Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9913
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAssis, Alexandre Rodrigues de
dc.date.accessioned2023-12-21T18:54:34Z-
dc.date.available2023-12-21T18:54:34Z-
dc.date.issued2020-02-12
dc.identifier.citationASSIS, Alexandre Rodrigues de. Alunos do ensino médio realizando toques em telas e aplicando isometrias com GeoGebra. 2020. 186 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica / Nova Iguaçu, 2020.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9913-
dc.description.abstractTecnologias modificam nossas formas de pensar e de agir. As tecnologias digitais com telas sensíveis ao toque propiciam transformações de ordem cognitiva e epistemológica, particularmente, na aprendizagem matemática. Reconhecer as manipulações touchscreen como uma ação corporificada e multimodal pode contribuir para o processo de construção conceitual do aprendiz. O tablet não está vinculado à concepção de fetiche tecnológico, ou seja, ao uso pelo uso. Esta pesquisa tem como questão: “Que contribuições toques em telas de tablets trazem para o aprendizado discente de isometrias no primeiro ano do Ensino Médio?”. Arrogando características de uma pesquisa de design, o estudo é norteado pelas seguintes indagações: (i) Como discentes realizam toques em telas efetuando reflexão, translação e rotação no GeoGebra em tablets? e (ii) Como os toques em telas podem auxiliar na elaboração e resolução de tarefas de isometrias? Singularmente, temos como objetivos: elaborar e implementar uma sequência de tarefas de isometrias no GeoGebra e analisar particularidades de toques em telas no processo de aprendizagem de isometrias. Para tanto, foram utilizados como instrumentos de coleta de dados (a) registros do pesquisador, (b) registros dos alunos para as atividades propostas, (c) folha de ícones, (d) gravações em áudio e em vídeo, (e) gravação dos toques e rastros realizados na tela do tablet (Telagravações) utilizando o DU Recorder e (f) protocolo de construção do GeoGebra. A pesquisa foi realizada in loco com discentes do 1º Ano do Ensino Médio do curso de Formação de Professores, de uma Unidade Escolar da Rede Estadual do Rio de Janeiro. Alicerçada em concepções acerca da cognição corporificada e escola vigotskiana, esta investigação aponta a elaboração de uma estratégia compondo recursos disponibilizados pelo dispositivo e uma combinação de manipulações. A construção de retas ou pontos de reflexão se constituiu como mediador semiótico para a significação de toques em telas, em especial, arrastar e girar, que, associados ao conceito de translação e rotação, constituiu o escopo do processo de elaboração de estratégias para resolução de tarefas de isometrias no plano. A pesquisa revela também que momentos de ambientação, para o discente, foi fundamental para construção dos conceitos geométricos envolvidos. Revisitar telagravações e analisar interações fomentaram reflexões acerca do design e uma sequência de tarefas que ratificam a tese da sequência não convencional (simetria, rotação e translação) das isometrias e o aprendizado mediante toques em tela em uma conjunção entre ícones, giros e arrastospor
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectManipulações touchscreenpor
dc.subjectTabletspor
dc.subjectTransformações isométricas no planopor
dc.subjectAlunos do ensino médiopor
dc.subjectTouchscreen manipulationseng
dc.subjectTabletseng
dc.subjectIsometric transformations on the planeeng
dc.subjectHigh School Studentseng
dc.titleAlunos do ensino médio realizando toques em telas e aplicando isometrias com GeoGebrapor
dc.title.alternativeHigh school students performing touches on screens and using isometries with GeoGebraeng
dc.typeTesepor
