Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9938
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Formação continuada online de professores de educação física para a inclusão: forjando uma pedagogia descapacitista |
Título(s) alternativo(s): | Physical education teachers online continuing education for inclusion: forging a disableism pedagogy |
Autor(es): | Alvernaz, Aline |
Orientador(a): | Santos, Edméa Oliveira dos |
Primeiro membro da banca: | Santos, Edméa Oliveira dos |
Segundo membro da banca: | Morgado, Fabiane Frota da Rocha |
Terceiro membro da banca: | Pletsch, Márcia Denise |
Quarto membro da banca: | Cruz, Mara Lúcia Reis Monteiro da |
Quinto membro da banca: | Reist, Stephanie Virginia |
Palavras-chave: | Formação Continuada;Pesquisa-formação na Cibercultura;Educação Física Inclusiva;Interseccionalidade;Capacitismo;Teacher Training;Cyber-research training;Inclusive Physical Education;Intersectionality;Disablism |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Data do documento: | 6-Dez-2022 |
Editor: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Educação Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Citação: | ALVERNAZ, Aline. Formação continuada online de professores de educação física para a inclusão: forjando uma pedagogia descapacitista. 2022. 231 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2022. |
Resumo: | Garantir acesso e permanência dos alunos com deficiência às escolas é um dos grandes desafios no cenário educativo que se apresenta. Na disciplina de Educação Física, particularmente, observamos questões pedagógicas, no campo do currículo, organização de conteúdos, reestruturação de aulas, planejamento, além de outros desafios, como: ressignificação da participação nas aulas, questões corporais que atravessam a deficiência, e seus desdobramentos em diferentes níveis de relacionamento escolar, que culminam no discurso docente "não estou preparado para dar aulas para o aluno com deficiência". O objetivo desta pesquisa é compreender como se dá a formação continuada de professores de Educação Física na perspectiva da inclusão na modalidade online. Apresentamos nosso dispositivo de pesquisa "DESCAPACITA!", sustentado metodologicamente pela Ciberpesquisa-formação, bricolada aos princípios da multirreferencialidade, da cibercultura e à abordagem das pesquisas com os cotidianos. O campo de pesquisa é a formação continuada de professores de Educação Física da rede municipal de Mesquita/RJ. O processo formativo docente na perspectiva inclusiva foi construído em dispositivos síncronos e assíncronos articulando interfaces do WhatsApp, Zoom e o Instagram. Nessa perspectiva, atos de currículo foram engendrados com vista à emersão de conversas e narrativas diversas, em múltiplas linguagens e mídias, a fim de melhor compreendermos a realidade investigada. Encaminhamos a organização de uma Pedagogia Descapacitista, que emerge deste coletivo de professores, forjando abordagens sobre o corpo e suas práticas, a partir de uma abordagem interseccional, tendo em vista a superação do capacitismo na escola como viés de construção de um caminho para a efetivação da Educação Inclusiva, com foco na humanização a fim de atualizar processos formativos docentes/discentes que atendam às demandas educativas diligentes. |
Abstract: | Ensuring access and permanence of students with disabilities in schools is one of the great challenges in the presented educational scenario. ln the discipline of Physical Education, particularly, we observed pedagogical issues: curriculum adaptations, content organization, restructuring of classes, planning, in addition to other challenges, such as: re-signification of class attendance, body issues that cross disability, and their unfolding at different levels of school relationships, which culminate in the teacher's speech "I am not prepared to teach classes for students with disabilities". The goal of this research is to understand how the continuing education of Physical Education teachers takes place in the perspective of inclusion in an intersectional approach in the online modality articulated to Instagram. We present our research <levice "DESCAPACITA!", methodologically supported by Cyber-research training, bricoladed to the principies of multi-referentiality and the approach of the research with everyday life. The research field is the continuing education of Physical Education teachers from the Educational Department ofthe city of Mesquita/RJ. The teacher training process in the inclusive perspective has been built in synchronous and asynchronous <levices articulating WhatsApp, Zoom and Instagram interfaces. ln this perspective, acts of curriculum were engendered with a view to the emersion of diverse conversations and narratives, in multiple languages and media, in order to better understand the investigated reality. We forward the organization of a Decapacitist Pedagogy, which emerges from this group ofteachers, forging approaches about the body and its practices, from an intersectional approach, aiming to overcome capacitism in school as a way to build a path for the effectiveness of Inclusive Education, focusing on humanization in order to update teacher/discrent educational processes that meet the diligent educational demands. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9938 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022 - Aline de Alvernaz Branco Ferraz.pdf | Aline de Alvernaz Branco Ferraz | 5.24 MB | Adobe PDF | Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.