Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9945
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Tuão, Renata Spadetti | |
dc.date.accessioned | 2023-12-21T18:54:46Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T18:54:46Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-13 | |
dc.identifier.citation | TUÃO, Renata Spadetti. Educação, Banco Interamericano de Desenvolvimento e os direitos sociais: desarticulação da classe trabalhadora?. 2023. 324 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2023. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9945 | - |
dc.description.abstract | O fim da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) impactou, decisivamente, os anos finais do século XX, sendo interpretada pelos intelectuais burgueses como o fim da história e pelos intelectuais marxistas, por vezes, como a derrota do movimento dos trabalhadores na luta contra o imperialismo. As consequências dessa experiência associadas às transformações no sistema produtivo propiciadas, a partir da década de 1970, foram sentidas com intensidade pela classe trabalhadora no capitalismo dependente e aproveitadas pela burguesia com a internacionalização e a interiorização dos imperativos do capital para todos os âmbitos das relações sociais. Isso posto, indica-se que o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) tem desenvolvido papel fundamental, sobretudo na expansão capitalista para o interior dos Estados e municípios ou províncias das unidades políticos-territoriais na América Latina, em diferentes áreas, ampliando a aplicação de estratégias que promovem a contenção da classe trabalhadora por meio da sua desarticulação preventiva. Neste trabalho, procura-se apontar os bancos interestatais como desdobramentos institucionais do imperialismo, a partir da investigação sobre a relação do BID com o Brasil, detendo-se ao período entre a redemocratização e os dias atuais. Convém compreender o imperialismo como fase de desenvolvimento do capitalismo em seus traços fundamentais (LÊNIN, 2012) que determinam, ainda no século XXI, as relações sociais no capitalismo dependente (GOUVÊA, 2016; FERNANDES, 1981) por meio de elementos que conduzem à manutenção da contrarrevolução preventiva (FERNANDES, 2019). Desse modo, ampliam-se as fontes utilizadas como objeto de estudo, considerando, para além das operações jurídicopolíticas desenvolvidas pelo BID, legislações produzidas no âmbito dos Estados e municípios e documentos produzidos pelo Movimento Colabora Educação coordenado pela organização empresarial Todos pela Educação no Brasil. Conclui-se que a Educação Básica Pública, no Brasil, entre 1988 e 2022, foi atravessada pela intervenção do BID no interior das unidades políticos-territoriais, em aliança com organizações empresariais locais, como forma de garantir a expansão do capital em termos de valor e território, a partir de processos preventivos de contenção da classe trabalhadora através da sua desarticulação, que tem como principal estratégia a efetivação do regime de colaboração disposto nos dispositivos legislativos desde a Constituição Federal (1988) nos Estados e municípios. | por |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Banco Interamericano de Desenvolvimento | por |
dc.subject | Luta de Classes | por |
dc.subject | Imperialismo | por |
dc.subject | Capitalismo Dependente | por |
dc.subject | Regime de Colaboração | por |
dc.subject | Inter-American Development Bank | eng |
dc.subject | Class Struggle | eng |
dc.subject | Imperialism | eng |
dc.subject | Dependent Capitalism | eng |
dc.subject | Collaboration Regime | eng |
dc.subject | Banco Interamericano de Desarrollo | spa |
dc.subject | Lucha de Clases | spa |
dc.subject | Capitalismo Dependiente | spa |
dc.subject | Régimen de Colaboración. | spa |
dc.title | Educação, Banco Interamericano de Desenvolvimento e os direitos sociais: desarticulação da classe trabalhadora? | por |
dc.title.alternative | Education, Inter-American Development Bank and the social rights: dismantling the working class? | eng |
dc.title.alternative | Educación, Banco Interamericano de Desarrollo y los derechos sociales: ¿desmantelamiento de la clase obrera? | spa |
dc.type | Tese | por |
dc.description.abstractOther | The end of the Union of Soviet Socialist Republics (USSR) had a decisive impact on the final years of the 20th century, being interpreted by bourgeois intellectuals as the end of history and by Marxist intellectuals, sometimes, as the defeat of the workers' movement in the fight against imperialism. The consequences of this experience associated with the transformations in the productive system that took place, from the 1970s onwards, were intensely felt by the working class in dependent capitalism and taken advantage of by the bourgeoisie with the internationalization and internalization of the imperatives of capital for all the spheres of social relations. That said, it is indicated that the Inter-American Development Bank (IDB) has played a fundamental role, especially in the capitalist expansion towards the interior of the States and municipalities or provinces of the political-territorial units in Latin America, in different areas, expanding the application of strategies that promote the containment of the working class through its preventive disarticulation. In this work, an attempt is made to point out interstate banks as institutional developments of imperialism, based on the investigation of the IDB's relationship with Brazil, focusing on the period between redemocratization and the present day. It is convenient to understand imperialism as a phase of development of capitalism in its fundamental traits (LÊNIN, 2012) that determine, even in the 21st century, social relations in dependent capitalism (GOUVÊA, 2016; FERNANDES, 1981) through elements that lead to the maintenance of the preventive counterrevolution (FERNANDES, 2019). In this way, the sources used as an object of study are expanded, considering, in addition to the legal-political operations carried out by the IDB, legislation produced within the states and municipalities and documents produced by the Movimento Coopera Educação coordinated by the business organization Todos pela Educação no Brazil. It is concluded that Public Basic Education, in Brazil, between 1988 and 2022, was crossed by the intervention of the IDB within the political-territorial units, in alliance with local business organizations, as a way of guaranteeing the expansion of capital in terms of value and territory, based on preventive processes to contain the working class through its disarticulation, which has as its main strategy the implementation of the collaboration regime set out in the legislative provisions since the Federal Constitution (1988) in states and municipalities. | eng |
dc.description.abstractOther | El fin de la Unión de Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) tuvo un impacto decisivo en los últimos años del siglo XX, siendo interpretado por los intelectuales burgueses como el fin de la historia y por los intelectuales marxistas, en ocasiones, como la derrota del movimiento obrero. en la lucha contra el imperialismo. Las consecuencias de esta experiencia asociada a las transformaciones en el sistema productivo acaecidas, a partir de la década de 1970, fueron intensamente sentidas por la clase obrera en el capitalismo dependiente y aprovechadas por la burguesía con la internacionalización e internalización de los imperativos del capital. para todos las esferas de las relaciones sociales. Dicho esto, se indica que el Banco Interamericano de Desarrollo (BID) ha jugado un papel fundamental, especialmente en la expansión capitalista hacia el interior de los Estados y municipios o provincias de las unidades político-territoriales en América Latina, en diferentes áreas , ampliando la aplicación de estrategias que promuevan la contención de la clase trabajadora a través de su desarticulación preventiva. En este trabajo se intenta señalar a los bancos interestatales como desarrollos institucionales del imperialismo, a partir de la investigación de la relación del BID con Brasil, centrándose en el período comprendido entre la redemocratización y la actualidad. Es conveniente entender el imperialismo como una fase de desarrollo del capitalismo en sus rasgos fundamentales (LÊNIN, 2012) que determinan, aún en el siglo XXI, las relaciones sociales en el capitalismo dependiente (GOUVÊA, 2016; FERNANDES, 1981) a través de elementos que conducen a el mantenimiento de la contrarrevolución preventiva (FERNANDES, 2019). De esta forma, se amplían las fuentes utilizadas como objeto de estudio, considerando, además de las operaciones jurídicas y políticas realizadas por el BID, legislación producida en el ámbito de los estados y municipios y documentos producidos por el Movimento Coopera Educação coordinado por la organización empresarial Todos pela Educação no Brasil. Se concluye que la Educación Básica Pública, en Brasil, entre 1988 y 2022, estuvo atravesada por la intervención del BID en las unidades político-territoriales, en alianza con las organizaciones empresariales locales, como forma de garantizar la expansión del capital en términos de valor y territorio, a partir de procesos preventivos de contención de la clase trabajadora a través de su desarticulación, que tiene como principal estrategia la implementación del régimen de colaboración previsto en las disposiciones legislativas desde la Constitución Federal (1988) en los estados y municipios. | spa |
