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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11485| Tipo do documento: | Dissertação |
| Título: | Argentina e Brasil nas décadas de 1940 e 1950: ideias de modernidade a partir do concretismo |
| Título(s) alternativo(s): | Argentina y Brasil en las décadas de 1940 y 1950: ideas de modernidad desde el concretismo |
| Autor(es): | Araújo, Elson Ferreira de |
| Orientador(a): | Sant’anna, Sabrina Marques Parracho |
| Primeiro membro da banca: | Sant’anna, Sabrina Marques Parracho |
| Segundo membro da banca: | Perruso, Marco Antonio |
| Terceiro membro da banca: | Bôas, Glaucia Kruse Villas |
| Palavras-chave: | Concretismo;Marxismo;Arte Moderna;Arte Moderno |
| Área(s) do CNPq: | Sociologia |
| Idioma: | por |
| Data do documento: | 10-Jun-2015 |
| Editor: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
| Sigla da instituição: | UFRRJ |
| Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais |
| Citação: | ARAÚJO, Elson Ferreira de. Argentina e Brasil nas décadas de 1940 e 1950: ideias de modernidade a partir do concretismo. 2015. 61 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2015. |
| Resumo: | Este trabalho tem por objetivo analisar os processos de consagração dos movimentos de arte abstrata argentinos e brasileiro iniciados nas décadas de 1940 e 1950, especificamente as relações dos atores desses movimentos com debates intelectuais e políticos da época. Observa-se como o concretismo absorve debates dos campos intelectual e político (marxismo, trotskismo) para afirmar o movimento como marcador de uma ruptura no campo da arte moderna, atestado pela vinculação entre arte e vida. Outro aspecto do trabalho diz respeito ao modo como os artistas que protagonizaram esses movimentos são trazidos de distintas formas na construção da narrativa para o concretismo como Escola que se hegemoniza no campo da arte moderna brasileira e argentina a partir da década de 1950. |
| Abstract: | El objeivo de este trabajo es analizar el proceso de consagración de los movimientos de arte abstracto argentino e brasileño enpezados en los años de 1940 y 1950, específicamente las relaciones de los agentes de estos movimientos con debates intelectuales y politicos sucedidos en la época. Es observado como el concretismo absorbe discusiones de los ámbitos intelectuales y politicos (marxismo y trotskismo) para afirmar el movimiento como indicador de una ruptura en el campo del arte moderno, atestiguada por la vinculación entre arte y vida. Otro aspecto de la obra se relaciona con el modo como los artistas que llevaron a cabo estos movimientos son recobrados de diferentes maneras en la construción narrativa del concretismo como Escuela hegemonizada en el campo del arte moderno brasileño y argentino desde 1950. |
| URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11485 |
| Aparece nas coleções: | Mestrado em Ciências Sociais |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| 2015 - Élson Ferreira de Araújo.pdf | 873.92 kB | Adobe PDF | ![]() Abrir |
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