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Tipo do documento: Tese
Título: Luzes, Wonder, Ação! Subjetividades travestis em São Paulo, décadas de 1970 e 1980
Otros títulos: Lights, Wonder, Action! Transvestite subjectivities in São Paulo, the 1970s and 1980s
Autor: Nicolau, Marcio Almeida
Orientador(a): Oliveira, Maria da Glória de
Primeiro membro da banca: Oliveira, Maria da Glória de
Segundo membro da banca: Schimidt, Benito Bisso
Terceiro membro da banca: Jesus, Jaqueline Gomes de
Quarto membro da banca: Souza, Letícia Pumar Alves de
Quinto membro da banca: Brandão, Renata Rodrigues
Palabras clave: Claudia Wonder;travestis;subjetividade;gênero;assujeitamento;transvestites;subjectivity;gender;subjection
Área(s) do CNPq: História
Idioma: por
Fecha de publicación: 12-may-2023
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Citación: NICOLAU, Marcio Almeida. Luzes, Wonder, Ação! Subjetividades travestis em São Paulo, décadas de 1970 e 1980. 2023. 208 f. Tese (Doutorado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2023.
Resumen: Esta pesquisa tem por objetivo historicizar a emergência de subjetividades travestis em São Paulo entre os anos setenta e oitenta, através de uma montagem das histórias cruzadas de Claudia Wonder, Andréa de Mayo, Brenda Lee e Thelma Lipp. O foco da tese está nas práticas de assujeitamento e de subjetivação, tomando por fio condutor os textos autobiográficos de Wonder, os registros fílmicos de suas performances e modos de elaboração de si. Ressalto estratégias de desassujeitamento, a construção de si pelo outro e por si, estéticas estilizadas, provisoriamente estáveis. Privilegio práticas que desencadeiam éticas e políticas outras, artes de si, formas renovadas de estar na vida, de ser o que não se era antes, deixar de ser. Argumento que essas práticas, atualizando as maneiras dizíveis de existência e de relações, mostram a ambivalência do poder que permite os processos de subjetivação. Destaco performances de gênero que indicam a subjetivação como um fazer que abre novas situações e reviravoltas dentro de um campo de probabilidades, de modos possíveis de se ver e de aparecer.
Abstract: This research aims to historicize the emergence of transvestite subjectivities in São Paulo between the seventies and eighties, through a montage of the crossed stories of Claudia Wonder, Andréa de Mayo, Brenda Lee and Thelma Lipp. The focus of the thesis is on practices of subjection and subjectivation, taking Wonder's autobiographical texts, the filmic records of his performances and modes of self-elaboration as a guiding principle. I emphasize dissubjecting strategies, the construction of oneself by the other and by oneself, stylized aesthetics, provisionally stable. I privilege practices that trigger other ethics and policies, arts of the self, renewed ways of being in life, of being what one was not before, ceasing to be. I argue that these practices, updating the sayable ways of existence and relationships, show the ambivalence of power that allows the processes of subjectivation. I highlight gender performances that indicate subjectivation as a doing that opens up new situations and twists within a field of probabilities, of possible ways of seeing and appearing.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10093
Aparece en las colecciones:Doutorado em História

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