dc.contributor.advisor1 | Lamosa, Rodrigo de Azevedo Cruz | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1913716021055272 | por |
dc.contributor.referee1 | Lamosa, Rodrigo de Azevedo Cruz | |
dc.contributor.referee2 | Leher, Roberto | |
dc.contributor.referee3 | Coutinho, Luciana Cristina Salvatti | |
dc.contributor.referee4 | Gonçalves, Leandro Sartori | |
dc.contributor.referee5 | Pronko, Marcela | |
dc.creator.ID | https://orcid.org/0000-0002-4662-4164 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2000624319714706 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu | por |
dc.publisher.department | Instituto de Educação | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares | por |
dc.relation.references | AFFONSO, R.; SILVA, P.L.B. Descentralização e Políticas Sociais. São Paulo: FUNDAP, 1996. AIRES, Ildimar Cruz. Determinantes de Ordem Política e Institucional na formulação e implementação de políticas públicas: um estudo do Programa Estadual de Cidades Intermediárias em Minas Gerais. 1991. Tese (Doutorado em Economia), Instituto de Economia, Universidade estadual de Campinas, 1991. ALMEIDA, Aloisio Flávio Ferreira de. Condicionantes políticos das reformas tributárias na América Latina. 2015. Tese (Doutorado em Administração Pública e Governo) - Escola de Administração de Empresas de São Paulo, Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2015. ALMEIDA, M.H.T. de Federalismo e políticas sociais. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v.28, n.10, p.88-108, 1995. ALVES, Adriana Melo. Regularização Fundiária ou Manutenção das Áreas de Preservação Permanente: a experiência do Programa Habitar Brasil BID. 2007. Dissertação (Mestrado em Planejamento Urbano), Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de Brasília, Brasília, 2007. ANDERSON, Perry. Balanço do neoliberalismo. In: SADER, Emir; GENTILI, Pablo. (org.) Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o Estado Democrático. São Paulo: Paz e Terra, 1995. ANDREUCCI, Franco. A difusão e a vulgarização do marxismo. In: HOBSBAWM, Eric. (org.) História do Marxismo, Vol. 2. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989. _________________. A questão colonial e o imperialismo. In: HOBSBAWM, Eric. (org.) História do Marxismo, Vol. 4. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984. ANTUNES, Ricardo. A fábrica da educação: da especialização taylorista à flexibilização toyotista. São Paulo: Cortez, 2017. ARANHA, Rudervania da Silva Lima. PROEMEM: a lógica do mercado na Educação Pública Municipal de Manaus. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Educação, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017. ARAÚJO, Aloísio Barboza. O Governo Brasileiro, o BIRD e o BID: cooperação e confronto. Rio de Janeiro: IPEA, 1991. ARRETCHE, Marta T. S. Relações Federativas nas políticas sociais. Educação & sociedade, Campinas, v. 23, n. 80, p. 25-48, set. 2002. _________________. Mitos da descentralização: mais democracia e eficiência nas políticas públicas? Revista Brasileira de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, v. 11, n. 31, p. 44-66, jun. 1996. _________________. Políticas sociais no Brasil: descentralização em um estado federativo. Revista Brasileira de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, v. 14, n. 40, p. 111- 141, jun. 1999. ARRIGHI, Giovanni. O longo século XX: dinheiro, poder e as origens de nosso tempo. São Paulo: UNESP/Contraponto, 1996. AYERBE, Luis Fernando. A Revolução Cubana. São Paulo: Editora UNESP, 2004. _________________. Estados Unidos e América Latina: a construção da hegemonia. São Paulo: Editora UNESP, 2002. BALL, Stephen J. Educação Global S. A.: novas redes de políticas e o imaginário neoliberal. Tradução de Janete Bridon. Ponta Grossa, Brasil: UEPG, 2014. _________________. Novos Estados, nova governança e nova política educacional. In: APPLE, Michael W.; BALL, Stephen J.; GANDIN, Luís Armando. Sociologia da Educação: análise internacional. Porto Alegre (RS): Editora Penso, 2013. BAMBIRRA, Vânia. O capitalismo dependente latino-americano. Florianópolis: Insular, 2019. BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO. BR-0199: Reforma do Setor Saúde, 1999b. Relatório final de Projeto. Disponível em: https://www.iadb.org/pt/project/ BR0199. Acesso em: 18 set. 2022. _________________. BR-0308: Programa de Reforma da Proteção Social, 1999c. Levantamento Descritivo do Projeto. Disponível em: https://www.iadb.org/pt/project/ BR0308. Acesso em: 18 set. 2022. _________________. BR-0308: Programa de Reforma da Proteção Social, 1999d. Proposta de Empréstimo. Disponível em: https://www.iadb.org/pt/project/ BR0308. Acesso em: 18 set. 2022. _________________. BR-0391: Reabilitação da Cidade de São Paulo (PROCENTRO), 2003a. Proposta de Empréstimo. Disponível em: https://www.iadb.org/pt/project/BR-0391. Acesso em: 13 nov. 2022. _________________. BR-L1016: Programa de Fortalecimento dos Sistemas Produtivos Locais de São Paulo, 2007c. Proposta de Empréstimo. Disponível em: https://www.iadb.org/pt/project/BR-L1016. Acesso em: 13 nov. 2022. _________________. BR-L1033: Rodovias Estaduais Paulistas Fase II, 2006. Proposta de Empréstimo. Disponível em: https://www.iadb.org/pt/project/BR-L1033. Acesso em: 13 nov. 2022. _________________. BR-L1079: São Paulo Metro - Linha 4 Project, 2008c. Contrato de Empréstimo. Disponível em: https://www.iadb.org/pt/project/BR-L1079. Acesso em: 15 abr. 2023. _________________. BR-L1158: Empréstimo Corporativo SABESP, 2008a. Contrato de Empréstimo. Disponível em: https://www.iadb.org/pt/project/BR-L1158. Acesso em: 15 abr. 2023. _________________. BR-L1159: Projeto Embraport, 2010e. Proposta de Empréstimo. Disponível em: https://www.iadb.org/pt/project/BR-L1159. Acesso em: 13 nov. 2022. _________________. BR-L1161: Programa de Recuperação Rodoviária do Estado de São Paulo (Fase III), 2008e. Contrato de Empréstimo. Disponível em: https://www.iadb.org/pt/project/BR-L1161. Acesso em: 15 abr. 2023. _________________. BR-L1162: Programa de Investimentos no Transporte Metropolitano de São Paulo, 2008d. Contrato de Empréstimo. Disponível em: https://www.iadb.org/pt/project/BR-L1162. Acesso em: 15 abr. 2023. _________________. BR-L1166: Programa de Limpeza do Rio Tietê, Etapa III, 2009a. Proposta de Empréstimo. Disponível em: https://www.iadb.org/pt/project/BRL1166. Acesso em: 13 nov. 2022. _________________. BR-L1216: Programa Tietê Várzea, 2010a. Proposta de Empréstimo. Disponível em: https://www.iadb.org/pt/project/BR-L1216. Acesso em: 13 nov. 2022. _________________. BR-L1227: Projeto de Extensão da Linha 5 (Linha Roxo) do Metrô de São Paulo, 2010b. Proposta de Empréstimo. Disponível em: https://www.iadb.org/pt/project/BR-L1227. Acesso em: 13 nov. 2022. _________________. BR-L1228: Rodoanel Oeste, 2009c. Proposta de Empréstimo. Disponível em: https://www.iadb.org/pt/project/BR-L1228 Acesso em: 13 nov. 2022. _________________. BR-L1268: Apoio à Gestão e Integração de Finanças e Administração no Brasil, 2010c. Proposta de Empréstimo. Disponível em: https://www.iadb.org/pt/project/BR-L1268. Acesso em: 13 nov. 2022. _________________. BR-L1270: Mundo Vox Tenda, 2010d. Proposta de Empréstimo. Disponível em: https://www.iadb.org/pt/project/BR-L1270. Acesso em: 13 nov. 2022. _________________. BR-L1296: Projeto Rodoanel Mário Covas - Seção Norte, 2011. Proposta de Empréstimo. Disponível em: https://www.iadb.org/pt/project/BRL1296. Acesso em: 13 nov. 2022. _________________. BR-L1373: Programa de Investimentos Rodoviários do Estado de São Paulo, 2013. Proposta de Empréstimo. Disponível em: https:/www.iadb.org/pt/project/BR-L1373. Acesso