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Tipo do documento: Dissertação
Título: Gestão estratégica de custos: um estudo sobre sua aplicação e utilização em micro e pequenas empresas de serviços do município do Rio de Janeiro - RJ
Otros títulos: Strategic management of costs: a study about its application and use in micro and small service companies of the city of Rio de Janeiro - RJ
Autor: Mendes, Renato Cruz
Orientador(a): Montibeler, Everlam Elias
Primeiro membro da banca: Rosa, Lélio Galdino
Segundo membro da banca: Santos, Luiz Miguel Renda dos
Palabras clave: Gestão Estratégica de Custos;Contabilidade Gerencial;Micro e Pequenas Empresas;Strategic Cost Management;Management accounting;Micro and Small Business
Área(s) do CNPq: Administração
Idioma: por
Fecha de publicación: 25-may-2018
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Instituto Três Rios
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração
Citación: MENDES, Renato Cruz. Gestão estratégica de custos: um estudo sobre sua aplicação e utilização em micro e pequenas empresas de serviços do município do Rio de Janeiro - RJ. 2018. 92 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas / Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu / Instituto Três Rios, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2018.
Resumen: Em um ambiente de negócios altamente competitivo, com grandes avanços e inovações tecnológicas, somando ainda ao aumento contínuo do nível de exigência dos clientes, é comum por parte das organizações a adoção de práticas e estratégias que assegurem a continuidade de suas operações atendendo às demandas mercadológicas e possibilitem a competitividade frente aos seus concorrentes. Desse modo, o objetivo principal deste estudo foi compreender de que forma a Gestão Estratégica de Custos é utilizada e aplicada em micro e pequenas empresas de serviços do município do Rio de Janeiro – RJ. Para alcançar este resultado, utilizou-se o questionário como ferramenta de coleta de dados, aplicando-o para o número amostral de 68 gestores pertencentes às delimitações setorial, espacial e de porte. Após traçar o perfil das empresas pesquisadas e demonstrar suas informações sobre as estratégias utilizadas e a gestão de seus custos organizacionais foi possível concluir que mais de 70% das MPE’s elaboram estratégias com o objetivo de manter a competitividade frente aos concorrentes e que a gestão dos recursos financeiros constituiu o foco principal para elaboração de estratégias de menos de 20% das mesmas. Além disso, constatou-se que seus gestores não possuem conhecimentos e informações necessárias para a implantação e utilização eficaz da Gestão Estratégica de Custos. Por fim, aplicou-se a análise multivariada fatorial, que reduziu as variáveis em dois fatores principais: gestão operacional, composto pelas ferramentas de planejamento que integram à análise custo-volume-lucro e classificação operacional, composto pelas variáveis de classificação dos custos quanto à identificação e ao volume de produção.
Abstract: In a highly competitive business environment, with great advances and technological innovations, in addition to the continuous increase in the level of demand of the clients, it is common for the organizations to adopt practices and strategies that ensure the continuity of their operations taking into account the market demands and enable them to compete against their competitors. Thus, the main objective of this study was to understand how Strategic Cost Management is used and applied in micro and small service companies of the municipality of Rio de Janeiro - RJ. To achieve this result, the questionnaire was used as a data collection tool, applying it to the sample number of 68 managers belonging to the sectoral, spatial and size boundaries. After tracing the profile of the companies surveyed and demonstrating their information about the strategies used and the management of their organizational costs, it was possible to conclude that more than 70% of MPE's develop strategies in order to maintain their competitors' competitiveness and that resource management was the main focus for developing strategies of less than 20% of them. In addition, it was found that its managers do not have the knowledge and information necessary for the implementation and effective use of Strategic Cost Management. Finally, the multivariate factorial analysis was applied, which reduced the variables in two main factors: operational management, composed of the planning tools that integrate to the analysis cost-volume-profit and operational classification, composed by the variables of classification of costs as identification and production volume.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10329
Aparece en las colecciones:Mestrado em Administração

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