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dc.contributor.authorCardoso, Alessandra Andrade
dc.date.accessioned2023-12-21T18:54:43Z-
dc.date.available2023-12-21T18:54:43Z-
dc.date.issued2022-08-02
dc.identifier.citationCARDOSO, Alessandra Andrade. Programa inclusão em redes: políticas de educação especial, formação humana e afirmação da diversidade. 2022. 183 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2022.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9937-
dc.description.abstractEsta dissertação teve como objeto de investigação as Políticas Públicas de Educação Especial nos municípios da Região da Costa Verde/RJ. O objetivo central desta pesquisa foi identificar, através dos ‘Webinários Intermunicipais de Inclusão Escolar e Educacional”, políticas das redes de ensino no atendimento às demandas específicas de escolarização de estudantes da educação especial nos municípios de Angra dos Reis, Mangaratiba e Paraty, lócus do estudo; bem como a instituição de uma rede territorial de estudos, pesquisas, trocas de experiências e realização de ações colaborativas; a análise das normativas que regulamentam o atendimento à Educação Especial na Região da Costa Verde/RJ e a caracterização da organização das Redes Municipais de Ensino participantes do Programa no que tange a educação especial. A concepção metodológica desta pesquisa está fundamentada na indissociabilidade entre teoria e práxis posta na Teoria Crítica. O pensamento de Theodor Adorno e comentadores de seu pensamento subsidiaram nossas análises. Os procedimentos de coleta de dados foram: análise documental; dos Projetos Políticos Pedagógicos, Planos Municipais de Educação, slides de apresentação das coordenações de educação especial e documentos oriundos das Secretarias de Educação (portarias, resoluções de matrícula, diretrizes); e grupo focal; através dos webinários, com pautas para debate previamente acordadas com as participantes do estudo, a saber: Coordenadora de Educação Especial da Secretaria de Educação de Angra dos Reis; Diretora de Educação Especial da Secretaria de Educação de Mangaratiba e Coordenadora de Educação Especial da Secretaria de Educação de Paraty. Em nossas conclusões identificamos que o trabalho colaborativo entre as redes municipais de ensino representou uma significativa conquista para a educação especial da região, pois oportunizou, em regime de cooperação, a elaboração do Plano de Ação Intermunicipal de Educação Especial da Região da Costa Verde/RJ. Entretanto, constatou-se que ainda há inúmeros desafios que obstaculizam o trabalho colaborativo entre as redes a medida em que as coordenações não permanecem tempo necessário na função para o estreitamento e fortalecimento das relações. Destacamos a importância desta e outras pesquisas que possuam como objeto de estudo o trabalho colaborativo no processo de elaboração de políticas públicas intermunicipais para o atendimento aos estudantes da modalidade da educação especial como efetividade da formação humana e afirmação da diversidade.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Especialpor
dc.subjectPolíticas Públicaspor
dc.subjectTrabalho Colaborativopor
dc.subjectSpecial Educationeng
dc.subjectPublic Policieseng
dc.subjectCollaborative Workeng
dc.titlePrograma inclusão em redes: políticas de educação especial, formação humana e afirmação da diversidadepor
dc.title.alternativeNetwork inclusion program: special education policies, human training and diversity affirmationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis dissertation had as object of investigation the Public Policies of Special Education in the municipalities of the Region of Costa Verde/RJ. The main objective of this research was to identify, through the 'Intermunicipal Webinars on School and Educational Inclusion', policies of the education networks in meeting the specific demands of schooling of special education students in the municipalities of Angra dos Reis, Mangaratiba and Paraty, locus of the study; as well as the establishment of a territorial network for studies, research, exchanges of experiences and carrying out collaborative actions; the analysis of the regulations that regulate the attendance to Special Education in the Region of Costa Verde/RJ and the characterization of the organization of the Municipal Teaching Networks participating in the Program with regard to special education. The methodological conception of this research is based on the inseparability between theory and praxis set out in Critical Theory. Theodor Adorno’s thought and commentators of his thought subsidized our analyses. Data collection procedures were carried out through document analysis; of Pedagogical Political Projects, Municipal Education Plans, presentation slides of special education coordinators and documents from the education departments (ordinances, enrollment resolutions, guidelines); and with a focus group; through webinars, with agendas for debate previously agreed with the study participants, namely: Special Education Coordinator of the Angra dos Reis Secretary of Education; Director of Special Education at the Secretary of Education of Mangaratiba and Coordinator of Special Education at the Secretary of Education of Paraty. In our conclusions, we identified that the collaborative work between municipal education networks represented a significant achievement for special education in the region, as it provided, in a cooperation regime, the elaboration of the Intermunicipal Action Plan for Special Education in the Region of Costa Verde / RJ. However, it was found that there are still numerous challenges that hinder collaborative work between networks as the coordinations do not remain in the necessary time in the function for the narrowing and strengthening of relationships. We emphasize the importance of this and other researches that have as their object of study the collaborative work in the process of elaboration of inter-municipal public policies for the assistance to students of the special education modality as an effectiveness of human formation and affirmation of diversity.por
dc.contributor.advisor1Damasceno, Allan Rocha
dc.contributor.advisor1ID074.158.237-61por
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0577-805Xpor
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0177717397152120por
dc.contributor.referee1Damasceno, Allan Rocha
dc.contributor.referee1ID074.158.237-61por
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0577-805Xpor
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0177717397152120por
dc.contributor.referee2Silva Junior, Aureliano Lopes da
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-9872-9830por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6480978260525004por
dc.contributor.referee3Santos, Mônica Pereira dos
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-7057-7804por
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8795823734042859por
dc.creator.ID044.120.577-12por
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-4798-7426por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9044478148931109por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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