em: 21 out. 2022. _________________. BR-L1401: Programa de Investimentos Rodoviários do Estado de São Paulo II, 2014a. Resumo do Projeto. Disponível em: https://www.iadb.org/pt/project/BR-L1401. Acesso em: 20 out. 2022. _________________. BR-L1458: Apoio ao FUMDHAM, 1992b. Levantamento Descritivo do Projeto. Disponível em: https://www.iadb.org/pt/project/ BR-L1458. Acesso em: 20 jul. 2022. _________________. BR-L1463: Aconselhamento ao FUNDIPESCA, 1993b. Levantamento Descritivo do Projeto. Disponível em: https://www.iadb.org/pt/project/BR-L1463. Acesso em: 18 jul. 2022. _________________. BR-L1467: Fundo de Comercialização de Mãos de Minas, 1994a. Levantamento Descritivo do Projeto. Disponível em: https://www.iadb.org/pt/project/ BRL1467. Acesso em: 21 jul. 2022. _________________. BR-L1467: Fundo de Comercialização de Mãos de Minas, 1994b. Levantamento Descritivo do Projeto. Disponível em: https://www.iadb.org/pt/project/ BRL1467. Acesso em: 21 jul. 2022. _________________. BR-L1480: Centro de Apoio ao Pequeno Empreendedor, 1997b. Plano de Operações. Disponível em: https://www.iadb.org /pt/project/BRL1480. Acesso em: 28 ago. 2022. _________________. BR-M1041: Programa de Acesso de Pequenas Empresas às Cadeias de Fornecimento de Grandes Empresas, 2007a. Proposta de Empréstimo. Disponível em: https://www.iadb.org/pt/project/BR-M1041. Acesso em: 13 nov. 2022. _________________. BR-M1052: Mecânica Web, 2007b. Proposta de Empréstimo. Disponível em: https://www.iadb.org/pt/project/BR-M1052. Acesso em: 13 nov. 2022. _________________. BR-M1119: Desenvolvimento de um Modelo de Atualização de Negócios Sustentável para Micro, Pequenas e Médias Empresas, 2014b. Relatórios de Monitoramento de Desempenho do Projeto. Disponível em: https://www.iadb.org/pt/project/BR-M1119. Acesso em: 20 out. 2022. _________________. BR-T1034: Programa de Melhoria da Eficiência da Operação Comercial da CEDAE. 2007e. Plano de Operações. Disponível em: https://www.iadb.org/pt/project/ BR-T1034. Acesso em: 13 nov. 2022 _________________. BR-T1051: Auxílio Emergencial ao Estado do Rio de Janeiro. 2007f. Plano de Operações. Disponível em: https://www.iadb.org/pt/project/ B2015RT1051. Acesso em: 13 nov. 2022 _________________. BR-T1053: Plano Estratégico IIRSA Desenvolvimento Sustentável Arco Metropolitano do Rio de Janeiro. 2007g. Plano de Operações. Disponível em: https://www.iadb.org/pt/project/ BR-T1053. Acesso em: 13 nov. 2022 _________________. BR-T1059: Apoio à Concepção de Projetos para Municípios Brasileiros, 2007d. Plano de Operações. Disponível em: https://www.iadb.org/pt/project/BR-T1059 Acesso em: 13 nov. 2022. _________________. BR-T1059: Apoio à Concepção de Projetos para Municípios Brasileiros, 2009e. Editais Específicos. Disponível em: https://www.iadb.org/pt/project/BR-T1059 Acesso em: 09 mai. 2023. _________________. BR-T1067: Fortalecimento da Capacidade Institucional de Combate ao Crime e à Violência, 2008f. Contrato de Empréstimo. Disponível em: https://www.iadb.org/pt/project/BR-T1067. Acesso em: 15 abr. 2023. _________________. BR-T1098: Metodologia MDL para Redução de Carbono Equivalente no Metrô de São Paulo, 2008g. Contrato de Empréstimo. Disponível em: https://www.iadb.org/pt/project/BR-T1098. Acesso em: 15 abr. 2023. _________________. BR-T1101: Fortalecimento Institucional Local e Desenvolvimento Econômico de MPEs, 2008j. Contrato de Empréstimo. Disponível em: https://www.iadb.org/pt/project/BR-T1067. Acesso em: 13 abr. 2023. _________________. BR-T1107: Metodologia CDM para Mudança Modal para Metrô e Metrô Leve, 2008h. Contrato de Empréstimo. Disponível em: https://www.iadb.org/pt/project/BR-T1107. Acesso em: 13 abr. 2023. _________________. BR-T1108: Apoio à Agência Reguladora de Saneamento e Energia de São Paulo, 2008b. Contrato de Empréstimo. Disponível em: https://www.iadb.org/pt/project/BR-T1108. Acesso em: 15 abr. 2023. _________________. BR-T1135: Apoio à Secretaria de São Paulo no Desenvolvimento Produtivo Regional, 2009d. Proposta de Empréstimo. Disponível em: https://www.iadb.org/pt/project/BR-T1135 Acesso em: 13 nov. 2022. _________________. BR-T1144: Apoio à Agência Reguladora de Saneamento e Energia em São Paulo, 2009b. Proposta de Empréstimo. Disponível em: https://www.iadb.org/pt/project/BR-T1144. Acesso em: 13 nov. 2022. _________________. BR-T1246: Movimento Todos pela Educação: novas práticas educacionais e agenda política, 2012b. Acordo de Cooperação Técnica. Disponível em: https://www.iadb.org/pt/project/BR-T1246. Acesso em: 12 out. 2020. _________________. BR-T1312: Apoio à gestão participativa de resíduos sólidos na baía de Guanabara. 2015c. Resumo do Projeto. Disponível em: https://www.iadb.org/pt/project/BR- T1312. Acesso em: 20 out. 2022. _________________. BR-T1315: Apoio à gestão participativa de resíduos sólidos na baía de Guanabara. 2015b. Resumo do Projeto. Disponível em: https://www.iadb.org/pt/project/BR- T1315. Acesso em: 20 out. 2022. _________________. BR-T1323: Instrumento Financeiro para Promover a Diversidade e a Inclusão do Setor Privado, 2015a. Resumo do Projeto. Disponível em: https://www.iadb.org/pt/project/BR-T1323. Acesso em: 20 out. 2022. _________________. BR-T1324: Fortalecimento do diálogo e da disseminação do conhecimento em Segurança Cidadã, 2016. Resumo do Projeto. Disponível em: https://www.iadb.org/pt/project/BR-T1324. Acesso em: 20 out. 2022. _________________. BR-T1374: Transformação Digital para a Inovação. 2017. Resumo de Cooperação Técnica. Disponível em: https://www.iadb.org/pt/project/BRT1374. Acesso em: 20 mar. 2023. _________________. BR-T1430: Apoio para o estabelecimento do Centro Internacional Liderado por Universidades para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS) em Campinas. 2019b. Resumo de Cooperação Técnica. Disponível em: https://www.iadb.org/pt/project/BR-T1430. Acesso em: 20 mar. 2023. _________________. BR-X1005: Projeto de Fortalecimento da Gestão Fiscal do Estado de São Paulo, 2008i. Contrato de Empréstimo. Disponível em: https://www.iadb.org/pt/project/BR-T1067. Acesso em: 13 abr. 2023. _________________. BR-X1027: Movimento Todos pela Educação: novas práticas educacionais e agenda política, 2012a. Levantamento Descritivo. Disponível em: https://www.iadb.org/pt/project/BR-X1027. Acesso em: 12 out. 2020. _________________. BR0062: Modernização da Agricultura, 1992d. Levantamento Descritivo do Projeto. Disponível em: https://www.iadb.org/pt/project/ BR0062. Acesso em: 20 jul. 2022. _________________. BR0072: Basic Sanitation for the Guanabara Bay Basin, 1993d. Levantamento Descritivo do Projeto. Disponível em: https://www.iadb.org/pt/project/BR0072. Acesso em: 18 jul. 2022. _________________. BR0150: Modernização Rodoviária São Paulo-Florianópolis, 1995. Levantamento Descritivo do Projeto. Disponível em: https://www.iadb.org/pt/project/ BR0150. Acesso em: 21 jul. 2022. _________________. BR0162: Modernização da Rodovia Fernão Dias, 1993a. Levantamento Descritivo do Projeto. Disponível em: https://www.iadb.org/pt/project/BR0162. Acesso em: 18 jul. 2022. _________________. BR0210: Programa de Reabilitação de Favelas, 1996b. Plano de Operações. Disponível em: https://www.iadb.org /pt/project/BR0210. Acesso em: 28 ago. 2022. _________________. BR0216: Urbanização da Rodovia Fernão Dias Etapa II, 1996a. Plano de Operações. Disponível em: https://www.iadb.org /pt/project/BR0216. Acesso em: 28 ago. 2022. _________________. BR0295: Programa de Recuperação de Rodovias do Estado de São Paulo, 2001. Levantamento Descritivo do Projeto. Disponível em: https://www.iadb.org/pt/project/ BR0295. Acesso em: 21 jul. 2022. _________________. BR0296: Projeto da Rodovia Castello-Raposo, 1998a. Proposta de Empréstimo. Disponível em: Disponível em: https://www.iadb.org/pt/ project/BR0296. Acesso em: 28 ago. 2022. _________________. BR0306: Anhanguera - Bandeirantes, 1999a. Levantamento Descritivo do Projeto. Disponível em: https://www.iadb.org/pt/project/ BR0306. Acesso em: 21 ago. 2022. _________________. BR0373: Cultura e Cidadania para Inclusão Social, 2003b. Proposta de Empréstimo. Disponível em: https://www.iadb.org/pt/project/BR0373. Acesso em: 20 out. 2022. _________________. Grupos Consultivos de Organizações da Sociedade Civil. 2023c. Disponível em: https://www.iadb.org/pt/sociedade-civil/grupos-consultivos-dasociedade- civil. Acesso em 15 jan. 2023. _________________. Projetos, 2022a. Descrição dos projetos desenvolvidos pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento na América Latina. Disponível em: https://www.iadb.org/pt/projects-search?Country= BR§or =&status=&query=&page=62. Acesso em: 16 jul. 2022. _________________. Sobre o BID: Assembleia de Governadores. Disponível em: https://www.iadb.org/pt/sobre-o-bid. Acesso em: 15 out. 2019a. BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO. Sobre o BID: como estamos organizados? 