Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12165
Tipo do documento: Dissertação
Título: A fotografia como materialização das representações sociais nos processos de ensino aprendizagem
Título(s) alternativo(s): Photography as materialization of social representations in the teaching-learning
Autor(es): Pereira, Alexandre Brito
Orientador(a): Gregório, Sandra Regina
Primeiro membro da banca: Rocha, Sergio Luiz Alves da
Segundo membro da banca: Pereira, Jorge Luiz de Goes
Palavras-chave: Fotografia;Representações Sociais;Photography;Social Representations
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Data do documento: 9-Dez-2014
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citação: PEREIRA, Alexandre Brito. A fotografia como materialização das representações sociais nos processos de ensino aprendizagem. 2014. 86 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2014.
Resumo: A presente pesquisa busca estudar possibilidades de interação entre a fotografia e as formulações do conceito de representações sociais empreendidas notadamente por Serge Moscovici e Denise Jodelet. O intuito de nossas ponderações é evidenciar caminhos segundo os quais a imagem fotográfica pode ser trabalhada como materialização/suporte das percepções de mundo dos educandos auxiliando, assim, o trabalho docente a partir do fornecimento de ferramentas que permitam o diálogo horizontal com o aluno, valorizando seus saberes, estimulando seu senso crítico e proatividade diante do mundo. A valorização do senso comum como um proceder intelectual dotado de afetividade e racionalidade é assumida em nossas reflexões. Discutimos os processos de percepção ligados a realização de imagens fotográficas como uma possibilidade de interação entre as construções do senso comum e as formas científicas de entender a realidade, apresentando propostas/possibilidades metodológicas de aplicação dessa práxis pelos docentes que com ela possivelmente se identifiquem.
Abstract: The actual research seeks to study the possibilities of interactions between photography and the concept formulation of social representations engaged notedly by Serge Moscovici and Denise Jodelet. The aim of our wonder is to highlight the paths which the photography representation might be worked as materialization/support of the students world perception helping, this way, the teaching role starting from the tools supply that allow the horizontal dialogue with the students, enriching their knowledge, stimulating their critical sense and their proactivity towards the world. The valuing of common sense as an intellectual act which contains affectivity and rationality it is assumed in our reflections. We discuss the process of perception connected to the making of photography images as a possibility of interaction between the common sense constructions and the scientific forms to understand the reality, introducing proposals/methodology possibilities of applying this practice by the teachers whom possibly identify themselves by it.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12165
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014 - Alexandre Brito Pereira.pdf2014 - Alexandre Brito Pereira1.6 MBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.