dc.description.abstractOtherTechnologies modify our ways of thinking and acting. The digital technologies with touch screens provide cognitive and epistemological transformations, particularly in the mathematical learning process. Recognizing touchscreen manipulations as an embodied and multimodal action might contribute to the process of the conceptual construction of the learner. The tablet is not linked to the conception of technological fetish, in other words, to the use by use. This research tries to answer the question "What contributions do touches on tablet screens bring to student’s learning process of isometries in the first year of high school?". Arrogating characteristics of a design research, the study is guided by the following questions: (i) How do students touch screens by performing reflection, translation and rotation on GeoGebra on tablets? and (ii) How can tapping screens help in the preparation and resolution of isometric tasks? Singularly, our objectives are: to elaborate and implement a sequence of isometric tasks on GeoGebra and to analyze particularities of touches on screens in the process of isometric learning. For that purpose, as data collection instruments were used (a) researcher’s records, (b) student’s records for the proposed activities, (c) icon sheet, (d) audio and video recordings, (e) recording of touches and traces made on the tablet screen (Telagravações, in portuguese) using the DU Recorder and (f) GeoGebra construction protocol. The research was conducted on site with first-year students of a Teacher Training course, from a School Unit in the State of Rio de Janeiro. Based on conceptions about embodied cognition and the Vygotskyan School, this investigation points towards the elaboration of a strategy composing resources made available by the device and a combination of manipulations. The construction of lines or points of reflection constituted itself as a semiotic mediator for the meaning of touches on screens, in particular, dragging and rotating, which, associated with the concept of translation and rotation, constituted the scope of the process of the development of strategies to solve isometric tasks on the plane. The research also reveals that moments of setting, for the student, were fundamental for the construction of the geometric concepts involved. Revisiting screen captures and analyzing interactions fostered reflections on design and a sequence of tasks that ratify the thesis of the unconventional sequence (symmetry, rotation and translation) of isometries and the learning by touching the screen in conjunction with icons, turns and draggingeng
dc.contributor.advisor1Bairral, Marcelo Almeida
dc.contributor.advisor1ID001.661.987-06por
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-5432-9261por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0159010164759435por
dc.contributor.referee1Bairral, Marcelo Almeida
dc.contributor.referee1ID001.661.987-06por
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-5432-9261por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0159010164759435por
dc.contributor.referee2Pletsch, Márcia Denise
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-5906-0487por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5622440291569151por
dc.contributor.referee3Kindel, Dora Soraia
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-0169-932Xpor
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4640914548778898por
dc.contributor.referee4Frant, Janete Bolite
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6448067915827359por
dc.contributor.referee5Scheffer, Nilce Fátima
dc.contributor.referee5IDhttps://orcid.org/0000-0001-9199-9750por
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/5954694026735663por
dc.creator.ID036.279-577-09por
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-3658-2829por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5796089579706013036279577-09por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