2023a. Disponível em: https://www.iadb.org/es/acerca-delbid/ como- estamos-organizados?open_accordion=6. Acesso em 15 jan. 2023. _________________. Sobre o BID: departamentos. Disponível em: https://www.iadb.org/pt/sobre-o-bid/departamentos/orp. Acesso em: 15 out. 2022b. _________________. Sobre o BID: direção executiva. 2023b. Disponível em: https://www.iadb.org/pt/sobre-o-bid/assembleia -de-governadores. Acesso em: 15 jan. 2023. _________________. Sobre o BID. Capital Social e Poder de Voto. 2021. Disponível em: https://www.iadb.org/es/acerca-del-bid/capital-social-y-poder-de-voto-0. Acesso em: 16 jun. 2021. _________________. SP-8903222: Apoio ao FUMDHAM, 1992c. Levantamento Descritivo do Projeto. Disponível em: https://www.iadb.org/pt/project/ SP8903222. Acesso em: 20 jul. 2022. _________________. SP-9106255: Apoio ao FUNDIPESCA, 1992a. Levantamento Descritivo do Projeto. Disponível em: https://www.iadb.org/pt/project/SP9106255. Acesso em: 18 jul. 2022. _________________. SP9709249: Centro de Apoio ao Pequeno Empreendedor, 1997a. Plano de Operações. Disponível em: https://www.iadb.org /pt/project/SP9709249. Acesso em: 28 ago. 2022. _________________. TC-9008112: Aconselhamento ao FUNDIPESCA, 1991a. Levantamento Descritivo do Projeto. Disponível em: https://www.iadb.org/pt/project/TC9008112. Acesso em: 18 jul. 2022. _________________. TC-9308455: Programa de Avaliação do Crédito Bancário Feminino, 1993c. Levantamento Descritivo do Projeto. Disponível em: https://www.iadb.org/pt/project/ TC9308455. Acesso em: 21 jul. 2022. _________________. TC-9502073: Programa Comunidade Solidária: sociedade civil/associações estatais, 1996c. Plano de Operações. Disponível em:https://www.iadb.org /pt/project/TC9502073. Acesso em: 28 ago. 2022. _________________. TC-9904027: Formação de Liderança Sindical, 2000a. Memorando de Doadores. Disponível em: https://www.iadb.org/pt/project/TC9904027. Acesso em: 01 set. 2022 _________________. TC-9904027: Formação de Liderança Sindical, 2000b. Levantamento Descritivo do Projeto. Disponível em: https://www.iadb.org/pt/project/TC9904027. Acesso em: 31 ago. 2022. _________________. TC9809502: Projeto da Rodovia Castello-Raposo, 1998b. Proposta de Empréstimo. Disponível em: Disponível em: https://www.iadb.org/pt/ project/TC9809502. Acesso em: 28 ago. 2022. BARÃO, Gilcilene de Oliveira Damasceno. Conferência Mundial de Educação Para Todos: Um Novo Consenso para a Universalização da Educação Básica. 1999. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1999. BARONE, Franscisco Marcelo; SADER, Emir. Acesso ao crédito no Brasil: evoluções e perspectivas. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 42, dez., 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rap/a/TwryKYFwx8r4zRQyKX5 Q8MH/ ?lang=pt. Dossiê Caderno CRH, Bahia, v. 32, ed. 85, jan-abr. 2019 BASNIAK, Maria Ivete. Políticas de tecnologias na educação: o Programa Paraná Digital. 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2014. BEHRING, Elaine Rosseti. Fundo Público, valor e política social. São Paulo: Cortez Editora, 2021. BONENTE, Bianca Imbirra. Desenvolvimento em Marx e na teoria econômica: por uma crítica negativa do desenvolvimento capitalista. 2012. Tese (Doutorado em Economia) - Programa de pós-graduação em Economia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2012. BORDIGNON, Talita Francieli. As ações do Estado brasileiro para o desenvolvimento do ensino industrial no Brasil (1946-1971). 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2012. BRASIL. Constituição Federal. 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acesso em: 20 mai. 2020. BRASIL. Emenda Constitucional nº 108, de 26 de agosto de 2020. Altera a Constituição Federal para estabelecer critérios de distribuição da cota municipal do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), para disciplinar a disponibilização de dados contábeis pelos entes federados, para tratar do planejamento na ordem social e para dispor sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb); altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias; e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ constituicao/emendas /emc/emc108.htm. Acesso em: 25 abr. 2023. BRASIL. Fundo Nacional do Meio Ambiente. Histórico. Disponível em: https://www.gov.br/mma/pt-br/acesso-a-informacao/apoio-a-projetos/fundo-nacionaldo- meio-ambiente. Acesso em: 20 mar. 2022. BRASIL. Lei complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006. Institui o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte; altera dispositivos das Leis no 8.212 e 8.213, ambas de 24 de julho de 1991, da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, da Lei no 10.189, de 14 de fevereiro de 2001, da Lei Complementar no 63, de 11 de janeiro de 1990; e revoga as Leis no 9.317, de 5 de dezembro de 1996, e 9.841, de 5 de outubro de 1999. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/LCP/Lcp123.htm. Acesso em: 26 abr. 2023 BRASIL. Lei n. 13.636, de 20 de março de 2018. Dispõe sobre o Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO). Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2018/Lei/L13636.htm. Acesso em: 25 abr. 2023 BRASIL. Lei n. 13.999, de 18 de maio de 2020. Institui o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), para o desenvolvimento e o fortalecimento dos pequenos negócios. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2019-2022/2020/Lei/L13999.htm. Acesso em: 25 abr. 2023 BRASIL. Lei nº 11.110, de 25 de abril de 2005. Institui o Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado - PNMPO e altera dispositivos da Lei nº 8.029, de 12 de abril de 1990. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil _03/LEIS/LCP/Lcp123.htm. Acesso em: 27 abr. 2023 BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ _ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 26 abr. 2023 BRASIL. Lei nº 14.113, de 25 de dezembro de 2020. Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), de que trata o art. 212-A da Constituição Federal; revoga dispositivos da Lei nº 11.494, de 20 de junho de 2007. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/lei/l14113.htm. Acesso em: 25 abr. 2023. BRASIL. Lei nº 9.396, em 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/ L9394.htm. Acesso em: 27 abr. 2023 BRASIL. Lei nº 9.790, em 23 de março de 1999. Dispõe sobre a qualificação de pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, como Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público, institui e disciplina o Termo de Parceria, e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9790.htm. Acesso em: 27 abr. 2023 BRASIL. Lei nº: 13.019, de 31 de julho de 2014. Estabelece o regime jurídico das parcerias entre a administração pública e as organizações da sociedade civil, em regime de mútua cooperação, para a consecução de finalidades de interesse público e recíproco. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2018/Lei/ L13636.htm. Acesso em: 26 abr. 2023 BRAVERMAN, Harry. Trabalho e Capital Monopolista: a degradação do trabalho no século XX. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1974. CÂMARA DOS DEPUTADOS. Portal da Constituição Cidadã, 2022. Processo Constituinte. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/atividadelegislativa/ legislacao/Constituicoes_Brasileiras/constituicao-cidada/o-processo-constituinte/ comissoes-e-subcomissoes. Acesso em: 25 ago. 2022. CAMPINAS, Lei 14.920, de 24 de novembro de 2014. Dispõe sobre a concessão de incentivos fiscais no município de Campinas às empresas enquadradas como start-up. Diário Oficial. Disponível em: https: //leismunicipais.com.br/a/sp/c/campinas/leiordinaria/ 2014/1492/14920/lei-ordinaria-n-14920-2014-dispoe-sobre-a-concessao-deincentivos- fiscais- no-municipio-de-campinas-as-empresas-enquadradas-como-start-up. Acesso em: 12 fev. 2023. CASTAÑEDA, Belky Esperanza Gutierrez. Comparação das normas de auditoria do Brasil e da Colômbia com as internacionais. 2005. Dissertação (Mestrado em Administração) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, 2005. CASTRO, Karisse Ricarte de. A proposta do Banco Interamericano de Desenvolvimento e suas convergências na Política Educacional Brasileira. