. _____. O caminho nacional da UFRRJ. Brasília: Abaré Editorial, 2008. _____. (Org.) Caio Prado Jr. Dissertações sobre a Revolução Brasileira. São Paulo: Brasiliense: Fundação Astrojildo Pereira, 2007a. ____. Agraristas políticos brasileiros. Brasília: Fundação Astrojildo Pereira, 2007b. ____. Caio Prado Jr. na cultura política brasileira. Rio de Janeiro: Mauad/Faperj, 2001. SAUER, Sérgio. Agricultura familiar versus agronegócio: a dinâmica sociopolítica do campo brasileiro. Brasília (DF): Embrapa Informação Tecnológica, 2008. SEGATTO, José Antonio e SANTOS, Raimundo. A valorização da política na trajetória pecebista dos anos 1950 a 1991. In: RIDENTI, Marcelo e REIS, Daniel Aarão (Orgs.). História do Marxismo no Brasil. Partidos e movimentos após os anos 1960. Campinas (SP): Editora da Unicamp, v. 6, 2007. SILVA, Bráulio Rodrigues; MEDEIROS, Leonilde Servolo. Memórias da luta pela terra na Baixada Fluminense. Rio de Janeiro: Mauad X; Seropédica, Rio de Janeiro: Edur, 2008. SILVA JR., João dos Reis. Pragmatismo e populismo na educação superior nos governos FHC e Lula. São Paulo: Xamã, 2005. _____. Reforma da educação superior: a produção da ciência engajada ao mercado e de um novo pacto social. In: DOURADO, Luiz F.; CATANI, Afrânio M.; OLIVEIRA, João F. (Orgs.). Políticas e gestão da educação superior. Transformações recentes e debates atuais. São Paulo: Xamã; Goiânia: Alternativa, 2003. SILVEIRA, Ana Lúcia da Costa. O Vestibular como mecanismo de seleção para o acesso ao ensino superior: um estudo na Escola Nacional de Agronomia (ENA), da Universidade Rural do Brasil (URB), na década de 1960. Petrópolis (RJ), 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) – UCP. SIQUEIRA, Angela Carvalho de. O plano nacional de pós-graduação 2005-2010 e a reforma da educação superior do governo Lula. In: SIQUEIRA, Ângela C.; NEVES, Lúcia Maria Wanderley (Orgs.). Educação superior: uma reforma em processo. São Paulo: Xamã, 2006. _____. Organismos internacionais, gastos sociais e reforma universitária do governo Lula. In: NEVES, Lúcia Maria Wanderley (Org.). Reforma universitária do governo Lula. Reflexões para o debate. São Paulo: Xamã, 2004. SOUZA, Dayse Pereira Cardoso. A estrutura organizacional da Universidade Rural do Rio de Janeiro e a avaliação da extinção do curso de ciências contábeis. Rio de Janeiro: 1990. Dissertação (Mestrado em Educação) - PUC. SOUZA, Jessé. A construção social da subcidadania. Para uma sociologia política da modernidade periférica. Belo Horizonte (MG): Editora UFMG e Rio de Janeiro: Iuperj, 2003. 203 SOUZA, Nádia Maria Pereira. A avaliação da educação superior: o “estado das artes”, o MEC e a experiência de universidades no estado do Rio de Janeiro. Seropédica (RJ): 2002. Tese (Doutorado em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) – CPDA/UFRRJ. TEIXEIRA, Anísio. Educação no Brasil. 3 ed. Rio de Janeiro: Editora da UFRRJ, 1999. _____. Educação e Universidade. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 1998. TRAGTENBERG, Maurício. O conhecimento expropriado e reapropriado pela classe operária. In: PRADO JÚNIOR, Bento; TRAGTENBERG, Maurício; CHAUÍ, Marilena de Souza; ROMANO, Roberto. Descaminhos da educação pós-68. São Paulo: Livraria Brasiliense Editora, 1980. UFRRJ. Deliberação nº 14, de 28/4/2011. Seropédica (RJ), 2011. Disponível em: <http://www.ufrrj.br/graduacao/plenaria_estatuto.>. ____. Programa de Reestruturação e Expansão da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PRE). Seropédica (RJ): 2007. Disponível em: <http://www.ufrrj.br.>. _____. Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Seropédica (RJ): 2006. Disponível em: <http://www.ufrrj.br.>. VALENTE, Ana Lúcia E. Farah. “Mas, qual reforma agrária?” – revisitando um debate inconcluso. Revista Estudos Sociedade e Agricultura. CPDA/UFRRJ, n.1, v. 17, abr./2009. _____. Juventude universitária e processo de formação: uma análise de reações discentes à disciplina Extensão Rural. In: FREITAS, Marcos Cezar de (Org.). Desigualdade social e diversidade cultural na infância e na juventude. São Paulo: Cortez, 2006. VASCONCELOS, Isamara Martins. A federalização do ensino superior no Brasil. Brasília (DF): 2007. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – UNB. VELHO, Otávio Guilherme. Capitalismo autoritário e campesinato. 2 ed. São Paulo: Difel, 1979. VIANNA, Luiz Werneck. Pronunciamento feito em sessão especial no 34º Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs). Caxambu (MG): 2010 _____. Por uma sociedade civil mais forte e uma democracia ampliada. Revista Política Democrática, n. 24, ago. 2009. _____. A revolução passiva. Iberismo e americanismo no Brasil. 2ª edição revista e ampliada. Rio de Janeiro: Revan, 2004. _____. Liberalismo e sindicato no Brasil. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976. WANDERLEY, Maria de Nazareth Baudel. O mundo rural brasileiro: acesso a bens e serviços e integração campo-cidade. Revista Estudos Sociedade e Agricultura. CPDA/UFRRJ, n.1, v. 17, abr./2009. | por |
dc.subject.cnpq | Educação | por |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/9937/2011%20-%20Ana%20L%c3%bacia%20da%20Costa%20Silveira.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/16068/2011%20-%20Ana%20L%c3%bacia%20da%20Costa%20Silveira.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/22380/2011%20-%20Ana%20L%c3%bacia%20da%20Costa%20Silveira.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/28752/2011%20-%20Ana%20L%c3%bacia%20da%20Costa%20Silveira.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/34640/2011%20-%20Ana%20L%c3%bacia%20da%20Costa%20Silveira.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/41088/2011%20-%20Ana%20L%c3%bacia%20da%20Costa%20Silveira.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/47448/2011%20-%20Ana%20L%c3%bacia%20da%20Costa%20Silveira.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/53796/2011%20-%20Ana%20L%c3%bacia%20da%20Costa%20Silveira.pdf.jpg | * |
dc.originais.uri | https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2729 | |
dc.originais.provenance | Submitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2019-05-31T14:02:36Z No. of bitstreams: 1 2011 - Ana Lúcia da Costa Silveira.pdf: 5184232 bytes, checksum: 52887afc3fe96d21f438b9e08df10c60 (MD5) | eng |
dc.originais.provenance | Made available in DSpace on 2019-05-31T14:02:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011 - Ana Lúcia da Costa Silveira.pdf: 5184232 bytes, checksum: 52887afc3fe96d21f438b9e08df10c60 (MD5) Previous issue date: 2011-04-15 | eng |
Appears in Collections: | Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2011 - Ana Lúcia da Costa Silveira.pdf | 2011 - Ana Lúcia da Costa Silveira | 5.06 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.