Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11548
Tipo do documento: Dissertação
Título: O que deu errado em sua carreira? “Ser mulher”. Um estudo antropológico sobre trajetórias de mulheres em agências de publicidade no Rio de Janeiro
Autor(es): Barbosa, Jadna Rodrigues
Orientador(a): Cioccari, Marta Regina
Primeiro membro da banca: Carriço, Antônio de Salvo
Segundo membro da banca: Machado, Carly Barboza
Terceiro membro da banca: Díaz-Benítez, María Elvira
Quarto membro da banca: Pinto, Nalayne Mendonça
Quinto membro da banca: Gomes, Carla de Castro
Palavras-chave: Gênero;trabalho;trajetórias;publicidade;genre;work;trajectories;publicity
Área(s) do CNPq: Sociologia
Idioma: por
Data do documento: 2-Abr-2019
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Citação: BARBOSA, Jadna Rodrigues. O que deu errado em sua carreira? “Ser mulher”. Um estudo antropológico sobre trajetórias de mulheres em agências de publicidade no Rio de Janeiro. 2019. 117 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.
Resumo: Esta pesquisa foi realizada a partir do método biográfico (ou relatos de vida), com a utilização da técnica snowball sampling. Seguindo um roteiro pré-estabelecido, foram realizadas entrevistas com dez mulheres publicitárias, na faixa etária entre 30 e 68 anos, em cargos diversos, em diferentes estágios da vida profissional, origem socioeconômica, estado civil e raça/etnia. Seis delas se declararam heterossexuais e quatro afirmaram ser homossexuais. As entrevistas foram realizadas individualmente entre os meses de setembro e novembro de 2018, com duração entre uma e duas horas cada. O objetivo principal foi investigar, a partir das trajetórias de trabalho de cada interlocutora, o machismo dentro das agências de publicidade na cidade do Rio de Janeiro. Por meio da apresentação dos relatos, abordo o gênero como um marcador da diferença dentro da profissão; a herança do patriarcado presente na diferença de salário entre mulheres e homens, mesmo desempenhando funções semelhantes; a preponderância masculina nos cargos de liderança; os indícios de racismo ainda presentes no mercado de trabalho da Publicidade; a rotina de assédio moral e sexual na rotina de trabalho; a dupla jornada que sobrecarrega as mulheres que também são responsabilizadas pelo cuidado com as crianças e os idosos e, ainda, a falta de sororidade neste universo profissional.
Abstract: This research was carried out from the biographical method (or life reports), using the snowball sampling technique. Following a pre-established script, interviews were conducted with ten advertising women, aged between 30 and 60 years, in various positions, in different stages of professional life, socio-economic origin, marital status and race/ethnicity. Six of them declared themselves heterosexual and four claimed to be homosexuals. The interviews were conducted individually between the months of September and November of 2018, with duration between one and 2 hours each. The main objective was to investigate, from the work trajectories of each interlocutor, the male chauvinism within the advertising agencies in the city of Rio de Janeiro. Through the presentation of the reports, I approach the genre as a marker of the difference within the profession; the inheritance of patriarchy present in the difference of salary between women and men, even performing similar functions; the male preponderance in leadership positions; the evidence of racism still present in the labour market of advertising; the routine of bullying and sexual harassment in the work routine; the double journey that overloads women who are also responsible for caring for children and the elderly and, still, the lack of sority in this professional universe.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11548
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências Sociais

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019 - Jadna Rodrigues Barbosa.pdf956.69 kBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.