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Tipo do documento: Tese
Título: A UFRRJ do tempo recente: relações entre a oferta de graduações e a sua vocação rural.
Título(s) alternativo(s): The late UFRRJ: relations between the offer of graduation courses and its rural vocation
Autor(es): Silveira, Ana Lúcia da Costa
Orientador(a): Santos, Raimundo Nonato
Primeiro membro da banca: Nogueira, Antonio Carlos
Segundo membro da banca: Otranto, Celia Regina
Terceiro membro da banca: Lima, Helena Ibiapina
Quarto membro da banca: Favero, Maria de Lourdes de Albuquerque
Palavras-chave: Conservação social;Formação de intelectuais;Políticas públicas;Expansão do ensino superior;História da UFRRJ;Social conservation;Intellectual formation;Public politics;Offer increase at graduation courses;UFRRJ’ history
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Data do documento: 15-Abr-2011
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade
Citação: Silveira, Ana Lúcia da Costa. A UFRRJ do tempo recente: relações entre a oferta de graduações e a sua vocação rural.. 2011. [234 f.]. Tese( Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica - Rio de Janeiro] .
Resumo: Fundamentada teoricamente na circunstância conservadora comum a sociedades de modernização tardia, a tese estuda o controle estatal do acesso ao ensino superior, em especial às instituições universitárias, por conta da sua função de formação de intelectuais de diferentes níveis, que realizarão o alinhamento ideológico necessário à conservação das relações sociais. Inserida nesta temática, a pesquisa traçou um percurso histórico que adotou como referência a transferência da sede da então Universidade Rural (UR) para o campus do km. 47 da antiga rodovia Rio-São Paulo, em 1947, quando oferecia dois cursos essencialmente rurais, Agronomia e Medicina Veterinária, fazendo parte do contexto de políticas governamentais interessadas na difusão de novas tecnologias para aumentar a produtividade da agropecuária brasileira. O trabalho analisou a trajetória de expansão na oferta de cursos da instituição, tomando por base que tal aumento não se deu mais diretamente vinculado às ciências agrárias, sobretudo a partir de 1967, quando a instituição, já denominada UFRRJ, mudou a subordinação administrativa do Ministério da Agricultura para o da Educação; e de 2007, ocasião em que aderiu a um dos mais expressivos programas governamentais de expansão de vagas nas universidades federais brasileiras. Apoiado essencialmente em pesquisas bibliográficas e documentais, o estudo buscou mostrar que a ampliação na oferta dos cursos na UFRRJ constituiu um desdobramento de políticas dos governos para a expansão do ensino superior. A tese buscou mostrar, ainda, a existência de preponderâncias do rural em outras instâncias da UFRRJ, de forma difusa, conceitualmente heterogênea, e localizada nas esferas acadêmicas de ligação mais estreita com as ciências agrárias, não protagonistas de seus processos de expansão de graduações, nos quais predominou a oferta de cursos de licenciaturas. Em decorrência disso, a investigação supõe uma vocação mais “pedagógica” e menos rural para a “UFRRJ do tempo futuro”.
Abstract: Based theoretically on the conserver circumstance ordinary to societies of late modernization, the thesis studies the state control on the graduation level access, specially, as far as the university institutions are concerned, considering their formative function of intellectuals of different branches, which will determine the ideological line needed for keeping social relations. Within the theme, the research drew a historical trajectory which took as reference the moving of the then Rural University to the campus of the Km 47 Antiga Estrada Rio – Sao Paulo, in 1947, when it offered two strictly rural courses, Agronomy and Veterinary, as part of the context of governmental policy interested in spreading new technology in order to increase productivity of Brazilian farming. The research analyzed the trajectory of the enlargement in the offer of graduation courses within the institution, assuming that this condition was not straightforward linked to the agrarian sciences, specially from 1967, when the institution, already named UFRRJ, changed its administrative subordination from The Agriculture Ministry to The Education Ministry, and from 2007, when it joined one of the most expressive governmental programs for increasing vacancies in Brazilian federal network of universities. Essentially based on bibliographic and documental research, the study tried to show that the increase on the number of courses offer at UFRRJ expresses an unfolding of governmental policies for this level of education expansion. The thesis tried to show yet, the existence of rural preponderances among other instances at the UFRRJ, someway diffuse heterogeneous in concept, and located in academic range which has closer connection with the agrarian sciences, however not leading their expansion processes in its graduation courses, in which there was predominance of pedagogical courses. As a result of that, the investigation assumes that there was more pedagogic vocation and less rural for the future at the UFRRJ.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9539
Aparece nas coleções:Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade

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