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Tipo do documento: Dissertação
Título: Ocupações das escolas no Brasil: um estudo das preferências políticas e da forma de ação.
Título(s) alternativo(s): Occupancy in brazilian schools: a study of the political preferences and the forms of action.
Autor(es): Rocha, Daniel Leonel da
Orientador(a): Carvalho, Nelson Rojas de
Primeiro membro da banca: Carvalho, Nelson Rojas de
Segundo membro da banca: Perruso, Marco Antônio
Terceiro membro da banca: Ribeiro, Ednaldo Aparecido
Palavras-chave: Ocupação das escolas;Preferências políticas;Formas de ação;Valores de auto expressão;School occupancy;Political preferences;Forms of action;Self expression values
Área(s) do CNPq: Ciências Sociais
Ciência Política
Idioma: por
Data do documento: 5-Jul-2019
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Citação: ROCHA, Daniel Leonel da. Ocupações das escolas no Brasil: um estudo das preferências políticas e da forma de ação. 2019. 104 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.
Resumo: Esta dissertação tem como tema as ocupações das instituições de ensino no Brasil nos anos de 2015 e 2016, na qual investigo a relação entre as formas de ação e os valores que foram compartilhados entre os estudantes durante o processo de ocupação. Esta pesquisa está inserida no campo de estudos sobre cultura política com destaque para o pensamento de Ronald Inglehart. Do referido autor ressalto três aspectos que orientam toda reflexão. O primeiro é o conceito de “valores de autoexpressão”, que segundo o autor é a base para futuras transformações políticas na direção da democracia. O segundo é a importância das ações coletivas que, quando informadas por valores de autoexpressão, pressionam as elites políticas para mudanças na direção da democracia. O terceiro é o fator socioeconômico que, segundo o autor, favorece a ascensão de valores de autoexpressão. Diante disso, meu objetivo nessa dissertação é verificar se os valores que mobilizaram os estudantes são valores de autoexpressão. A metodologia empregada consta do levantamento bibliográfico e de investigação a partir de um questionário de entrevista. A formulação das perguntas e das alternativas de resposta foram pensadas com o objetivo de verificar se as preferencias dos estudantes se caracterizam como valores de autoexpressão. Os resultados indicam que, entre os entrevistados, há uma forte correlação entre os valores e as formas de ação adotadas no processo de ocupação e que os valores identificados associam-se aos valores de autoexpressão. Diante disso, postula-se que o fenômeno de ocupações das escolas apontam para um novo tipo de civismo, crítico dos modelos tradicionais de mobilização e favorável aos modelos mais espontâneos de ação direta, com perfil mais individualizado e com foco em temas voltados para qualidade de vida.
Abstract: This dissertation has as its main subject theme the occupation of educational institutions in Brazil during the years 2015 and 2016, in which I investigate the relationship between the forms of action and the values shared by the students during the occupation process. This research is located in the field of studies on political culture with emphasis on Ronald Inglehart’s writings on New Political Culture. From this author, I have resorted to three lines of reasoning that guide all reflection. The first is the concept of "self-expression values", which according to the author is the basis for political transformations in the direction of democracy. The second is the importance of forms of collective actions that, when informed by values of self-expression, press the political elites for changes in the direction of democracy. The third is the socioeconomic factor that, according to the author, favors the rise of self-expression values. Therefore, my goal in this dissertation is to verify whether the values that mobilized the students are self-expression values. The methodology used is the bibliographical and research survey based on an interview questionnaire. The formulation of questions and response alternatives were designed with the objective of verifying whether students ' preferences can be depicted as self-expression values. The results indicate that, among the interviewees, there is a strong correlation between the values and the forms of action adopted in the occupation process and that the values identified are associated with the values of self-expression. Therefore, it is postulated that the phenomenon of occupations of schools point to a new type of civic participation, critical of traditional models of mobilization and favorable to more spontaneous models of direct action, with a more individualized profile and focusing on themes aimed at quality of life.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11539
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências Sociais

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