dc.relation.referencesgesture: A corpus analysis. Cognition and instruction, v. 32, n. 1, p. 65-100, 2014. ALRØ, H.; SKOVSMOSE, O. Diálogo e aprendizagem em educação matemática. Tr. Orlando Figueiredo. 2ª ed. Autêntica Editora: Belo Horizonte, 2006. AMIEL, T.; REEVES, T. C. Design-based research and educational technology: Rethinking technology and the research agenda. Journal of educational technology e society, v. 11, n. 4, p. 29-40, 2008. ARZARELLO, F. Semiosis as a multimodal process. Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa RELIME, v. 9, n. Extraordinario 1, p. 267-299, 2006. Disponível em https://ktl.jyu.fi/img/portal/6242/5._arzarello_2.doc.pdf?cs=1154345618.Acesso em: 03 fev. 2015. ARZARELLO, F.; BAIRRAL, M. A.; DANÈ, C. Moving from dragging to touchscreen: geometrical learning with geometric dynamic software. Teaching Mathematics and Its Applications: International Journal of the IMA, v. 33, n. 1, p. 39-51, 2014. ARZARELLO, F. et al. A cognitive analysis of dragging practises in Cabri environments. Zentralblatt für Didaktik der Mathematik, v. 34, n. 3, p. 66-72, 2002. ARZARELLO, F., PAOLA, D., ROBUTTI, O., SABENA, C. Gestures as semiotic resources in the mathematics classroom. Educational Studies in Mathematics, 70(2), 97-109. doi: 10.1007/s10649- 008-9163-z, 2009. ASSIS, A. R. ; HENRIQUE, M. P. ; BAIRRAL, M. A. Captura e Análise de Interações em Telas Sensíveis ao Toque. In: VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2018, Foz do Iguaçu. ASSIS, A. R. de. Transformações isométricas com manipulações em tela. Boletim Gepem, (70), 186-197. 2017. doi:10.4322/gepem.2017.030 ASSIS, A. R. de. Alunos do Ensino Médio trabalhando no GeoGebra e no Construtor Geométrico: mãos e rotações em touchscreen. 2016a. 158 f. Mestrado em Educação. Instituição de Ensino: UFRRJ, Seropédica. BACCAGLINI-FRANK, A. E.; SINCLAIR, N. Surprise-driven abductions in DGEs. In: 13th International Conference on Teaching Maths with Technology. 2017. BAIRRAL, M. A.; ASSIS, A. R. de. Educação Matemática e Currículo: Processos para além da Educação Básica. In: Lucia Ap. Valadares Sartório; Lucília Augusta Lino; Nádia Maria. Pereira de Souza. (Org.). Política Educacional e dilemas do ensino em tempo de crise: juventude, currículo, reformas do ensino e formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2018, p. 123-138. 155 BAIRRAL, M. A. As Manipulações em Tela Compondo a Dimensão Corporificada da Cognição Matemática. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 10, p. 104-111, 2017. BAIRRAL, M.; ARZARELLO, F; ASSIS, A. Domains of Manipulation in Touchscreen Devices and Some Didactic, Cognitive, and Epistemological Implications for Improving Geometric Thinking. In: G. Aldon; F. Hitt; L. Bazzini; U. Gellert. (Org.). Advances in Mathematics Education. 1ed.: Springer International Publishing, 2017, p. 113-142. BAIRRAL, M. A. As tecnologias digitais potencializando a insubordinação criativa no currículo da formação inicial de professores de Matemática. In B. S. D'AMBROSIO; C. E. LOPES (Ed.), Vertentes da Subversão na Produção científica em Educação Matemática (pp. 303-323). Campinas: Mercado das Letras, 2015. BAIRRAL, M., ASSIS, A., SILVA, B. C. Mãos em ação em dispositivos touchscreen na educação matemática. Seropédica, RJ: EDUR, 2015. 115p. (Série InovaCom TIc, v.7) BAIRRAL, M. A. Do clique ao touchscreen:novas formas de interação e de aprendizado matemático. In: 36ª Reunião Nacional da ANPED. Goiânia, GO, 2013. BARCELOS, G. T.; BATISTA, S. C. F. Uso de aplicativos em tablets no estudo de sistemas lineares: percepção de licenciandos em Matemática. In: Revista Nuevas Ideas em Informática Educativa-Memórias del XVIII Congresso Internacional de Infomática Educativa, TISE. 2013. p. 168-175. BARSALOU, L. W. Simulation, situated conceptualization, and prediction. Philosophical Transactions of the Royal Society B: Biological Sciences, v. 364, n. 1521, p. 1281-1289, 2009. BARSALOU, L. W. et al. Social embodiment. Psychology of learning and motivation, v. 43, p. 43-92, 2003. BARTOLINI BUSSI, M. G.; BACCAGLINI-FRANK, A. (2015) Geometry in early years: sowing seeds for a mathematical definition of squares and rectangles. ZDM Mathematics Education, 47(3) (this issue). doi:10.1007/s11858-014-0636-5 BARTOLINI BUSSI, M. G.; MARIOTTI, M.A. (2008). Semiotic mediation in the mathematics classroom: artifacts and signs after a Vygotskian perspective. In English, L., Bartolini Bussi, M., Jones, G., Lesh, R., & Tirosh D. (Eds.), Handbook of international research in mathematics education, 2nd revised edition (pp. 746–805). New York: Routledge. BAUR, A. P. Investigação matemática na aprendizagem da geometria: conexões entre quadriláteros, triângulos e transformações geométricas. 