Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9822
Tipo do documento: Tese
Title: Desenvolvimento rural sustentável e educação do campo: influência dos projetos de conclusão do curso técnico em agropecuária por alternância nas comunidades de Nova Friburgo/Brasil e Lobos/Argentina
Other Titles: Sustainable rural development and education: The projects in alternation agriculture in the rural communities of Nova Friburgo, Brasil and Lobos, Argentina
Authors: Oitaven, Sandro Roberto Araújo
Orientador(a): Assis, Renato Linhares de
Primeiro coorientador: Oliveira, Lia Maria Teixeira de
Primeiro membro da banca: Assis, Renato Linhares de
Segundo membro da banca: Feiden, Alberto
Terceiro membro da banca: Anjos, Lúcia Helena Cunha dos
Quarto membro da banca: Soares, Ana Maria Dantas
Quinto membro da banca: Lima, Maria do Socorro Bezerra de
Keywords: Agroecologia;Agricultura familiar;Ambiente de montanha;Agroecology;Family agricultur;Mountain terrain
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 28-Apr-2014
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária
Citation: OITAVEN, Sandro Roberto Araújo. Desenvolvimento rural sustentável e educação do campo: influência dos projetos de conclusão do curso técnico em agropecuária por alternância nas comunidades de Nova Friburgo/Brasil e Lobos/Argentina. 2014. 122 f. Tese (Doutorado em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária), Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2014.
Abstract: A Pedagogia da Alternância tem suas raízes históricas ligadas aos movimentos sociais rurais da França do final do século XIX. Na América Latina, a Alternância surge em 1968 e se expande pelo continente. Esta década também foi marcada pela adoção nos países latino-americanos do pacote da revolução verde, onde se notou uma intensificação no uso de agroquímicos como proposta de elevar os índices de produtividade. Tais mudanças na agricultura pressionaram a base dos recursos naturais, afetou a biodiversidade e trouxe consequências sociais relacionadas com o acesso a terra e demais recursos produtivos. Como contraponto às consequências negativas do modelo industrial na agricultura, atualmente é perceptível o aumento no meio rural por práticas agrícolas sustentáveis. Nesta perspectiva, a Agroecologia concebida como saber ambiental do campo da complexidade emergiu como ciência interdisciplinar que resgata os saberes tradicionais, dialogando as ciências da sociedade e da natureza com os demais saberes culturalmente produzidos. Com isso entende-se que os centros de formação por Alternância apresentam papel fundamental no ensino agrícola podendo auxiliar na promoção de sistemas agrícolas sustentáveis, no que se refere à utilização de novas tecnologias, empreendedorismo e uso sustentável dos recursos naturais. Sendo assim, a pesquisa teve como objetivo identificar e analisar, sob a luz dos conceitos de Desenvolvimento Rural Sustentável com base na Agroecologia, do desenvolvimento local, e dos princípios e meios da Pedagogia da Alternância, os diversos aspectos relacionados ao processo de construção dos Projetos Profissionais dos Jovens, instrumento de conclusão do curso técnico em agropecuária. Nos dois centros de formação por Alternância, no Brasil e na Argentina a metodologia adotada foi tipo pesquisa básica de abordagem hipotética, diagnóstica, descritiva e exploratória. Com apoio de pesquisa de campo, consultas bibliográficas, pesquisa documental, coleta de depoimentos, aplicação de questionários sendo também uma pesquisa participante. Foram realizadas análises quantitativa e qualitativa dos dados utilizando o método da análise de conteúdo. Os resultados apresentam um recorte histórico e atual sobre as mudanças que ocorrem no meio rural, os anseios dos jovens e proporcionam aspectos para reflexão base para elaboração de estratégias de desenvolvimento rural sustentável nas comunidades estudadas. Espera-se assim contribuir para o aporte metodológico da construção dos Projetos Profissionais dos Jovens, aliados a aportes participativos que favoreçam a interação entre agricultores, educadores e pesquisadores, que conduzam para efetivos avanços na transição de modelos agrícolas sustentáveis, assim como subsidiar políticas públicas que regulamentem as práticas da Pedagogia da Alternância e da Agroecologia como ferramentas educacionais para a agricultura familiar.
Abstract: The Pedagogy of Alternation has its roots connected to the rural social movements of France at the end of the XIX century. In Latin America, the Alternation emerges in 1968 and is expanded throughout the continent. In the same decade, Latin-American countries also adopted the “green revolution package”, where the intensification of agrichemical is prominent, with an attempt to increase productivity. Such changes in agriculture constrained the base of natural resources, affecting the biodiversity and bringing social consequences related to land access and other productive resources. In contrast, the negative consequences of the industrial model in agriculture, the rise of sustainable agricultural practices is noticeable. In this perspective, the Agro ecology emerged as an interdisciplinary science that recovers the traditional knowledge, joining social and nature sciences, as well as cultural knowledge. It is understandable that the centers for Alternation training are fundamental in the agricultural education, helping the sustainable agricultural systems in the use of new technologies, entrepreneurship, and renewable use of natural resources. This research has an objective of identifying and analyzing the various aspects related to the creation process of the conclusion instrument of the technical Agriculture course, Young Professionals Project, based on the concepts of Rural Sustainable Development based on Agro Ecology, local development and the principles of the Alternation Pedagogy. The methodology adopted in both training centers, Brazil and Argentina, was the basic hypothesis, diagnostic and descriptive, and exploratory. In addition to field experiences, bibliographic references, documented research, testimonial collection, questionnaires, this research was also participative. Quantitative and Qualitative analyses were taken utilizing the content analysis method. The results present a historical and actual record regarding the changes that occur in rural environments, and the aspiration of young adults that enable the development of rural sustainable strategies in the communities researched. This research aims for the methodological guidance in the building of the Young professional project, in addition to participative guidance that favor the interaction among agriculturists, educators and researchers, who conduct effective advances in the transition of sustainable agricultural models, as well as subsidizing public politics that regulate the practices of Alternation Pedagogy and Agro Ecology as educational tools for family agriculture.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9822
Appears in Collections:Doutorado em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014 - Sandro Roberto Araújo Oitaven.pdfDocumento principal1.61 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.