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Tipo do documento: Tese
Título: Por um diálogo latino-americano: Serviço Social na educação brasileira e argentina
Título(s) alternativo(s): By a latin american dialogue: Social Work in brazilian education and Argentina
Autor(es): Tunin, Andréa Simoni Manarin
Orientador(a): Gouvêa, Fernando César Ferreira
Primeiro membro da banca: Gouvêa, Fernando César Ferreira
Segundo membro da banca: Coutinho, Maria Angélica da Gama Cabral
Terceiro membro da banca: Martins, Angela Maria Souza
Quarto membro da banca: Silva, Lucília Carvalho da
Quinto membro da banca: Pinheiro, Marcos Cesar de Oliveira
Palavras-chave: Serviço Social;Educação;História Comparada;Social Work;Education;Comparative history
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Data do documento: 26-Fev-2021
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citação: TUNIN, Andréa Simoni Manarin. Por um diálogo latino-americano: Serviço Social na educação brasileira e argentina. 2021, 388 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2021.
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo compreender a inserção do Serviço Social na política de educação do Brasil e Argentina. Através dela buscou-se identificar pontos de aproximação e distanciamentos que contribuam para o desenvolvimento da profissão na área em questão. Os países latino-americanos, especialmente o Brasil, ainda se dedicam pouco ao estudo e compreensão da realidade de seus vizinhos e, assim, deixam de valorizar ações que podem contribuir com o desenvolvimento de países próximos. A história de Brasil e Argentina se aproximam em diversos períodos e isso pode indicar um caminho para o fortalecimento de seus profissionais. A possibilidade de desenvolver a referida pesquisa justificou-se então, pela necessidade de ampliação de diálogo e reflexão sobre a integração de países vizinhos no campo educacional e a inserção do assistente social neste campo, em específico. Através da pesquisa qualitativa, buscou-se na diversidade e na unidade contida no passado e presente do Serviço Social, a possibilidade de construção de novas práticas profissionais no campo da educação. Para isso, a pesquisa histórica, bibliográfica e documental pautou o estudo comparativo entre Brasil e Argentina. A tese foi estruturada em quatro capítulos, o primeiro abordou o período colonial dos países em questão. O segundo apresentou a política educacional brasileira e a inserção do assistente social nessa área, a partir de 1930. O terceiro capítulo é estruturado da mesma forma que o segundo. No entanto, apresentou as informações da Argentina. Por último, o quarto capítulo apresentou um levantamento de dados sobre o que universidades abordam em seus currículos a respeito do tema, além das produções científicas apresentadas em eventos relevantes da área. Ainda no quarto capítulo foi feito uma breve comparação dos temas abordados nos primeiros capítulos. Diante do exposto, verificou-se que o diálogo entre Brasil e Argentina sobre o Serviço Social na educação ainda é muito pequeno, necessitando de ações que contribuam para uma maior aproximação. Sendo assim, foi feita uma proposta para a oferta de um curso de extensão na modalidade EaD que cumpra esse importante objetivo e contribua com o desenvolvimento desse espaço sócio-ocupacional nos dois países em questão.
Abstract: This research aims to understand the insertion of Social Work in Brazil's and Argentina's education policy. It sought to identify approximation and distance points that contribute to the development of the profession in the area in question. Latin American countries, especially Brazil, are still dedicated to the study and understanding of the reality of their neighbors and thus fail to value actions that can contribute to the development of nearby countries. The history of Brazil and Argentina have similarities in several periods and this can indicate a path to strengthening our professionals. The possibility of developing said research was then justified by the need to expand dialogue and reflection on the integration of neighboring countries into the educational field and the insertion of the social worker in this field in particular. Through qualitative research, it was sought for diversity and the unit contained in the past and present of the Social Work, the possibility of building new professional practices in the field of education. For this, historical, bibliographical and documentary research has been based on the comparative study between Brazil and Argentina. The thesis was structured in four chapters, the first one approached the colonial period of the countries concerned. The second presented the Brazilian educational policy and the insertion of the social worker in this area, from 1930. The third chapter is structured in the same way as the second. However, it presented the information from Argentina. Finally, the fourth chapter presented a data survey on what universities address in its curricula about the theme, in addition to the scientific productions presented in relevant area events. Still in the fourth chapter a brief comparison of the topics was made, addressed in the first chapters. Faced with the above, it was verified that the dialogue between Brazil and Argentina on social work education is still very small, requiring actions that contribute to a greater approach. Therefore, a proposal was made for the provision of an extension course in EAD modality that fulfills this important objective and contributes to the development of this socio-occupational area in the two countries concerned.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9911
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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