Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9827
Tipo do documento: Tese
Title: Pedagogia da alternância e articulação dos agentes formativos de técnicos em agropecuária: interação entre educação do campo e desenvolvimento rural sustentável em Nova Friburgo (Brasil) e Lobos (Argentina)
Other Titles: Pedagogy of alternating and cooperation among training agents of agricultural technicians: interaction between education in the field and sustainable rural development in Nova Friburgo (Brazil) and Lobos (Argentina)
Authors: Frossard, Antonio Carlos
Orientador(a): Assis, Renato Linhares de
Primeiro coorientador: Oliveira, Lia Maria Teixeira de
Primeiro membro da banca: Assis, Renato Linhares de
Segundo membro da banca: Soares, Ana Maria Danta
Terceiro membro da banca: Anjos, Lúcia Helena Cunha dos
Quarto membro da banca: Lima, Maria do Socorro Bezerra de
Quinto membro da banca: Feiden, Alberto
Keywords: Pedagogia da alternância;Teoria tripolar;Formação de técnico em agropecuária;Pedagogy of alternating;Tripolar theory;Training of agricultural technicians
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 25-Feb-2014
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária
Citation: FROSSARD, Antonio Carlos. Pedagogia da alternância e articulação dos agentes formativos de técnicos em agropecuária: interação entre educação do campo e desenvolvimento rural sustentável em Nova Friburgo (Brasil) e Lobos (Argentina). 2014. 176 f. Tese (Doutorado em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária). Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica, 2014.
Abstract: Este trabalho é uma avaliação da Pedagogia da Alternância como estratégia de formação de jovens oriundos da Agricultura Familiar. A pesquisa foi realizada em localidades rurais de Nova Friburgo (Brasil) e Lobos (Argentina). O público foram professores e egressos do Centro Familiar de Formação por Alternância Rei Alberto I (CEFFA CEA Rei Alberto I) e do Centro Productivo para La Educación Total de Lobos (CEPT Nº. 16 – Lobos). O objetivo foi o de analisar como a Pedagogia da Alternância articula os agentes e elementos para formação de técnicos em agropecuária, capazes de atender sua realidade local e que colaboram na difusão de inovações notadamente de base agroecológica. A pesquisa foi realizada nas duas escolas a partir de análise de documentos, com a aplicação de questionários a professores e, na última etapa, questionários e entrevistas com os egressos. O resultado da pesquisa aponta que as duas escolas são as principais agentes heteroformativas e responsáveis em planejar e organizar a formação dos discentes, mobilizando os demais agentes heteroformativos: as famílias e os agentes do meio. A família tem papel heteroformativo primordial de retransmitir ao ente em formação o conhecimento acumulado por gerações. A autoformação se dá com a aplicação das diversas ferramentas pedagógicas. A ecoformação ocorre no momento em que o estudante consegue se entender como parte de um meio social, físico e ambiental em que se interdependem entre si. Ao estudar o meio, as questões naturais de seu espaço para a implantação de um Projeto, as adaptações naturais são, de acordo com a pesquisa, uma forma de aprender com o espaço físico que o cerca.
Abstract: This work evaluates Pedagogy of Alternating as a training strategy for young people from Family Farming. The research was carried out in the rural towns of Nova Friburgo (Brazil) and Lobos (Argentina). The public consisted of teachers and graduates of the Centro Familiar de Formação por Alternância Rei Alberto I (CEFFA CEA Rei Alberto I) and the Centro Productivo Para La Educación Total de Lobos (CEPT Nº. 16 – Lobos). The objective was to analyze how the Pedagogy of Alternating promotes cooperation between agents and students in the training of agricultural technicians capable of understanding their local reality, and who can collaborate in the spread of innovations, particularly in the area of agro ecology. The research was carried out in two schools, based on documents, with the application of questionnaires to the teachers, and in the final stage, questionnaires and interviews with the graduates. The results of the research indicate that the two schools, as educational institutions, are the main hetero-training agents, responsible for planning and organizing the students’ training and mobilizing the other hetero-training agents: the families and agents in the environment. The family plays an important hetero-training role in passing on, to the training entity, the knowledge accumulated over generations. Self-training involves the application of various pedagogical tools. Eco-training occurs when the student manages to see him or herself as a part of their social, environmental and physical environments, in which they are interdependent on each other. Studying the environment and the natural questions of its space for the implementation of a Project is, according to the research, a way of learning with the physical space that surrounds us.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9827
Appears in Collections:Doutorado em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014 - Antonio Carlos Frossard.pdfDocumento principal1.35 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.