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Programa de Pósgraduação em Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019. CEARÁ. Lei nº 14.026, de 17 de dezembro de 2007. Cria o Programa Alfabetização na Idade Certa – PAIC, de cooperação técnica e incentivo para melhoria dos indicadores de aprendizagem nos municípios cearenses e dá outras providências. Disponível em: https://belt.al.ce.gov.br/index.php/legislacao-do-ceara/organizacao-tematica/ educacao/ item/4310-lei-n-14-026-de-17-12-07-d-o-19-12-07. Acesso em: 10 mai. 2023. CEARÁ. Lei nº 14.371, de 19 de junho de 2009. Cria o Prêmio Escola Nota Dez, destinado a premiar as escolas públicas com melhor resultado no índice de desempenho escolar-alfabetização (ide-alfa), e dá outras providências. Disponível em: https://belt.al.ce.gov.br/index.php/legislacao-do-ceara/organizacao-tematica/educacao/ item/5365-lei-n-14-371-de-19-06-09-d-o-de-19-06-09-revogado-pela-lei-n-15-923-de- 15-12-15. Acesso em: 10 mai. 2023. CENTRO DE ESTATÍSTICA RELIGIOSA E INVESTIGAÇÕES SOCIAIS. Relatório de Avaliação Final. Rio de Janeiro: CERIS, 2004. CERQUEIRA, Maria Cristina Rizzetto. Programa de Expansão da Educação Profissional: análise do alcance das políticas educacionais. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura) - Instituição de Humanas, Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2010. COELHO, Juçara Eller. A desvinculação dos Ensinos Médio e Técnico na Escola Técnica Federal de SC - Unidade Florianópolis - a partir do decreto nº 2.208/97 (1997-2004). 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Ciências Humanas e da Educação, Universidade do Estado de Santa Catarina, Santa Catarina, 2012. CONGRESSO SOCIALISTA INTERNACIONAL DE STUTTGART. In: Dicionário Político. Londres: Marxists Internet Archive, 2021. Disponível em: https://www.marxists.org/portugues/dicionario/verbetes/c/congresso_stuttgart.htm. Acesso em: 12 jun. 2021. COSTA JÚNIOR, Augusto César. O Programa Nacional de Apoio à Modernização da Gestão e do Planejamento dos Estados e Distrito Federal e seus resultados no Estado do Ceará. Dissertação (Mestrado em Economia) - Curso de Pós-graduação em Economia, Universidade Federal do Ceará, Ceará, 2014. COSTA, Márcia S. T.; TUÃO, Renata Spadetti; ANDRADE, Marluce S.; ARAÚJO, Thays R. Percursos Educativos em Duque de Caxias: a História Oral como fonte na pesquisa em Educação. In: Pandemia e Futuros Possíveis. XVI Encontro Nacional de História Oral. 2022, Rio de Janeiro (RJ). Anais [...]. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2022. Disponível em: https://www.even3.com.br/anais/ xviencontronacionaldehistoriaoral. Acesso em: 18 mai. 2023. COUTO, Ronaldo Costa. A História Viva do BID e o Brasil. Washington: Banco Interamericano de Desenvolvimento, 2002. CRUZ, Sandra Helena Ribeiro. Grandes Projetos Urbanos, segregação social e condições de moradia em Belém e Manaus. 2012. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Universidade Federal do Pará, Belém, 2012. DANTAS, Gilson; TONELO, Iuri. (orgs.) O método em Karl Marx. São Paulo: Edições Iskra, 2016. DEITOS, Roberto Antonio. O PROEM e seus vínculos com o BID/BIRD: os motivos financeiros e as razões ideológicas da política educacional paranaense para o ensino médio e profissional (1995-1999). 2000. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000. DEITOS, Roberto Antonio.O capital financeiro e a educação no Brasil. 2005. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005. DIAS, Rodrigo. Imprensa Revolucionária dos anos oitenta: os intelectuais e suas formulações sobre a Revolução Brasileira. 2011. Tese (Doutorado em História) - Curso de Pós-graduação em História, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. DREIFUSS, René Armand. O jogo da direita na nova República. Petrópolis: Vozes, 1989. EDELMAN, Bernard. A legalização da classe operária. São Paulo: Boitempo, 2016. ENGELS, Friedrich; KAUTSKY, Karl. O socialismo jurídico. São Paulo: Boitempo, 2012. ENGELS, Friedrich. A origem da família, da propriedade privada e do Estado. São Paulo: Boitempo, 2019. ESPÍRITO SANTO. Lei Estadual nº 10.631, de 28 de março de 2017. Institui o Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo e dá outras providências. Disponível em: https://leisestaduais.com.br/es/lei-ordinaria-n-10631-2017-espirito-santo-institui-opacto- pela-aprendizagem-no-espirito-santo-e-da-outras-providencias. Acesso em: 15 mai. 2023 ESPÍRITO SANTO. Lei nº 10.880, de 19 de julho de 2018. Institui o Prêmio Escola que Colabora e o Programa de Concessão de Bolsas de Apoio Técnico, no âmbito do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo – PAES. Disponível em: https://www3.al.es.gov.br/Arquivo/Documents/legislacao/html/LeOr108802018.html. Acesso em: 15 mai. 2023 ESPÍRITO SANTO. Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo. Disponível em: https://sedu.es.gov.br/paes. Acesso em: 15 mai. 2023 EVANGELISTA, Olinda; LEHER, Roberto. Todos pela Educação e o episódio Costin no MEC: a pedagogia do capital em ação na política educacional brasileira. Trabalho Necessário, Rio de Janeiro, Ano 10, Nº 15, 2012. FAJNZYLBER, F. La industrialización trunca en América. Buenos Aires: Centro de Estudios de América Latina, 1984. FARIAS, Francisco Adjacy. Pobreza e Educação: as intervenções do BID nas Políticas Públicas Brasileiras. 2014. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Sociedade) - Centro de Estudos Sociais Aplicados, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2014. FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2019. FERNANDES, Florestan. A ditadura em questão. São Paulo: T. A. Queiroz, 1982. _________________. A Revolução Burguesa no Brasil: ensaio de interpretação sociológica. São Paulo: Editora Contracorrente, 2020. _________________. Apontamentos sobre a Teoria do Autoritarismo. São Paulo: Expressão Popular, 2019. _________________. Capitalismo Dependente e Classes Sociais na América Latina. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1981. FERREIRA, Oscar Luís. Patrimônio Cultural e Acessibilidade: as intervenções do Programa Monumenta, de 2000 a 2005. 2011. Dissertação (Mestrado em Arquitetura), Faculdade de Arquitetura, Universidade de Brasília, Brasília, 2011. FIGUEIREDO, Ireni Marilene Zago. Desenvolvimento, globalização e políticas sociais: um exame das determinações contextuais dos projetos de reforma da educação e da saúde brasileiras da última década. 2006. Tese (Doutorado em Educação) - Instituto de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006. FONTES, Virgínia. O Brasil e o capital-imperialismo: teoria e história. Rio de Janeiro: EPSJV, 2010. FREITAS, Rosana de Carvalho Martinelli. A Política de Combate à Pobreza e as Agências Multilaterais: um Estudo Comparativo entre o Brasil e o México nas décadas de 80 e 90. 2004. Tese (Doutorado em Sociologia Política) - Programa de Pós- Graduação em Sociologia Política, Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, 2004. FRIGOTTO, Gaudêncio. A produtividade da escola improdutiva: um (re)exame das relações entre educação e estrutura econômico-social capitalista. São Paulo: Cortez, 2010. _________________. Trabalho, Conhecimento, Consciência e a Educação do Trabalhador: impasses teóricos e práticos. In: GOMEZ, Carlos Minayo. [et al]. Trabalho e Conhecimento: dilemas na educação do trabalhador. São Paulo: Cortez, 1995. GARCEZ, Gabriela Soldano; FREITAS, Gilberto Passos. Governança, globalização e atores não estatais: uma análise sob a perspectiva do Direito Internacional. SCIENTIA IURIS, Londrina, v.19, n.2, p.223-240, dez.2015. GETZLER, Israel. Outubro de 1917: o debate marxista sobre a revolução na Rússia. In: HOBSBAWM, Eric. (org.) História do Marxismo, Vol. 2. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986. GOHN, Maria da Glória. Teorias sobre a participação social: desafio para a compreensão das desigualdades sociais. Dossiê Caderno CRbanco H, Bahia, v. 32, ed. 85, jan-abr., 2019. GONÇALVES, Alcindo; ALMEIDA, Daniel Freire; REI, Fernando. (org.) Governança Global: desafios e complexidades. Santos (SP): Editora Universitária Leopoldianum, 2021. GOUVÊA, Leda Aparecida Vanelli Nabuco de. Educação formal de mulheres e meninas: a perspectiva das Organizações Multilaterais. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de pós-graduação em Educação, Universidade Estadual de Maringá, 2007. GOUVÊA, Marina M. M. Aproximação ao Debate Marxista sobre a Caracterização do Capitalismo na virada do Século XX. 2012. Dissertação (Mestrado em Economia Política) – Programa de Pós-graduação em Economia Política Internacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2012. _________________. Imperialismo e método. Apontamentos críticos visando a problemas de tática e estratégia. 