2017. BOLITE FRANT, J. Corpo e tecnologia: Implicações para cognição matemática. (2002) Disponível em: http://www.ufrrj.br/emanped/paginas/conteudo_producoes/docs_25/corpo.pdfAcesso em: 14 abr. 2018. BONCODDO, R., WILLIAMS, C., Pier, E., WALKINGTON, C., ALIBALI, M., NATHAN, M., DOGAN, M.F.; WAALA, J. (2013). Gesture as a Window to Justification and Proof. 156 Proceedings of the 35th annual meeting of the North American Chapter of the International Group for the Psychology of Mathematics Education. M. C. S. Martinez, A. Chicago, IL, University of Illinois at Chicago: 229-236. BRASIL, F. M. C. Objetos de aprendizagem em sala de aula usando dispositivos móveis. 2017. 126 f. Mestrado Profissional em Ensino de Física - PROFIS Instituição de Ensino: Universidade Estadual do Ceará, CE. BROCKER, M. J. Isometrias e congruência: uma investigação no Ensino Fundamental. 2016. 164f. Mestrado em Ensino de Matemática. Instituto de Matemática e Estatística: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. CAVALCANTI, L. de S. Cotidiano, mediação pedagógica e formação de conceitos: uma contribuição de Vygotsky ao ensino de geografia. In: Cadernos CEDES, V. 25, Nº 66, 2005. CHORNEY, S.; SINCLAIR, N. Fingers-on geometry: The emergence of symmetry in a primary school classroom with multi-touch dynamic geometry. In: Using Mobile Technologies in the Teaching and Learning of Mathematics. Springer, Cham, 2018. p. 213-230. COBB, P.; JACKSON, K.; DUNLAP, C. Design research: An analysis and critique. Handbook of international research in mathematics education, v. 3, p. 481-503, 2016. COBB, P. et al. Design Experiment in Educational Research. Eductional Researcher, v. 32, n. 1, p. 9 -13. jan./fev. 2003. COLLINS, A.; JOSEPH, D.; BIELACZYC, K. Design Research: Theoretical and methodolocical issus. The Journal of the Learning Sciences. 13 (1) 15-42, 2004. DAMÁSIO, A. R. A estranha ordem das coisas: as origens dos sentimentos e da cultura. (Trad. de L. T. Motta). São Paulo: Companhia Das Letras. 2018. DAMASIO, A. R. Em busca de Espinosa: prazer e dor na ciência dos sentimentos. Editora Companhia das Letras, 2013. DAMÁSIO, A. R. O erro de Descartes: emoção, razão e o cérebro humano. Trad. Dora Vicente e Georgina Segurado. 3ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2012. DAMÁSIO, A. R. E o cérebro criou o homem. (Tradução de L. T. Motta). São Paulo: Companhia Das Letras. 2011. DAMÁSIO, A. R. O mistério da consciência: do corpo e das emoções ao conhecimento de si (Trad. de L. T. Motta, Trans. 7ª ed.). São Paulo: Companhia Das Letras. 2000. DUBÉ, A. K.; MCEWEN, R. N. Do gestures matter? The implications of using touchscreen devices in mathematics instruction. Learning and Instruction, v. 40, p. 89-98, 2015. FARIAS, G. F. D.; SPANHOL, F. J. Fatores Influenciadores na Implantação em Larga Escala dos Tablets Educacionais no Brasil. RENOTE, v. 14, n. 2. 157 FERREIRA, H. M.C. A mediação dos dispositivos móveis nos processos educacionais. Artigo. Disponível em:< http://www.periodicos.proped.pro.br/indexphp/revistateias/article/view/1292/1019 > Acesso em: 25 abr. 2013. FONSECA, C. R. C. da. Conceito de simetria em livros didáticos de matemática para o ensino fundamental. 2013. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pernambuco. FREITAS, M. T. A. A pesquisa de abordagem histórico-cultural: um espaço educativo de constituição de sujeitos. Revista Teias, v. 10, n. 19, p. 12 p., 2009. GALLESE, V., LAKOFF, G. The brain’s concepts: the role of the sensory-motor system in conceptual knowledge. Cognitive Neuropsychology, 21, 2005. p. 455-479. doi:10.1080/02643290442000310 HENRIQUE, M. P. GeoGebra no clique e na palma das mãos: contribuições de uma dinâmica de aula para construção de conceitos geométricos com alunos do Ensino Fundamental. 