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Tipo do documento: Tese
Title: A importância do Projeto Africanidades como possibilidade “Outra” no Centro Integrado de Educação Pública (CIEP 201)
Other Titles: The Importance of the Africanities Project as an “Other” possibility at the Integrated Center for Public Education (CIEP 201)
Authors: Santos, Julio Cesar Araujo dos
Orientador(a): Santos Junior, Renato Nogueira dos
Primeiro membro da banca: Santos Junior, Renato Nogueira dos
Segundo membro da banca: Siss, Ahyas
Terceiro membro da banca: Pereira, Marcelino Sanchez
Quarto membro da banca: Alves, Luciana Pires
Quinto membro da banca: Rodrigues, Marcelino Euzébio
Keywords: AFRICANIDADES;colonialidade;racismo estrutural;AFRICANITIES;coloniality;structural racism
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 20-Dec-2021
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citation: SANTOS, Julio Cesar Araujo dos. A importância do Projeto Africanidades como possibilidade “Outra” no Centro Integrado de Educação Pública (CIEP 201). 2021. 171 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/ Nova Iguaçu, RJ, 2021.
Abstract: A presente pesquisa tem como ponto de partida a sanção da Lei 10.639/03, a LDBEN passou a incluir o artigo 26-A, tornando obrigatório que os governos implementassem as DCNERER. Nesse sentido, seu objetivo principal tem como base analisar a problematização sobre as relações étnico-raciais na educação dos discentes, buscando compreender suas práticas em relação aos discursos hegemônicos presentes na base ideológica que permeiam os discursos e aprendizados escolares. Como objetivo específico, nossa investigação procura descrever as mudanças ocorridas nas atitudes e comportamentos discentes a partir do PROJETO AFRICANIDADES, entre 2007 e 2021. Nesse sentido, a pesquisa descreve como sua formulação implicou a discussão sobre as agressões de cunho racial, especialmente em contextos que ligam o sujeito social a um passado cimentado na exclusão e na violência e a narrativas coloniais em que a leitura feita sobre seu corpo se dá na negação. Adotamos como forma de investigação a metodologia da pesquisa-ação, uma vez que, para Thiollent (2011), torna mais evidentes, aos olhos dos interessados, a natureza e a complexidade do que é pesquisado. Dessa forma, a pesquisa parte da observação sobre as dificuldades dos discentes, na sua quase totalidade, negros e negras, como também dos docentes do Centro Integrado de Educação Popular da rede estadual, em não saberem lidar com a realidade racial presente no cotidiano escolar, reproduzindo também discursos configurados pelo ódio e pela violência. Como referencial teórico, demos ênfase aos conceitos de colonialidade e de interculturalidade crítica, uma vez que suas contribuições são de extrema importância ao buscarmos compreender as experiências apreendidas de quem sofreu com o esvaziamento de seus referenciais culturais e, consequentemente, da sua identidade étnico-cultural, quando refletimos sobre os discursos interrompidos e as vozes “torturadas” na região da Baixada Fluminense. Por fim, por meio das observações que deram origem ao Projeto, nos documentos e análise bibliográfica, nas entrevistas com os docentes e os discentes formados nessa instituição, a pesquisa apresenta os resultados sobre as ações e os procedimentos que o PROJETO AFRICANIDADES suscitou ao tensionar as concepções sobre a amplitude da cidadania cimentada no mito da democracia racial ao trazer a real possibilidade de mudanças nas práticas docentes e discentes na perspectiva da proposta de Hooks (2013), na qual educar é transgredir como prática de liberdade.
Abstract: This research has as its starting point the sanction of Law 10.639/03, the LDBEN has included article 26.-A making it mandatory for governments to implement the DCNERER. In this sense, its main objective is to analyze the problematization of ethnic-racial relations in the education of students, seeking to understand their practices in relation to the hegemonic discourses present in the ideological basis that permeate the discourses and school learning. As a specific objective, our investigation seeks to describe the changes that have occurred in students' attitudes and behavior since the AFRICANIDADES PROJECT, between 2007 and 2021. they link the social subject to a past cemented in exclusion, violence and colonial narratives in which the reading of his body takes place in denial. We adopted the methodology of action research as a form of investigation, since, for Thiollent (2011), they make more evident, in the eyes of interested parties, the nature and complexity of what is researched. In this way, the research starts from the observation of the difficulties of students, almost entirely black and black, as well as the teachers of the Integrated Center for Popular Education of the state network, in not knowing how to deal with the racial reality present in everyday school life, reproducing also speeches configured by hate and violence. As a theoretical framework, we emphasized the concept of decoloniality and critical interculturality, since their contributions are extremely important when we seek to understand the learned experiences of those who suffered from the emptying of their cultural references and, consequently, of their ethno-cultural identity , when we reflect on the interrupted speeches and the “tortured” voices in the Baixada Fluminense region. Finally, through the observations that gave rise to the Project, in the documents and bibliographic analysis, in the interviews with the professors and students trained in this institution, the research presents the results about the actions and procedures that the AFRICANIDADES PROJECT raised when tensioning the conceptions about the breadth of citizenship cemented in the myth of racial democracy by bringing the real possibility of changes in teaching and student practices in the perspective of Hooks' (2013) proposal, where educating is transgressing as a practice of freedom.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9931
Appears in Collections:Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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