2016. Tese (Doutorado em Economia Política) – Programa de Pós-graduação em Economia Política Internacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2016. GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere, volume 3. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014. GUEDES, Maria Tarcila Ferreira. Conferências Pan-Americanas. In: REZENDE, Maria Beatriz; GRIECO, Bettina; TEIXEIRA, Luciano; THOMPSON, Analucia (Orgs). Dicionário IPHAN de Patrimônio Cultural. Rio de Janeiro, Brasília: IPHAN/DAF/Copedoc, 2015. HARDMAN, Francisco. Prefácio. In: A Falência da II Internacional. São Paulo: Kairós, 1979 HARVEY, David. O Novo Imperialismo. 8. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014. HENRY, Robert; VASCONCELOS, Joana S.; RAMIRÉZ, Viviana C. La via Chilena ao Socialismo. Buenos Aires: CLACSO, 2020. HEREDIA, Fernando Martinez. Socialismo, Liberación y Democracia: en el horno de los noventa. La Habana: Ocean Press, 2006. HILFERDING, Rudolph. O Capital Financeiro. São Paulo: Nova Cultural, 1985. HIRSH, Joachim. Teoria materialista do Estado: processos de transformação do sistema capitalista de Estado. Rio de Janeiro: Revan, 2010. HOBSBAWM, Eric J. Era dos Extremos: o breve século XX: 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. HOBSON, John. A Evolução do Capitalismo Moderno: um estudo sobre a produção mecanizada. São Paulo: Abril Cultural, 1996. _________________. Imperialism, a study. Londres: Allen and Unwin, 1948. Disponível em:,http://www.marxists.org/archive/hobson/1902/imperialism/indez.htm>. Acesso em: 15 nov. 2021. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. As Fundações Privadas e Associações sem Fins Lucrativos no Brasil (2010). Estudos e Pesquisas, Informação Econômica, Rio de Janeiro, IBGE, nº 20, 2012. _________________. As Fundações Privadas e Associações sem Fins Lucrativos no Brasil (2016). Estudos e Pesquisas, Informação Econômica, Rio de Janeiro, IBGE, nº 32, 2019. _________________. Estados e Municípios. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/. Acesso em: 20 mar. 2023. INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA. Diretoria de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia. Nota Técnica nº 25. Rio de Janeiro: IPEA, ago., 2019. INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA. Perfil das Organizações da Sociedade Civil no Brasil. Rio de Janeiro: IPEA, 2018. _________________. Texto para Discussão: As Relações Econômicas do Brasil com os principais Bancos Multilaterais de Desenvolvimento (1990-2012). Rio de Janeiro: IPEA, 2014. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Censo Escolar. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-deatuacao/ pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-escolar. Acesso em: 12 mai. 2023. _________________. Bernstein’s old articles and new afflictions. Justice, jul. 20. 1901. Disponível em: https://www.marxists.org/archive/kautsky/1901/06/bernstein.htm. Acesso em: 28 dez. 2021. _________________. The Social Revolution. Justice, 1902. Disponível em: https://www.marxists.org/archive/kautsky/1902/socrev/index.htm. Acesso em: 28 dez. 2021. _________________. Ultra-imperialismo. Die Neue Zeit. Alemanha, set., 1914. Disponível em: https://www.marxists.org/archive/kautsky/1914/09/ultra-imp.htm. Acesso em: 21 dez. 2021. KAUTSKY, Karl. A questão agrária. São Paulo: Nova Cultural, 1986. KRAWCZYK, Nora Rut; CAMPOS, Maria Malta; HADDAD, Sérgio. O Cenário Educacional Latino-americano no limiar do Século XXI: reformas em debate. Campinas: Autores Associados, 2000. KRAWCZYK, Nora Rut; WANDERLEY, Luiz Eduardo. (org.) América Latina: Estado e reformas numa perspectiva comparada. São Paulo: Cortez, 2003. KRAWCZYK, Nora Rut. Em busca de uma nova governabilidade na educação. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade. Política e Gestão da Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. KRAWCZYK, Nora Rut. Uma perspectiva histórico-sociológica da reforma educacional na América Latina: Argentina, Brasil, Chile e México nos anos 1990. Brasília: Líber Livro, 2012. LAMOSA, Rodrigo de Azevedo Cruz. A Nova Ofensiva do Capital na América Latina: Todos pela Educação? 2017, Brasília. Anais Eletrônicos [...]. Brasília: UNB, 2017a. Disponível em: https://www.snh2017.anpuh.org/. Acesso em 21 abr. 2020. LEHER, Roberto. Um novo senhor da educação? A política educacional do Banco Mundial para a periferia do capitalismo. Revista Outubro, São Paulo, n. 1, p. 19- 30. 1999. LEMOS, Carolina Siqueira. Gestão Pública orientada para Resultados: avaliando o caso de Minas Gerais. 2009. Dissertação (Mestrado em Administração Pública), Escola Brasileira de Administração Pública, Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 2009. LENIN, Vladimir Ilitch. A characterisation of economic romanticism. In: LÊNIN, Vladimir Ilitch. Collected Works. Volume 2. Moscou:Progress Publishers, 1972b. Disponível em: http://www.marx2mao.com/Lenin/ER97.html. Acesso em: 25. ago. 2021. _________________. A Falência da II Internacional. São Paulo: Kairós, 1979. _________________. A Terceira Internacional e seu lugar na história. Biblioteca de Textos Marxistas, 1919. Disponível em: https://www.marxists.org/portugues/ lenin/1919/04/15.htm. Acesso em: 20 dez. 2022. _________________. Democracia e Luta de Classes: textos escolhidos. São Paulo: Boitempo, 2019. _________________. Imperialismo, estágio superior do capitalismo. São Paulo: Expressão Popular, 2012. _________________. O Desenvolvimento do Capitalismo na Rússia. São Paulo: Nova Cultural, 1985. _________________. O Estado e a Revolução: o que ensina o marxismo sobre o Estado e o papel do proletariado na revolução. São Paulo: Expressão Popular, 2007. _________________. O Oportunismo e a Falência da II Internacional. Revista Verbete, nº 01, jan. 1916. Disponível em: https://www.marxists.org/portugues/lenin/ 1916/01/falencia.htm. Acesso em: 20 dez. 2021. _________________. What the “friends of the people” are and how they fight. In: _________________. Collected Works. Volume 1. Moscou:Progress Publishers, 1972a. Disponível em: http://www.marx2mao.com/M2M(SP)/Lenin(SP) /FP94si.html. Acesso em: 25. ago. 2021. LIMA JÚNIOR, Fontele de. Ordenamento Institucional na Gestão do Ensino Médio público no Distrito Federal. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Políticas Públicas e Gestão da Educação, Universidade de Brasília, 2011. LIPMAN, Pauline. A Educação e o Direito à Cidade: a intersecção de políticas urbanas, educação e pobreza. In: APPLE, Michael W.; BALL, Stephen J.; GANDIN, Luís Armando. Sociologia da Educação: análise internacional. Porto Alegre (RS): Editora Penso, 2013. LOSURDO, Domenico. A linguagem do Império: léxico da ideologia estadunidense. São Paulo: Boitempo, 2010. _________________. A luta de classes: uma história política e filosófica. São Paulo: Boitempo, 2015. _________________. Fuga da História? A revolução russa e a revolução chinesa vistas de hoje. Rio de Janeiro: Revan, 2004. LÖWY, Michael. (org.) O Marxismo na América Latina: uma antologia de 1909 aos dias atuais. São Paulo: Expressão Popular, 2016. LUXEMBURGO, Rosa. A Acumulação de Capital. São Paulo: Abril Cultural. 1984. _________________. Reforma Social ou Revolução? In: LOUREIRO, Isabel. Rosa Luxemburgo: textos escolhidos, vol. 1. São Paulo: UNESP, 2011. MACAYA, Javiera Fernanda Medina. O processo de agenda-setting nas smasrt cities. Uma análise do financiamento de uma agência multilateral. 2017. Dissertação (Mestrado em Administração Pública e Governo) - Escola de Administração de Empresas de São Paulo, Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2017. MAIA, Antônio Carlos Pires. As influências de Organizações Multilaterais na Gestão de Políticas Públicas Urbanas: o caso do Programa de Saneamento da Bacia da estrada Nova (PROMABEN). 2014. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente Urbano), Universidade da Amazônia, Belém, 2014. MAKINO, Roberto. Bancos Multilaterais de Desenvolvimento e Capacidade Estatal: o BID, o Brasil e a Argentina. 2015. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Centro de Pesquisa e Pós-Graduação sobre as Américas, Universidade de Brasília, Brasília, 2015. MARANHÃO. Decreto n.