2017. HOMA, A. I. R.; GROENWALD, C. L. O. Incluindo Tecnologias no Currículo de Matemática: Planejando Aulas com o Recurso dos Tablets. UNIÓN, Revista Iberoamericana de Educación Matemática, n. 48, p. 22-40, 2016. HOSTETTER, A. B.; ALIBALI, M. W. Visible embodiment: Gestures as simulated action. Psychonomic Bulletin & Review, v. 15, n. 3, p.495-514, 2008. KRUGER, R.; CARPENDALE, S.; SCOTT, S.D.; TANG, A. Fluid Integration of Rotation and Translation. In: Proceedings of the ACM Conference on Human Factors in Computing Systems (CHI)'05, April 2-7, 2005, Portland, Oregon, USA. 2005. LAURINDO, J. C. DA S.; CAITANO, L. Geradores de Mosaicos: cobrindo o plano através do software GeoGebra. RENOTE, v. 13, n. 2. 2015. LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: O futuro do pensamento na era da informática. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2011. MATTA, A. E. R.; SILVA, F. de P. S. da; BOAVENTURA, E. M. Design-based research ou pesquisa de desenvolvimento: metodologia para pesquisa aplicada de inovação em educação do século XXI. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 23, n. 42, p. 23-36, jul./dez. 2014 McNEILL, D. Hand and mind: what gestures reveal about thought. Chicago/London: University of Chicago Press, 1992. MEAD, G. H. Mind, self, and society: The definitive edition. University of Chicago Press, 2015. MEDEIROS, M. F. Geometria Dinâmica no Ensino de Transformações no Plano: uma experiência com professores da Educação Básica. 2012. MOLON , S. I. Questões metodológicas de pesquisa na abordagem sócio-histórica. Informática na educação: teoria & prática. Porto Alegre, v.11, n.1, p. 56-68, jan./ jun. 2008. 158 NEWMAN, D.; GRIFFIN, P; COLE, M. La zona de construcción del conocimento. Td. Pablo Manzano. 2ª Reipressão, Ediciones Morata, 1998, Madrid. NG, Oi-Lam; SINCLAIR, N. “Area without numbers”: Using touchscreen dynamic geometry to reason about shape. Canadian Journal of Science, Mathematics and Technology Education, v. 15, n. 1, p. 84-101, 2015. OLIVEIRA, J. M. V. De. Criação de aplicativo para dispositivos móveis e sua utilização como recurso didático em aulas de Geometria Analítica. 03/08/2016 108 f. Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional Instituição de Ensino: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. PASSOS, E.; BARROS, R. B. de. A cartografia como método de pesquisa-intervenção. Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade, 2009. PEIRCE, C. S. Semiótica. (trad. J. T. C. Neto). 4ª ed. São Paulo: Perspectivas, 2015. PEREIRA, D. S. Práticas pedagógicas com o uso dos tablets no ensino médio técnico do IFRO. 07/04/2016 108 f. Mestrado Profissional em Educação Escolar Instituição de Ensino: Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho PINO, A. Processos de significação e constituição do sujeito. 1993. Disponível em:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X1993000100004. Acesso: 03 ago. 2015. PINO, A. Técnica e semiótica na era da informática. Contrapontos. v. 3, n. 2, p. 283-296 - Itajaí, 2003. PONTE, J. P.; BROCARDO, J.; OLIVEIRA, H. Investigações Matemáticas na Sala de Aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. 151p. POWELL, A. B.; SILVA, W. Q. O vídeo na pesquisa qualitativa em educação matemática: Investigando pensamentos matemáticos de alunos. In: POWELL A. B. Métodos de pesquisa em educação matemática - Usando escrita, vídeo e internet. Campinas, São Paulo: Mercado de Letras. p. 15-60, 2015. POWELL, A.; B., FRANCISCO; J. M.; MAHER, C. A. Uma abordagem à análise de dados de vídeo para investigar o desenvolvimento das ideias matemáticas e do raciocínio de estudantes. BOLEMA, 21, 81-140. 2004. PRESMEG, N.; RADFORD, L.; ROTH, W.; KADUNZ, G. Semiotics in mathematics education. Switzerland: Springer, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1007/978-3-319-31370-2_1 QUARTIERI, M. T. et al. Formação continuada: limites e possibilidades do uso de tablets no ensino de Matemática. In: XIV Conferencia Interamericana de Educación Matemática. 