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Tipo do documento: Tese
Título: Alunos do ensino médio realizando toques em telas e aplicando isometrias com GeoGebra
Título(s) alternativo(s): High school students performing touches on screens and using isometries with GeoGebra
Autor(es): Assis, Alexandre Rodrigues de
Orientador(a): Bairral, Marcelo Almeida
Primeiro membro da banca: Bairral, Marcelo Almeida
Segundo membro da banca: Pletsch, Márcia Denise
Terceiro membro da banca: Kindel, Dora Soraia
Quarto membro da banca: Frant, Janete Bolite
Quinto membro da banca: Scheffer, Nilce Fátima
Palavras-chave: Manipulações touchscreen;Tablets;Transformações isométricas no plano;Alunos do ensino médio;Touchscreen manipulations;Tablets;Isometric transformations on the plane;High School Students
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Data do documento: 12-Fev-2020
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citação: ASSIS, Alexandre Rodrigues de. Alunos do ensino médio realizando toques em telas e aplicando isometrias com GeoGebra. 2020. 186 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica / Nova Iguaçu, 2020.
Resumo: Tecnologias modificam nossas formas de pensar e de agir. As tecnologias digitais com telas sensíveis ao toque propiciam transformações de ordem cognitiva e epistemológica, particularmente, na aprendizagem matemática. Reconhecer as manipulações touchscreen como uma ação corporificada e multimodal pode contribuir para o processo de construção conceitual do aprendiz. O tablet não está vinculado à concepção de fetiche tecnológico, ou seja, ao uso pelo uso. Esta pesquisa tem como questão: “Que contribuições toques em telas de tablets trazem para o aprendizado discente de isometrias no primeiro ano do Ensino Médio?”. Arrogando características de uma pesquisa de design, o estudo é norteado pelas seguintes indagações: (i) Como discentes realizam toques em telas efetuando reflexão, translação e rotação no GeoGebra em tablets? e (ii) Como os toques em telas podem auxiliar na elaboração e resolução de tarefas de isometrias? Singularmente, temos como objetivos: elaborar e implementar uma sequência de tarefas de isometrias no GeoGebra e analisar particularidades de toques em telas no processo de aprendizagem de isometrias. Para tanto, foram utilizados como instrumentos de coleta de dados (a) registros do pesquisador, (b) registros dos alunos para as atividades propostas, (c) folha de ícones, (d) gravações em áudio e em vídeo, (e) gravação dos toques e rastros realizados na tela do tablet (Telagravações) utilizando o DU Recorder e (f) protocolo de construção do GeoGebra. A pesquisa foi realizada in loco com discentes do 1º Ano do Ensino Médio do curso de Formação de Professores, de uma Unidade Escolar da Rede Estadual do Rio de Janeiro. Alicerçada em concepções acerca da cognição corporificada e escola vigotskiana, esta investigação aponta a elaboração de uma estratégia compondo recursos disponibilizados pelo dispositivo e uma combinação de manipulações. A construção de retas ou pontos de reflexão se constituiu como mediador semiótico para a significação de toques em telas, em especial, arrastar e girar, que, associados ao conceito de translação e rotação, constituiu o escopo do processo de elaboração de estratégias para resolução de tarefas de isometrias no plano. A pesquisa revela também que momentos de ambientação, para o discente, foi fundamental para construção dos conceitos geométricos envolvidos. Revisitar telagravações e analisar interações fomentaram reflexões acerca do design e uma sequência de tarefas que ratificam a tese da sequência não convencional (simetria, rotação e translação) das isometrias e o aprendizado mediante toques em tela em uma conjunção entre ícones, giros e arrastos
Abstract: Technologies modify our ways of thinking and acting. The digital technologies with touch screens provide cognitive and epistemological transformations, particularly in the mathematical learning process. Recognizing touchscreen manipulations as an embodied and multimodal action might contribute to the process of the conceptual construction of the learner. The tablet is not linked to the conception of technological fetish, in other words, to the use by use. This research tries to answer the question "What contributions do touches on tablet screens bring to student’s learning process of isometries in the first year of high school?". Arrogating characteristics of a design research, the study is guided by the following questions: (i) How do students touch screens by performing reflection, translation and rotation on GeoGebra on tablets? and (ii) How can tapping screens help in the preparation and resolution of isometric tasks? Singularly, our objectives are: to elaborate and implement a sequence of isometric tasks on GeoGebra and to analyze particularities of touches on screens in the process of isometric learning. For that purpose, as data collection instruments were used (a) researcher’s records, (b) student’s records for the proposed activities, (c) icon sheet, (d) audio and video recordings, (e) recording of touches and traces made on the tablet screen (Telagravações, in portuguese) using the DU Recorder and (f) GeoGebra construction protocol. The research was conducted on site with first-year students of a Teacher Training course, from a School Unit in the State of Rio de Janeiro. Based on conceptions about embodied cognition and the Vygotskyan School, this investigation points towards the elaboration of a strategy composing resources made available by the device and a combination of manipulations. The construction of lines or points of reflection constituted itself as a semiotic mediator for the meaning of touches on screens, in particular, dragging and rotating, which, associated with the concept of translation and rotation, constituted the scope of the process of the development of strategies to solve isometric tasks on the plane. The research also reveals that moments of setting, for the student, were fundamental for the construction of the geometric concepts involved. Revisiting screen captures and analyzing interactions fostered reflections on design and a sequence of tasks that ratify the thesis of the unconventional sequence (symmetry, rotation and translation) of isometries and the learning by touching the screen in conjunction with icons, turns and dragging
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9913
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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