º 30.612, de 02 de janeiro de 2015. Institui o Plano de Ações “Mais IDH” e seu respectivo Comitê Gestor, e dá outras providências. Disponível em: https://cpisp.org.br/decreto-n-o-30-612-de-02-de-janeiro-de-2015/. Acesso em: 19 abr. 2023. _________________. Decreto nº 30.620, de 02 de janeiro de 2015. Institui o Programa "Escola Digna", e dá outras providências. Disponível em: https://www3.stc.ma.gov.br/legisla-documento/?id=3776. Acesso em: 19 abr. 2023. _________________. Decreto nº 34.649, de 2 de janeiro de 2019. Institui o Pacto pelo Fortalecimento da Aprendizagem. Disponível em: https://www3.stc.ma.gov.br/legisladocumento/? id=3776. Acesso em: 19 abr. 2023. _________________. Lei nº 10.995, de 11 de março de 2019. Implementa a Política Educacional Escola Digna. Disponível em: https://www3.stc.ma.gov.br/legisladocumento/? id=3776. Acesso em: 19 abr. 2023. _________________. Resolução CEE/MA nº 285/2018. Aprova o Documento Curricular do Território Maranhense como referência na implantação da Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil e do Ensino Fundamental no Sistema de Ensino do Estado do Maranhão. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br /normativa/view/mpb-285-2018_60d99a09bbde9.pdf?query=diretrizes%20curriculares %20complementares. Acesso em: 19 abr. 2023. MARQUES, Paulo. Avaliação de Programas na Área da Educação: O Programa Escola Jovem. 2000. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pósgraduação em Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000. MARTIN, Andréa Bonfá. Programa Ensino Médio em Rede: formação continuada para o desenvolvimento da leitura e escrita dos professores. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Marilia, 2011. MARTINS, André Silva. A direita para o social: a educação da sociabilidade no Brasil contemporâneo. Juiz de Fora: UFJF, 2009. _________________. A Educação Básica no século XXI: o projeto do organismo “Todos pela Educação”. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v.4, n.1, p.21-28, jan.-jun. 2009. Disponível em <http://www.periodicos.uepg.br>. Acesso em: abr. 2023. MARTINS, Erika Moreira; KRAWCZYKI, Nora Rut. Estratégias e incidência empresarial na atual política educacional brasileira: O caso do movimento ‘Todos Pela Educação’. Revista Portuguesa de Educação. Portugal, vol. 31(1), pp. 4-20, 2018. MARTINS, Erika Moreira. Empresariamento da Educação na América Latina: redes empresariais prol educação. 2019. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2019. MARTINS, Erika Moreira. Todos pela Educação? Como os empresários estão determinando a política educacional brasileira. Rio de Janeiro: Lamparina, 2016. MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã: crítica da mais recente filosofia alemã em seus representantes Feuerbach, B. Bauer e Stirner, e do socialismo alemão em seus diferentes profetas (1845-1846). São Paulo: Boitempo, 2007. ___________________________. Manifesto do Partido Comunista. São Paulo: Boitempo, 2005. MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política. Livro III. O processo global de produção do Capital. São Paulo: Boitempo, 2017. _________________. O Capital: crítica da economia política. Livro I. O processo global de produção do Capital. São Paulo: Boitempo, 2013. _________________. Gundrisse. São Paulo: Boitempo, 2011a. _________________. A Guerra Civil na França. São Paulo: Boitempo, 2011b. _________________. O Dezoito Brumário de Luís Bonaparte. São Paulo: Boitempo, 2011c. _________________. Crítica da Filosofia do Direito de Hegel. São Paulo: Editorial Presença, 1968. MASCARO, Alysson Leandro. Estado e Forma Política. São Paulo: Boitempo, 2013. MATHIEU, Catherine Marie. Do musgo à pedra: métodos de valoração contingente aplicados ao patrimônio histórico. 2000. Tese (Doutorado em Economia) - Instituto de Economia, Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2000. MEDICI, A.; MARQUES, R.; SILVA, S.L.C. Política social. In: PORTUGAL JR., J.G., coord. Gestão estatal no Brasil: limites do liberalismo 1990-1992. São Paulo: FUNDAP, 1995. MELGAREJO, Mariano Moura. A Agenda do Banco Interamericano de Desenvolvimento para a Educação: Um estudo do acordo com a Prefeitura Municipal de Florianópolis. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017. MENDES, Juliana Soares. Políticas e práticas de informação em processos de desenvolvimento no Brasil: o caso do Programa de Desenvolvimento do Turismo - PRODETUR no Ceará e em Pernambuco. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pós-Graduação em Estudos Comparados sobre as Américas, Universidade de Brasília, Brasília, 2012. MENDONÇA, Sônia Regina de; FONTES, Virginia Maria. História do Brasil Recente (1964-1992). São Paulo: Editora Ática, 1996. MOGILKA, Maurício. Governos progressistas na América Latina e seus impasses em contexto neoliberal. In: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP, Macapá, v. 12, n. 2, p. 75-87, jul./dez. 2019 Disponível em: https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs ISSN. Acesso em 27 set. 2022. MORETZSOHN, Bernardo de Jesus. Organizações Internacionais e a Promoção da Reforma do Estado: uma análise do caso mineiro. 2010. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Programa de Mestrado em Administração Pública, Escola de Governo Paulo Neves de Carvalho, Fundação João Pinheiro, Belo Horizonte, 2010. MOVIMENTO COLABORA EDUCAÇÂO. Regime de Colaboração Estado- Município. São Paulo: Movimento Colabora Educação, 2022. Disponível em: https://movimentocolabora.org.br/publicacoes/. Acesso em: 12 abr. 2023. MOTTA, A. C. D. C. Alternativas financeiras para a conservação dos recursos naturais em unidades de conservação: o Caso da Estação Ecológica de Águas Emendadas. 2005. Dissertação (Mestrado) - Departamento de Economia, Universidade de Brasília, Brasília, 2005. NETTO, José Paulo. Notas sobre o marxismo na América Latina. 2020. Disponível em: https://marxismo21.org/wp-content/uploads/2012/07/O-marxismo-na-America- Latina-JP-Netto.pdf. Acesso em 07 jan. 2022. NOBILE, Rodrigo. Guiana Francesa (verbete). In SADER, Emir; JINKINGS, Ivana; NOBILE, Rodrigo; MARTINS, Carlos Eduardo. (orgs) Enciclopédia Contemporânea da América Latina e do Caribe. São Paulo: Boitempo, 2006. OBARA, Elisete Emiko. Política Educacional para o Ensino Médio no Estado de Mato Grosso do Sul (1999-2006). 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de pós-graduação em Educação, Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, 2009. OLIVEIRA, Aricarla Batista de. Impactos Socioeconômicos nas Estratégias de Sobrevivência das Famílias Reassentadas pelo Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (PROMABEN). 2017. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. OLIVEIRA, Valquíria de Araújo. A infraestrutura de transportes como política governamental para o desenvolvimento regional e a integração sul americana: uma análise sobre as rotas bioceânicas em Mato Grosso do Sul. 2010. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2010. PACHUKANIS, Evguiéni B. Teoria Geral do Direito e Marxismo. São Paulo: Boitempo, 2017. PEREIRA, João Márcio Mendes. O Banco Mundial como ator político, intelectual e financeiro. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010. PEREIRA, João Márcio Mendes. O Banco Mundial no Brasil (1990-2020). Paraná: Appris, 2022. PERNAMBUCO. Lei nº 16.617, de 15 de julho de 2019. Institui o Programa Criança Alfabetizada. Disponível em: https://legis.alepe.pe.gov.br/texto.aspx?tiponorma =1&numero=16617&complemento=0&ano=2019&tipo=&url=. Acesso em: 19 abr. 2023. _________________. Lei nº 49.445, de 16 de setembro de 2020. Regulamenta o Prêmio Escola Destaque, o apoio por meio de contribuições financeiras e a concessão de bolsas de pesquisa e de extensão, integrantes do Programa Criança Alfabetizada. Disponível em: https://legis.alepe.pe.gov.br/texto.aspx?tiponorma=6&numero=49445&complemento=0 &ano=2020&tipo=&url=. Acesso em: 19 abr. 2023. PORDEUS, Marta Santa Cruz. Requalificação Urbana, Desenvolvimento e Liberdade: o Conjunto Habitacional da Torre. 2006. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Urbano), Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano do Centro de Artes e Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006. POZZER, Márcio Rogério Olivato. Políticas Públicas para o Patrimônio Cultural na América Latina: a experiência brasileira equatoriana e o papel do BID. 2011. Dissertação (Mestrado em Integração da América Latina) - Programa de Pós-graduação em Integração da América Latina, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. PRONKO, Marcela. O Banco Mundial no campo internacional da educação. In: PEREIRA, João Márcio Mendes; PRONKO, Marcela. (org.) A demolição de direitos: um exame das políticas do Banco Mundial para a educação e a saúde (1980-2013). Rio de Janeiro: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, 2014. RAMOS, Alba Regina Neves. Projeto Vila Nova de Portão: uma experiência do Programa Habitar Brasil no município de Lauro de Freitas. 