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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11501
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Caminhos para uma Sociologia pós-colonial no Brasil: pressupostos e pistas para um diálogo decolonial com Sérgio Buarque de Holanda, a partir da releitura crítica de “Raízes do Brasil” |
Título(s) alternativo(s): | Paths to a post-colonial Sociology in Brazil: assumptions and clues for a decolonial dialogue with Sérgio Buarque de Holanda, from the critical re-reading of “Raízes do Brasil” |
Autor(es): | Thobias, Thiago de Oliveira |
Orientador(a): | Perruso, Marco Antonio |
Primeiro membro da banca: | Perruso, Marco Antonio |
Segundo membro da banca: | Vieira, Flávia Braga |
Terceiro membro da banca: | Icasuriaga, Gabriela Maria Lema |
Palavras-chave: | Sérgio Buarque de Holanda;Raízes do Brasil;Pensamento Social Brasileiro;Pensamento Pós-colonial;Diálogo decolonial;Roots of Brazil;Brasilian Social Thought;Postcolonial Thought;Decolonial dialogue |
Área(s) do CNPq: | Sociologia |
Idioma: | por |
Data do documento: | 4-Ago-2020 |
Editor: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais |
Citação: | THOBIAS, Thiago de Oliveira. Caminhos para uma Sociologia pós-colonial no Brasil: pressupostos e pistas para um diálogo decolonial com Sérgio Buarque de Holanda, a partir da releitura crítica de “Raízes do Brasil”. 2020. 126 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2020. |
Resumo: | O presente trabalho apresenta pressupostos e pistas para um diálogo decolonial com Sérgio Buarque de Holanda, à partir da releitura crítica, desde uma perspectiva pós-colonial, de sua consagradíssima obra Raízes do Brasil. Trata-se de uma pesquisa teórica, bibliográfica, articulando teoria social, pensamento social brasileiro e pensamento pós-colonial, com aproximações estratégicas possíveis e distanciamentos táticos necessários. A partir da construção de um quadro teórico com o percurso de construção do movimento pós-colonial, apresento a definição do pós-colonialismo e assumo Aimé Cesaire, Frantz Fanon e Albert Memmi como tríade de pais fundadores. Utilizei, como fontes de pesquisa e interlocução, o clássico, alguns de seus comentadores, autores do pensamento pós-colonial e autores contemporâneos em teoria e pensamento social. Sérgio Buarque, ao escrever o texto na forma de ensaio, nos ofereceu uma obra aberta que convida para o diálogo e reflexão sobre o Brasil – sobre os indivíduos, sobre suas sociabilidades e sobre nossa sociedade. Essa abertura para o diálogo e reflexão foi o que permitiu a releitura crítica pós-colonial, viabilizando a problematização da obra em sua dimensão de sociologia dos processos colonizadores e de história da colonização portuguesa no Brasil. Afasto-me das leituras weberianas dos comentadores, demasiadamente vinculadas à lógica eurocêntrica, mas não julgo e nem sentencio Sérgio Buarque como pós-colonial. A questão central é como Raízes de Brasil dialoga com a discussão de colonialidade tão presente no pensamento pós-colonial dos dias atuais. A hipótese é de que inovações teóricas e conceituais emergem da releitura crítica da obra – de uma perspectiva não-weberiana –, fundamentais para a renovação e ampliação do campo sociológico. Por fim, a relevância desse pequeno esforço teórico está em apontar elementos para esse diálogo e indicar possíveis caminhos para a sistematização de uma Sociologia Pós-colonial, não-eurocêntrica, no Brasil. |
Abstract: | The present work presents assumptions and clues for a decolonial dialogue, with Sérgio Buarque de Holanda, from the critical re-reading, from a post-colonial perspective, of his renowned work Roots of Brazil. It is a theoretical, bibliographic research, articulating social theory, brazilian social thought and post-colonial thought, with possible strategic approaches and necessary tactical distances. Starting from the construction of a theoretical framework with the construction path of the post-colonial movement, I present the definition of post-colonialism and assume Aimé Cesaire, Frantz Fanon and Albert Memmi as the triad of founding fathers. I used, as sources of research and interlocution, the classic, some of its commentators, authors of post-colonial thought and contemporary authors in theory and social thought. Sérgio Buarque, writing the text in essay form, offered us an open work that invites us to dialogue and reflection about Brazil – about individuals, about their sociability and about our society. This openness to dialogue and reflection was what allowed the post-colonial critical re-reading, making possible the problematization of the work in its aspect of sociology of the colonizing processes and of the history of portuguese colonization in Brazil. I move away from the Weberian readings of the commentators, too closely linked to eurocentric logic, but I do not judge or sentence Sérgio Buarque as post-colonial. The central question is how Roots of Brazil dialogues with the discussion of coloniality so present in today's post-colonial thought. The hypothesis is that theoretical and conceptual innovations emerge from the critical re-reading of the work – from a non-weberian perspective –, fundamental for the renewal and expansion of the sociological field. Finally, the relevance of this small theoretical effort is to point out elements for this dialogue and to indicate possible ways for the systematization of a Post-colonial, non-Eurocentric Sociology in Brazil. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11501 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ciências Sociais |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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