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Tipo do documento: Tese
Title: Recontextualizando o Programa Nacional de Assistência Estudantil sob a ótica das ações afirmativas: uma análise da produção acadêmica em relação a atuação das IES no programa
Other Titles: Recontextualizing the Nacional Program of Student Assistance Under the optics of affirmative actions: na anlaysis of the academic production comparate with Higher Education Institutions (HEI) to action in program
Recontextualiser le programme national d'aide aux étudiants dans la perspective des actions affirmatives: une analyse de la production académique en relation avec la performance des établissements d'enseignement supérieur du programme
Authors: Rocha, Vanessa Oliveira de Azevedo
Orientador(a): Siss, Ahyas
Primeiro membro da banca: Siss, Ahyas
Segundo membro da banca: Cupolillo, Amparo Villa
Terceiro membro da banca: Costa, Ricardo Dias da
Quarto membro da banca: Gonçalves, Maria Alice Rezende
Quinto membro da banca: Andrade, Patricia Gomes Rufino
Keywords: PNAES;Ensino Superior;Ações Afirmativas;NPSA;Higher Education;Affirmative Actions;PNAES;Enseignement supérieur;Actions positives
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 11-Feb-2021
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citation: ROCHA, Vanessa Oliveira de Azevedo. Recontextualizando o Programa Nacional de Assistência Estudantil sob a ótica das ações afirmativas: uma análise da produção acadêmica em relação a atuação das IES no programa. 2021. 173 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2021.
Abstract: Nesta tese de doutorado em educação optou-se em focalizar as ações das Instituições de Ensino da Superior (IES) do Brasil, especificamente, as instituições federais no que tange ao entendimento da interpretação do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). O problema a que esta pesquisa responde é: como as produções acadêmicas interpretam, recontextualizam e traduzem a política do PNAES. Para tanto, elenca como percurso metodológico a pesquisa bibliográfica (LUDKE; ANDRE, 1986). Como procedimento de pesquisa utiliza o levantamento bibliográfico disponível no catálogo de dissertações e teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES). Com o intuito de instrumentalizar a análise e compreender os pressupostos teóricos que norteiam as produções acadêmicas direcionadas ao estudo do PNAES, apoiou-se em (FOUCAULT, 1999; BOURDIEU, 2014; BOWE; BALL; GOLD, 1992; BALL, 1994; MAINARDES, 2006 e BALL, MAGUIRE; BRAUN, 2016), dentre outros autores, para compreender o discurso produzido nas produções acadêmicas analisadas. Considera-se a importância e necessária atuação do PNAES enquanto uma medida que se torne uma ação afirmativa institucional, na manutenção dos avanços do estudante e na garantia de educação pública, gratuita e socialmente referenciada. Ressalta-se como crítica ao programa, a fragilidade política do PNAES, com possível risco de encerramento do programa, tendo em vista que se não se configura enquanto uma política pública. Assim como, percebe considerável crítica aos processos de bolsificação do programa, como alternativa das instituições na tradução do PNAES.
Abstract: In this doctorate degree thesis in education, it was decided to focus on the actions of Higher Education Institutions (HEIs) in Brazil, specifically, as federal institutions in terms of understanding the interpretation of the National Student Assistance Program (NPSA). The problem to which this research answers is: how academic productions interpret, recontextualize and translate the NPSA policy. To this end, it lists a bibliographic search as a methodological path (LUDKE; ANDRE, 1986). As a research procedure, it uses the bibliographic survey available in the catalog of dissertations and theses of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CIHEP). In order to instrumentalize the analysis and understand the theoretical assumptions that guide as academic productions directed to the study of the NPSA, it was supported by (FOUCAULT, 1999; BOURDIEU, 2014; BOWE; BALL; GOLD, 1992; BALL, 1994; MAINARDES, 2006 and BALL, MAGUIRE; BRAUN, 2016), among other authors, to understand the discourse produced in the analyzed academic productions. The importance and the necessary action of the NPSA is considered as a measure that becomes an institutional affirmative action, in the maintenance of the student's advances and in the guarantee of public education, free and socially referenced. The political fragility of the NPSA stands out as a criticism of the program, with a possible risk of closing the program, considering that it is not configured as a public policy. As well as, to perceive the critical importance to the processes of scholarship of the program, as an alternative of the institutions in the translation of NPSA.
Dans cette thèse de doctorat en éducation, il a été décidé de se concentrer sur les actions des établissements d'enseignement supérieur (EES) au Brésil, en particulier des institutions fédérales en termes de compréhension de l'interprétation du Programme national d'aide aux étudiants (PNAES). Le problème auquel cette recherche répond est: comment les productions académiques interprètent, recontextualisent et traduisent la politique du PNAES. A cet effet, il recense la recherche bibliographique comme voie méthodologique (LUDKE; ANDRE, 1986). En tant que procédure de recherche, il utilise l'enquête bibliographique disponible dans le catalogue des mémoires et thèses de la Coordination pour l'amélioration du personnel de l'enseignement supérieur (CAPES). Afin d'instrumentaliser l'analyse et de comprendre les hypothèses théoriques qui guident les productions académiques orientées vers l'étude du PNAES, il s'est basé sur (FOUCAULT, 1999; BOURDIEU, 2014; BOWE; BALL; GOLD, 1992; BALL, 1994; MAINARDES , 2006 et BALL, MAGUIRE; BRAUN, 2016), entre autres auteurs, pour comprendre le discours produit dans les productions académiques analysées. L'importance et l'action nécessaire du PNAES est considérée comme une mesure qui devient une action positive institutionnelle, dans le maintien des avancées de l'élève et dans la garantie d'un enseignement public, gratuit et socialement référencé. En tant que critique du programme, la fragilité politique du PNAES se démarque, avec un risque possible de fermeture du programme, considérant qu'il n'est pas configuré comme une politique publique. De plus, il perçoit des critiques considérables à l'égard des processus d'octroi du programme, comme une alternative des institutions dans la traduction du PNAES.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9944
Appears in Collections:Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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