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dc.contributor.authorAlvernaz, Aline
dc.date.accessioned2023-12-21T18:54:43Z-
dc.date.available2023-12-21T18:54:43Z-
dc.date.issued2022-12-06
dc.identifier.citationALVERNAZ, Aline. Formação continuada online de professores de educação física para a inclusão: forjando uma pedagogia descapacitista. 2022. 231 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2022.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9938-
dc.description.abstractGarantir acesso e permanência dos alunos com deficiência às escolas é um dos grandes desafios no cenário educativo que se apresenta. Na disciplina de Educação Física, particularmente, observamos questões pedagógicas, no campo do currículo, organização de conteúdos, reestruturação de aulas, planejamento, além de outros desafios, como: ressignificação da participação nas aulas, questões corporais que atravessam a deficiência, e seus desdobramentos em diferentes níveis de relacionamento escolar, que culminam no discurso docente "não estou preparado para dar aulas para o aluno com deficiência". O objetivo desta pesquisa é compreender como se dá a formação continuada de professores de Educação Física na perspectiva da inclusão na modalidade online. Apresentamos nosso dispositivo de pesquisa "DESCAPACITA!", sustentado metodologicamente pela Ciberpesquisa-formação, bricolada aos princípios da multirreferencialidade, da cibercultura e à abordagem das pesquisas com os cotidianos. O campo de pesquisa é a formação continuada de professores de Educação Física da rede municipal de Mesquita/RJ. O processo formativo docente na perspectiva inclusiva foi construído em dispositivos síncronos e assíncronos articulando interfaces do WhatsApp, Zoom e o Instagram. Nessa perspectiva, atos de currículo foram engendrados com vista à emersão de conversas e narrativas diversas, em múltiplas linguagens e mídias, a fim de melhor compreendermos a realidade investigada. Encaminhamos a organização de uma Pedagogia Descapacitista, que emerge deste coletivo de professores, forjando abordagens sobre o corpo e suas práticas, a partir de uma abordagem interseccional, tendo em vista a superação do capacitismo na escola como viés de construção de um caminho para a efetivação da Educação Inclusiva, com foco na humanização a fim de atualizar processos formativos docentes/discentes que atendam às demandas educativas diligentes.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação Continuadapor
dc.subjectPesquisa-formação na Ciberculturapor
dc.subjectEducação Física Inclusivapor
dc.subjectInterseccionalidadepor
dc.subjectCapacitismopor
dc.subjectTeacher Trainingeng
dc.subjectCyber-research trainingeng
dc.subjectInclusive Physical Educationeng
dc.subjectIntersectionalityeng
dc.subjectDisablismeng
dc.titleFormação continuada online de professores de educação física para a inclusão: forjando uma pedagogia descapacitistapor
dc.title.alternativePhysical education teachers online continuing education for inclusion: forging a disableism pedagogyeng
dc.typeTesepor
dc.description.abstractOtherEnsuring access and permanence of students with disabilities in schools is one of the great challenges in the presented educational scenario. ln the discipline of Physical Education, particularly, we observed pedagogical issues: curriculum adaptations, content organization, restructuring of classes, planning, in addition to other challenges, such as: re-signification of class attendance, body issues that cross disability, and their unfolding at different levels of school relationships, which culminate in the teacher's speech "I am not prepared to teach classes for students with disabilities". The goal of this research is to understand how the continuing education of Physical Education teachers takes place in the perspective of inclusion in an intersectional approach in the online modality articulated to Instagram. We present our research <levice "DESCAPACITA!", methodologically supported by Cyber-research training, bricoladed to the principies of multi-referentiality and the approach of the research with everyday life. The research field is the continuing education of Physical Education teachers from the Educational Department ofthe city of Mesquita/RJ. The teacher training process in the inclusive perspective has been built in synchronous and asynchronous <levices articulating WhatsApp, Zoom and Instagram interfaces. ln this perspective, acts of curriculum were engendered with a view to the emersion of diverse conversations and narratives, in multiple languages and media, in order to better understand the investigated reality. We forward the organization of a Decapacitist Pedagogy, which emerges from this group ofteachers, forging approaches about the body and its practices, from an intersectional approach, aiming to overcome capacitism in school as a way to build a path for the effectiveness of Inclusive Education, focusing on humanization in order to update teacher/discrent educational processes that meet the diligent educational demands.eng
dc.contributor.advisor1Santos, Edméa Oliveira dos
dc.contributor.advisor1ID615.519.535-87por
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4978-9818por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4023554724278836por
dc.contributor.referee1Santos, Edméa Oliveira dos
dc.contributor.referee1ID615.519.535-87por
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4978-9818por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4023554724278836por
dc.contributor.referee2Morgado, Fabiane Frota da Rocha
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-3969-9029por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1988074625618984por
dc.contributor.referee3Pletsch, Márcia Denise
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-5906-0487por
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5622440291569151por
dc.contributor.referee4Cruz, Mara Lúcia Reis Monteiro da
dc.contributor.referee4ID012.042.987-00por
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0002-7273-3735por
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8707350122882445por
dc.contributor.referee5Reist, Stephanie Virginia
dc.contributor.referee5ID488241778por
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/0764750277398393por
dc.creator.ID098.849.557-54por
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-1275-4876por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9992808642783955por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
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A Tv tem @rodrigohilbert mas a gente, a educação física tem ele: @jorgericardopedro. /S. l.], 11 ago. 2022b. Instagram: @educacaofisica.mesquita. Disponível em: https://www.instagram.com/p/ChINZGEOv9X/?utm_source=ig_web_copy_link. Acesso em: 20 nov. 2022. EDUCAÇÃO Fisica Mesquita/RJ. Audio Post... "O que muda quando a gente aprende junto: todos com todos... ". /S. l.], 26 abr. 2022c. Instagram: @educacaofisica.mesquita. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CcOwMaXOZ-2/. Acesso em 27 ago. 2022. EDUCAÇÃO Física Mesquita/RI.. Hoje o trabalho docente está sendo bem diferente ... /S. l.], 04 abr. 2022d. Instagram: @educacaofisica.mesquita. Disponível em: https://www.instagram.com/p/Cb7r 168rVgl/?utm_source=igweb_copy_link. Acesso em: 20 nov. 2022. EU QUERO ser feliz agora. Compositor: Oswaldo Montenegro. Intérprete: Oswaldo Montenegro. Álbum: De Passagem, 2011. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=X495oVHbZ98. Acesso em: 20 nov. 2022. FERREIRA, J. 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