2010. Dissertação (Mestrado em Planejamento Urbano e Regional, Universidade de Salvador, Bahia, 2010. RANGEL, Gláucio Valença Pereira. Políticas públicas de habitação: uma análise do PREURBIS na Comunidade Boa Vista em Fortaleza/CE. 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Políticas Públicas) - Centro de Estudos Sociais Aplicados, Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2016. REBERIOUX, Madeleine. O debate sobre a guerra. In: HOBSBAWM, Eric. (org.) História do Marxismo, Vol. 4. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984. RIVERA, Ángel G. Q. Porto Rico (verbete). In SADER, Emir; JINKINGS, Ivana; NOBILE, Rodrigo; MARTINS, Carlos Eduardo. (orgs) Enciclopédia Contemporânea da América Latina e do Caribe. São Paulo: Boitempo, 2006. ROMAGNANI, Patrícia. A trajetória da educação profissional no Instituto Politécnico Estadual, transpondo os muros da escola. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituição de Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2002. ROSA, Cristina Fraga da. Desafios de Governança à Sustentabilidade de Organizações Sociais: em análise o projeto Desenvolvimento de princípios de prestação de contas e transparência da ONG Parceiros Voluntários. 2013. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pós-graduação em Administração, da Universidade Federal do Rio do Grande do Sul, Porto Alegre, 2013. ROUSSEAU, Jean-Jacques. Do Contrato Social. São Paulo: Abril Cultural, 1973. RUAS, Claudete et al. A Política e a Atividade de Microcrédito como Instrumentos de Geração de Trabalho e Renda e Inclusão Produtiva. Brasília: UnB, 2015. SALVADORI, Massimo L. Kautsky entre ortodoxia e revisionismo. In: HOBSBAWM, Eric. (org.) História do Marxismo, Vol. 2. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989. SANTOS, Luis Cláudio Vilafañe Gomes. A invenção do Brasil: O Império e o interamericanismo (do Congresso do Panamá à Conferência de Washington). 2002. Tese (Doutorado em História) - Programa de Pós-graduação em História, Universidade de Brasília, Brasília, 2002. SANTOS, Salomão Lelis Moraes dos. Avaliação na Ótica do Beneficiário quanto à Efetividade do Programa de Capacitação Empresarial no Âmbito do PRODETUR/NE II na Costa do Descobrimento – Bahia. 2014. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia) - Pós-Graduação em Economia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014. SCHERMA. M. A. A atuação do Banco Interamericano de Desenvolvimento no Brasil (1959-2006). 2007. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Departamento de Ciência Política do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007. SERGIPE. Lei nº 8.597, de 08 de novembro de 2019. Institui o Programa Alfabetizar pra Valer, que estabelece as bases do Pacto Sergipano pela Alfabetização na Idade Certa, e dá providências correlatas. Disponível em: https://al.se.leg.br/Legislacao/ Ordinaria/2019/O85972019.pdf. Acesso em: 10 mai. 2023. SHIROMA, Eneida Oto; CAMPOS, Roselane Fátima. Qualificação e Reestruturação Produtiva: um balanço das pesquisas em educação. Educação & Sociedade, Campinas, ano XVIII, nº 61, dez. 1997. SHIROMA, Eneida Oto; EVANGELISTA, Olinda. Avaliação e Responsabilização por resultados: atualizações nas formas de gestão de professores. Perspectiva, Florianópolis, v. 29, n. 1, 127-160, jan./jun. 2011. SILVA, Joab Almeida. Turismo e Organização do Espaço no Polo Costa dos Coqueirais. 2012. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2012. SILVA, Marliange da. A experiência do Programa Habitar Brasil/BID – Região Chico Mendes: uma análise da participação social. 2008. Dissertação (Mestrado em Geografia), Pós-graduação em Serviço Social, 2008. SOARES, José Alex Rego. Precedentes do Debate sobre a criação de um Banco de Fomento na América Latina: das conferências internacionais americanas. Informações FIPE, nº 485, jan., 2021. SOARES, José Alex; BRAGA, Márcio Bobik. Felipe Herrera e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID): uma disputa sobre os rumos do desenvolvimentismo na América Latina. Revista de Estudos e Pesquisas sobre as Américas, Brasília, v. 11, nº. 02, 2017. SOUSA, Fernando Henrique de. O jogo de atores e a multiterritorialidade: O papel do setor imobiliário-turístico na conformação territorial do litoral norte do Estado da Bahia. 2011. Tese (Doutorado em Geografia Humana, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. SOUZA, César Weyne Batista. O conceito de Participação Cidadã do Banco Interamericano de Desenvolvimento. 2016. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Sociedade) - Centro de Estudos Sociais Aplicados, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2016. SOUZA, Jairo Salvador. O papel da Defensoria Pública no controle das políticas públicas relacionadas aos Direitos Fundamentais sociais à Cidade e à Moradia Digna: o caso BID-Habitar Brasil. 2015. Dissertação (Mestrado em Direito) - Área de Concretização dos Direitos Sociais, Difusos e Coletivos, Centro Universitário Salesiano, São Paulo, 2015. SOUZA, João José Veras de. O Programa de Desenvolvimento sustentável do Acre: uma análise à luz do desenvolvimento sustentável e da cooperação internacional. 2008. Dissertação (Mestrado em Direito) - Centro de Ciências Jurídicas, Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, 2008. SOUZA, Leila Darc de. A Reforma do Estado e a Cultura da Gestão Empresarial na Escola Pública. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de pósgraduação em Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2007. SOUZA, Donaldo Bello de; FARIA, Lia Ciomar Macedo de. O processo de construção da Educação municipal pós-LDB 9.394/96: políticas de financiamento e gestão. In: SOUZA, Donaldo Bello de; FARIA, Lia Ciomar Macedo de. (orgs.) Desafios da Educação Municipal. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. TOCQUEVILLE, A. de. Democracia na América. São Paulo: Martins Fontes, 1998. TREIN, Eunice; CIAVATTA, Maria. O percurso teórico e empírico do GT Trabalho e Educação: uma análise para o debate. Revista Brasileira de Educação, nº 24, set. - dez., 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/LfSbnSdKdyy5 jjHPHT49Mnv/?format=pdf. Acesso em: 12 out. 2021. TUÃO, Renata Spadetti. A Campanha Nacional pelo Direito à Educação: determinantes sócio-históricos do projeto de concertação nacional. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. UCZAK. Lucia Hugo. O PREAL e as Políticas de Avaliação Educacional para a América Latina. 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, 2014. VIVARES, Ernesto. (2013). Financing Regional Growth and the Inter-American Development Bank: The Case of Argentina. Routledge, Ohio, nº 01, fev., 2013. VOIDELO, Ane Bárbara. Agências Internacionais e interesses eleitorais em um processo de orçamento participativo: o caso do orçamento do povo em Toledo/PR. 2014. Dissertação (Mestrado), Programa de pós-graduação em Ciências Sociais, UNIOESTE, 2014. WASSERMAN, Claudia. A Teoria da Dependência: do nacionaldesenvolvimentismo ao neoliberalismo. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2017. WEEKS, John. Imperialismo e Mercado Mundial. In: BOTTOMORE, Tom. Dicionário do Pensamento Marxista. Rio de Janeiro: Zahar, 2012. WEISS, T.G. Governance, good governance and global governance: conceptual and actual challenges. Third World Quarterly, Londres, v. 21, n. 5, p. 795-814, 2000. WOOD, Ellen Meiksins. O Império do Capital. São Paulo: Boitempo, 2014. ZAVERUCHA, Jorge. Relações Civis-militares: o legado autoritário da constituição brasileira de 1988. In: TELLES, Edson; SAFATLE, Vladimir. O que resta da ditadura? São Paulo, Boitempo, 2010 | por |
dc.subject.cnpq | Educação | por |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/74515/2023%20-%20Renata%20Spadetti%20Tu%c3%a3o.Pdf.jpg | * |
dc.originais.uri | https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6865 | |
dc.originais.provenance | Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2023-08-22T19:09:36Z No. of bitstreams: 1 2023 - Renata Spadetti Tuão.Pdf: 3512664 bytes, checksum: 53c839d8604c29789a8c0cd10d8a1a4b (MD5) | eng |
dc.originais.provenance | Made available in DSpace on 2023-08-22T19:09:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2023 - Renata Spadetti Tuão.Pdf: 3512664 bytes, checksum: 53c839d8604c29789a8c0cd10d8a1a4b (MD5) Previous issue date: 2023-07-13 | eng |
Appears in Collections: | Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2023 - Renata Spadetti Tuão.Pdf | 3.43 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.