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Tipo do documento: Dissertação
Título: Planejamento da mobilidade urbana no Município de São João de Meriti: contradições e convergências espaciais
Otros títulos: Urban mobility planning in the municipality of São João de Meriti: contradictions and spatial convergences
Autor: Costa, Marcelo Mourão Pereira
Orientador(a): Pereira, Denise de Alcantara
Primeiro coorientador: Kzure-Cerquera, Humberto
Primeiro membro da banca: Pereira, Denise de Alcantara
Segundo membro da banca: Kzure-Cerquera, Humberto
Terceiro membro da banca: Shueler, Adriana Soares de
Quarto membro da banca: Lemos, Diana Scabelo da Costa Pereira da Silva
Palabras clave: Mobilidade Urbana;Periferia;Sistema de Espaços Livres;Cenários Prospectivos;São João de Meriti;Urban mobility;Periphery;Open Spaces System;Prospective Scenarios
Área(s) do CNPq: Planejamento Urbano e Regional
Idioma: por
Fecha de publicación: 17-jul-2019
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas
Citación: COSTA, Marcelo Mourão Pereira. Planejamento da mobilidade urbana no Município de São João de Meriti: contradições e convergências espaciais. 2019. 123 pg. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ, 2019.
Resumen: Esta dissertação apresenta os resultados da investigação sobre a dinâmica socioespacial da mobilidade urbana em São João de Meriti, município da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, que apresenta o maior índice de adensamento demográfico e construtivo. O município possui um dos piores índices de desenvolvimento social municipal, além de configurar-se como cidade-dormitório com alto movimento pendular centro-periferia. Inicialmente, faz-se necessário observar e analisar a aplicação da Lei de Mobilidade Urbana e seus rebatimentos sobre a questão urbana. Busca-se avaliar a atual conjuntura sócio-espacial local de modo a compreender como se estrutura o sistema de redes e fluxos viários e quais são os limites e desafios para assegurar no plano de mobilidade urbana sob os princípios de inclusão social e da sustentabilidade ambiental. Busca-se, ainda, compreender a realidade social local em contraposição às políticas públicas e ações definidas em seu Plano Diretor Municipal, tendo em vista: a presença da ferrovia implantada no século XIX; a explosão demográfica a partir de 1950 pelos fluxos migratórios; abertura da Via Dutra e a industrialização da periferia metropolitana; e sua articulação com o que estabelece a Política Nacional de Mobilidade Urbana. Metodologicamente, busca-se identificar as demandas por acessibilidade e mobilidade urbana. Para tanto, foram realizados levantamentos de campo para medições e elaboração de mapeamentos dos aspectos físico-espaciais; análises espaciais de bases cadastrais e aerofotogramétricas com utilização de sistema de informações geográficas (SIG); bem como de levantamento das ofertas atuais de transporte público intraurbano e intermunicipal, periodicidade, frota e qualidade dos serviços. A pesquisa espera contribuir com a análise de cenários relacionados à reestruturação de redes e fluxos viários, na perspectiva da priorização do transporte coletivo e não-motorizado, da promoção da caminhabilidade e da acessibilidade universal, e da redução do uso do veículo individual motorizado, nas várias escalas de intervenção.
Abstract: This thesis presents the results of the investigation on the urban mobility socio-spatial dynamics in São João de Meriti, a municipality of Rio de Janeiro Metropolitan Region, which presents the highest index of demographic and building density of the State. It has one of the worst social development indexes, besides being characterized as a dormitory-city with a high center-periphery commuting. Initially, it is necessary to observe and analyze the application of the Urban Mobility Law and its unfolding on the urban question. We seek to assess the current socio-spatial scenario that implies in the understanding how the road mesh and network system is structured and which are the limits and challenges in order to guaranteeing urban mobility under the premises of social inclusion and environmental sustainability. It seeks also to understanding the local reality in contraposition with the public policies and actions defined by its Municipal General Plan, approved in 2006, considering: the presence of the railroad since the 19th century; the historic demographic explosion from 1950s due to migration flows; the opening of the interstate road Via Dutra; the industrialization of the metropolitan periphery; and its articulation with the National Urban Mobility Policy. The methodological framework is thought to identifying urban and periurban accessibility and mobility needs. Thus, it includes as main methods and tools: field research and measurements to produce mapping of physical and socio-spatial aspects; official cartographic and aero-photography information analysis, using GIS and other open geo-technologies survey; as well as, analysis of the current public transportation options, intermunicipal and innercity periodicity, fleet and quality of services. The research aims to contribute with the analysis of prospective scenarios related to the road network and flows restructuring, under the premise of prioritizing public and non-motorized transportation, promoting walkability, and reducing motorized vehicles use, in the several intervention scales.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12057
Aparece en las colecciones:Mestrado em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas

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