Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12184
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Os paradigmas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no Instituto Federal de Roraima (IFRR): realidades locais e perspectivas |
Título(s) alternativo(s): | The paradigms of the “Programa Nacional de Alimentação Escolar” (PNAE) at the Instituto Federal de Roraima (IFRR): local realities and perspectives |
Autor(es): | Silva, Maria do Perpetuo Socorro Pereira |
Orientador(a): | Gregório, Sandra Regina |
Primeiro membro da banca: | Souza, Nádia Maria Pereira de |
Segundo membro da banca: | Souza, Alexandre Santos de |
Palavras-chave: | Agricultura familiar;segurança alimentar;educação nutricional;assistência estudantil;Family agriculture;food security;nutritional education;student assistance |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Data do documento: | 10-Set-2018 |
Editor: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Agronomia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
Citação: | SILVA, Maria do Perpetuo Socorro Pereira. Os paradigmas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no Instituto Federal de Roraima (IFRR): realidades locais e perspectivas. 2018. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ. 2018. |
Resumo: | O presente pesquisou sobre os impasses enfrentados pelos representantes do Instituto Federal do estado de Roraima (IFRR) para execução e implementação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), bem como analisar as características e como estão organizadas a produção e a comercialização da produção da agricultura familiar, como possíveis fornecedoras de alimentos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Foi feita uma caracterização geral do IFRR no estado de Roraima e sua relação com o PNAE para melhor compreensão dos problemas que envolvem o uso do recurso desse programa. A pesquisa surgiu tanto da necessidade de melhor compreensão do Programa, quanto do entendimento dos motivos de não utilização no IFRR. Para tanto, fez-se necessário conhecer a expressão do PNAE no âmbito do estado de Roraima para melhor compreensão da relação entre esta política publica e a sua execução no IFRR. Foram coletados dados a partir de questionários com gestores dos cinco campi do instituto em Roraima, para observar como eles entendem e conhecem o programa; com os assistentes sociais para entender o trabalho de assistência estudantil e a relação com a alimentação escolar e com agricultores para conhecer um pouco da sua realidade e das possibilidades e necessidades de inclusão deles no PNAE, a partir conhecimento da produção da agricultura familiar no estado de Roraima. Nesse sentido, a abordagem da pesquisa foi quali-quantitativa, pois os dados numéricos para que se atingissem os objetivos, junto as análises situacionais, na perspectiva qualitativa. Dentre os principais resultados podemos destacar que os objetivos foram atingidos, pois houve uma análise da gestão e execução da política de alimentação no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima/IFRR. Neste sentido, os dados comprovam que não existe uma política de alimentação no IFRR, o que existe é apenas assistência estudantil, que em uma das suas ações está o fornecimento de alimentação através de bolsa auxilio alimentação; a verificação dos paradigmas que tratam da implantação do PNAE no IFRR, diante dos marcos legais, e chegou-se a algumas constatações: a) O IFRR não tem política de educação alimentar e nutricional; b) Não existe no quadro do IFRR o profissional de nutrição; c) O IFRR ainda não tem a percepção clara que a alimentação é um direito, como prevê a Lei nº 11.947/09; No processo de gestão da instituição ou do trabalho dos agricultores, primeiro o IFRR apontou como dificultadores: 1) a não existe no quadro efetivo o profissional em nutrição; 2) a inexistência de refeitório em todos os campi; 3) a inexistência de ações de educação alimentar e nutricional no âmbito do IFRR; 4) os cardápios não atendem as necessidades nutricionais específicas dos alunos, tais como diabetes, hipertensão, anemias, alergias, intolerâncias alimentares, dentre outras; 5) não existe o engajamento dos gestores, coordenadores, professores e comunidade escolar para implantação de uma política de segurança alimentar; 6) falta conhecimento para os gestores sobre o PNAE. Em segundo, muitos agricultores não possuem a Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF; agricultores não se sentem motivados a participar de associações; Eles não recebem assistência técnica na propriedade; a maioria dos agricultores não conhece o PNAE. |
Abstract: | The present study investigated the impasses faced by the representatives of the Instituto Federal do Estado de Roraima (IFRR) for the implementation and execution of the National School Feeding Program (Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE), as well as the characteristics and organization of production and commercialization of family farming as possible food suppliers for the National School Feeding Program (PNAE). A general characterization of the IFRR in the state of Roraima and its relationship with the PNAE was made to better understand the problems that involve the use of the resource of this program. The research came both from the need for a better understanding of the Program and from the understanding of the reasons for the non-use at IFRR. Therefore, it was necessary to know the expression of the PNAE within the state of Roraima to better understand the relationship between this public policy and its execution in the IFRR. The subjects who collaborated with the research were the managers of the five IFRR campuses; social workers to understand the work of student assistance and the relationship with school feeding and with 19 rural producers to know a little about their reality and the possibilities and needs of their inclusion in the PNAE, from the knowledge of the production of family agriculture in the state of Roraima. In this regard, the approach to the research was qualitative-quantitative, since the numerical data made it possible to reach the goals, with the situational analyzes, in a qualitative perspective. The results were satisfactory, making possible for the objectives to be achieved, since there was an analysis of the management and execution of the food policy in the scope of the Federal Institute of Roraima / IFRR. In this regard, we find that there is no food policy in the IFRR, and that student assistance has as one of its actions the provision of food through the food aid grant. The paradigms that deal with the implementation of the PNAE in relation to the legal frameworks were identified, and some findings were reached that: the IFRR does not have a food and nutrition education policy; the need of the nutrition professional; there ir no clear perception that food is a right provided by law. Regarding the management process of the institution or the farmers` work, for the first one (IFRR), the lack of a nutritionist in the workforce and the lack of knowledge of the PNAE for managers were highlighted as difficult factors. (second) the fact that they do not have the Declaration of Aptitude for the National Program for Strengthening Family Agriculture (PRONAF); they do not feel motivated to participate in public policy associations and programs. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12184 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação Agrícola |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018 - Maria do Perpétuo Socorro Pereira Silva.pdf | 1.2 MB | Adobe PDF | Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.