2015. RADFORD, L. Cognição matemática: história, antropologia e epistemologia. São Paulo: Livraria da Física, 2012. 159 RADFORD, L. Gestures, Speech, and the Sprouting of Signs: A Semiotic-Cultural Approach to Students’ Types of Generalization. 2003. Disponível em: < http://www.luisradford.ca/pub/79_gestures.pdf>.Acesso em: 11 jun. 2015. RADFORD, L. Towards an embodied, cultural, and material conception of mathematics cognition. ZDM Mathematics Education. v. 46, n. 3, p. 349-361, 2014 RADFORD, L., EDWARDS, L., ARZARELLO, F. Introduction: beyond words. Educational Studies in Mathematics, v. 70, p. 91–95, 2009. RANDOLPH, J. J. A guide to writing the dissertation literature review. Practical Assessment, Research & Evaluation, v. 14, n. 13, p. 2, 2009. REIS, H.; ISOTANI, S. GeoTouch: Sistema de Geometria Interativa para Dispositivos Móveis. In: Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. 2015. p. 479. RODRIGUES, J. W. M. Apropriação didática do tablet educacional por docentes do ensino médio da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. 2016. 106 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade de Brasília, Brasília, 2016. SILVA, B. C. C. C. DA. Justificativas e argumentações no aprendizado de quadriláteros: uma intervenção com papel, lápis e dispositivos móveis. 2017. 93 f. Mestrado Profissional em EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA Instituição de Ensino: UFRRJ, Seropédica. SINCLAIR, N.; HEYD-METZUYANIM, E. Learning number with TouchCounts: The role of emotions and the body in mathematical communication. Technology, Knowledge and Learning, v. 19, n. 1-2, p. 81-99, 2014. SMOLKA, A. L. B. Sobre significação e sentido: uma contribuição à proposta de rede de significações. Rede de significações e o estudo do desenvolvimento humano, v. 1, p. 35-49, 2004. SOLDANO, Carlotta; ARZARELLO, Ferdinando. Learning with touchscreen devices: game strategies to improve geometric thinking. Mathematics Education Research Journal, v. 28, n. 1, p. 9-30, 2016. TUCKER, S. I. The modification of attributes, affordances, abilities, and distance for learning framework and its applications to interactions with mathematics virtual manipulatives. In: International perspectives on teaching and learning mathematics with virtual manipulatives. Springer, Cham, 2016. p. 41-69. VALSINER, J. Fundamentos da psicologia cultural: mundos da mente, mundos da vida. Porto Alegre, RS: Artmed, 2012. VELOSO E. Simetria e transformações geométricas. Lisboa: APM, 2012. VIGOTSKI, L. S. Imaginação e criatividade na infância. Tradução João Pedro Fróis. São Paulo: Martins Fontes, 2014. VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente. Martins Fontes: São Paulo, 2003a. 160 VIGOTSKI, L. S. Pensamento e Linguagem. Martins Fontes: São Paulo, 2003b. WANG, F.; HANNAFIN, M. J. Design-based research and technology-enhanced learning environments. Educational technology research and development, v. 53, n. 4, p. 5-23, 2005. YOOK, H. A study on the types of interactive motions in Mobile touch interface.Tese de Doutorado. Hongik university, Korea, 2009. ZANDER, S.; WETZEL, S.; BERTEL, S. Rotate it! – Effects of touch-based gestures on elementary school students' solving of mental rotation tasks. Computers & Education, v. 103, p. 158-169, 2016.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/70563/2020%20-%20Alexandre%20Rodrigues%20de%20Assis.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5943
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2022-08-30T11:43:17Z No. of bitstreams: 1 2020 - Alexandre Rodrigues de Assis.pdf: 4278898 bytes, checksum: a57731dd93de243af7130c79f54bf38a (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2022-08-30T11:43:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2020 - Alexandre Rodrigues de Assis.pdf: 4278898 bytes, checksum: a57731dd93de243af7130c79f54bf38a (MD5) Previous issue date: 2020-02-12eng
Appears in Collections:Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020 - Alexandre Rodrigues de Assis.pdf2020 - Alexandre Rodrigues de Assis4.18 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.