Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12165
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A fotografia como materialização das representações sociais nos processos de ensino aprendizagem |
Otros títulos: | Photography as materialization of social representations in the teaching-learning |
Autor: | Pereira, Alexandre Brito |
Orientador(a): | Gregório, Sandra Regina |
Primeiro membro da banca: | Rocha, Sergio Luiz Alves da |
Segundo membro da banca: | Pereira, Jorge Luiz de Goes |
Palabras clave: | Fotografia;Representações Sociais;Photography;Social Representations |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Fecha de publicación: | 9-dic-2014 |
Editorial: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Agronomia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
Citación: | PEREIRA, Alexandre Brito. A fotografia como materialização das representações sociais nos processos de ensino aprendizagem. 2014. 86 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2014. |
Resumen: | A presente pesquisa busca estudar possibilidades de interação entre a fotografia e as formulações do conceito de representações sociais empreendidas notadamente por Serge Moscovici e Denise Jodelet. O intuito de nossas ponderações é evidenciar caminhos segundo os quais a imagem fotográfica pode ser trabalhada como materialização/suporte das percepções de mundo dos educandos auxiliando, assim, o trabalho docente a partir do fornecimento de ferramentas que permitam o diálogo horizontal com o aluno, valorizando seus saberes, estimulando seu senso crítico e proatividade diante do mundo. A valorização do senso comum como um proceder intelectual dotado de afetividade e racionalidade é assumida em nossas reflexões. Discutimos os processos de percepção ligados a realização de imagens fotográficas como uma possibilidade de interação entre as construções do senso comum e as formas científicas de entender a realidade, apresentando propostas/possibilidades metodológicas de aplicação dessa práxis pelos docentes que com ela possivelmente se identifiquem. |
Abstract: | The actual research seeks to study the possibilities of interactions between photography and the concept formulation of social representations engaged notedly by Serge Moscovici and Denise Jodelet. The aim of our wonder is to highlight the paths which the photography representation might be worked as materialization/support of the students world perception helping, this way, the teaching role starting from the tools supply that allow the horizontal dialogue with the students, enriching their knowledge, stimulating their critical sense and their proactivity towards the world. The valuing of common sense as an intellectual act which contains affectivity and rationality it is assumed in our reflections. We discuss the process of perception connected to the making of photography images as a possibility of interaction between the common sense constructions and the scientific forms to understand the reality, introducing proposals/methodology possibilities of applying this practice by the teachers whom possibly identify themselves by it. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12165 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Educação Agrícola |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014 - Alexandre Brito Pereira.pdf | 2014 - Alexandre Brito Pereira | 1.6 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.