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Tipo do documento: Tese
Title: Ensino de Parasitologia no curso de graduação em Medicina Veterinária da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro: um estudo descritivo
Other Titles: Teaching of Parasitology on the graduation course of the Veterinary Medicine of the Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro: a descriptive study
Authors: Ferreira, Maria do Carmo
Orientador(a): Pereira, Maria Julia Salim
Primeiro coorientador: Coelho, Ligia Martha Coimbra da Costa
Primeiro membro da banca: Costa, Marly de Abreu
Segundo membro da banca: Lopes, Carlos Wilson Gomes
Terceiro membro da banca: Santos, Akino
Keywords: undergraduate teaching;teaching-learning;pedagogic education.;educação superior;ensinar e aprender;fazer didático-pedagógico
Área(s) do CNPq: Parasitologia
Idioma: por
Issue Date: 6-Feb-2004
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Veterinária
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias
Citation: FERREIRA, Maria do Carmo. Ensino de Parasitologia no curso de graduação em Medicina Veterinária da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro: um estudo descritivo. 2004. 129 f. Tese (Doutorado em Ciências Veterinárias) - Instituto de Veterinária, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2004.
Abstract: O ensino de Parasitologia Veterinária no mundo tem se revelado importante tema de investigação, fato comprovado pelo grande número de artigos publicados em revistas científicas. Entretanto, ainda são raros estes estudos no Brasil. O presente trabalho teve como objetivos explicitar de que forma as mudanças em relação ao conhecimento e, conseqüentemente, sobre o ensino-aprendizagem, podem estar se refletindo na vivência didático-pedagógica, do ensino de Parasitologia Veterinária, no Curso de Graduação em Medicina Veterinária da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Utilizou-se, como metodologia, o estudo descritivo, sendo a pesquisa desenvolvida com os docentes do Departamento de Parasitologia Animal e discentes do referido curso, no período de outubro de 2000 a dezembro de 2001. Os dados foram obtidos através da aplicação de questionários aos discentes, entrevistas com os docentes e observação de aulas teóricas e práticas. O estudo se organizou em três capítulos articulados. No primeiro, buscou-se compreender a relação existente entre o conhecimento produzido pela universidade e a sociedade, bem como a trajetória desta instituição, a crise vivenciada hoje e as propostas para a sua renovação. No segundo, procurou-se entender o processo de ensino aprendizagem na universidade, reconhecendo-o como complexo. No terceiro, vincularam-se as temáticas dos dois primeiros capítulos, costurando-as aos resultados encontrados. São reveladas as visões dos discentes e docentes, bem como a configuração das aulas teóricas e práticas no confronto professoraluno- conhecimento para o ensino de Parasitologia Veterinária da UFRRJ A análise dos resultados mostrou que os docentes são considerados profissionais competentes no trabalho que vêm realizando. Em alguns casos, observou-se que seria importante realizar a adequação melhor do tempo das aulas teóricas e práticas. As aulas práticas se mostraram como o espaço mais democrático do fazer pedagógico, no que diz respeito à possibilidade de uma ação educacional progressista. Entre os discentes, os resultados mostraram dificuldades na organização dos estudos, mas, mesmo assim, eles possuem consciência da importância do conhecimento em Parasitologia para o seu exercício profissional. A prova foi considerada a melhor forma de avaliação, embora não fosse a única. A realização da avaliação prática, com consulta, utilização de CD-ROM e apostilas específicas, foi iniciativa elogiada pelos alunos. Na concepção dos docentes, as atribuições do professor universitário vão além do mero ensinar, estando todos envolvidos com pesquisa e, mesmo sem terem tido uma formação pedagógica específica, consideram-se educadores. Revelaram, também, a necessidade de mudanças no ensino, frente às novas realidades sociais. Conclui-se que existe uma conjugação de concepções pedagógicas conservadoras e emancipadoras, e que transformar o ensino em campo de pesquisa seria um dos caminhos para a renovação e ampliação da Parasitologia na UFRRJ.
Abstract: Veterinary Parasitology teaching has becoming an important issue by several scientific magazines publications. However these studies are rare in Brazil. The current research had the purpose to set out the way knowledge changes and therefore the teaching-learning, can be reflecting on the pedagogic-didactic experience of the Veterinary Parasitology teaching in the Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) Veterinary Medicine Graduation Course. The descriptive study was the methodology used. The research was developed with the Animal Parasitology Department Teachers and the Veterinary Medicine Students, from October 2000 to December 2000. The data was obtained by applying student questionnaires, teachers interviews and theoretical and practical classes survey. It was divided into three articulated chapters. First we look for the relation between the university knowledge and the society, the University history, the today University crisis and its renewal proposals. Second we tried to understand the teaching-learning process in the University. In the third chapter we linked the themes from the first and second to the questionnaires results. They reveal teachers and students points of view as well as the way practical and theoretical classes can dialogue with the teacher-student-knowledge in the UFRRJ Veterinary Parasitology teaching context. The results analysis indicate the teachers are considered competent at their functions. A better theoretical and practical classes time management is required in some cases. The practical classes became the most democratic forum for the pedagogical doing and a more progressive educational action. The results also indicate a study organization difficulty among the students, nevertheless they are aware of the parasitology knowledge importance for their professional lives. Testing was considered the best evaluation method. Practical evaluation with free consultation, CD ROM and specific revision aid utilization were initiatives praised by the students. The university teacher attributions go beyond the simply teaching by teachers points of view. They are all involved with research and, although they don´t have a pedagogic specific education, they consider themselves as full educators. Teaching changes, due to the new social realities, are also mentioned as an important necessity. A conjugation of conservative and emancipative pedagogic conceptions exists and the transforming of the teaching into a research field would be a direction to renew and amplify the Parasitology in UFRRJ.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9690
Appears in Collections:Doutorado em Ciências Veterinárias

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