Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12196
Tipo do documento: Dissertação
Título: Metodologia de projetos para Educação Ambiental com ênfase em recursos hídricos: uma abordagem para o Ensino Agrícola
Título(s) alternativo(s): Project Methodology for Environmental Education with an emphasis in water resources: an approach to Agricultural Education
Autor(es): Lopes, Aline Gomes
Orientador(a): Gonçalves, Lenicio
Primeiro coorientador: Zaú, André Scarambone
Primeiro membro da banca: Silva, Francisco de Assis da
Segundo membro da banca: Pereira, Isabel Brasil
Terceiro membro da banca: Mizuguchi, Nedda Garcia Rosa
Quarto membro da banca: Espíndola, Cleber Barreto
Palavras-chave: Educação Ambiental;Recursos Hídricos;Metodologia de Projetos;Environmental Education;Water Resources;Project Methodology
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Data do documento: 15-Jul-2014
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citação: Lopes, Aline Gomes. Metodologia de projetos para Educação Ambiental com ênfase em recursos hídricos: uma abordagem para o Ensino Agrícola. 2014. [73 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .
Resumo: A água é um elemento indispensável para a manutenção da vida. Quando pura é inodora, incolor e insípida, porém nas últimas décadas, como consequência das transformações e problemas socioambientais resultantes da globalização, a qualidade dos mananciais tem sido alterada. Este fato é ocasionado, dentre outros aspectos, pelas atividades antrópicas que impactam de um modo geral o meio ambiente, acarretando a redução da disponibilidade de água de qualidade, além de comprometer o seu aproveitamento e reaproveitamento. Frente a esses fatos, este trabalho, contribuiu, por meio da Educação Ambiental, para a melhoria do nível de conhecimento de estudantes da 3ª série do Ensino Médio Integrado ao curso Técnico em Agropecuária da Escola Família Agrícola Padre Ezequiel Ramin, utilizando a Metodologia de Projetos com ênfase em recursos hídricos. Partindo das atividades realizadas com os estudantes, constatou-se que houve, por parte dos alunos, a assimilação dos conceitos e conteúdos trabalhados e que o projeto contribuiu efetivamente para uma formação profissional cidadã. Nesse sentido, é importante ressaltar que a adoção de novas práticas docentes por meio de metodologias inovadoras no que diz respeito ao meio ambiente, principalmente no que diz respeito à qualidade das águas, despertam-se nos alunos, futuros profissionais, atitudes para direcionar medidas preventivas para manter o equilíbrio e a qualidade ambiental, com consequente melhoria da qualidade de vida
Abstract: The water is essential for the preservation of life. When pure it is odorless, colorless and tasteless, but in recent decades as a result of the changes and environmental problems arising from globalization, the quality of the springs has been changed. This fact is caused, among other aspects, the human activities that impact on the whole environment, leading to reduction availability of quality water and compromise its use and reuse. Faced with these facts, this work has contributed, through environmental education, to improve the level of knowledge of students of the 3rd year of secondary school integrated the technical course in Agricultural Family Agricultural School Priest Ezequiel Ramin, using the Project Methodology with emphasis on water resources. With the completion of the activities with the students it was found that there was, by the students, the assimilation of concepts and content and worked the project effectively contributed to a citizen training. Therefore, when it falls within the school environment knowledge about water quality through innovative methodologies awakens us students, future professionals, attitudes to target preventive measures to maintain balance and environmental quality, with consequent improvement in quality of life
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12196
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014 - Aline Gomes Lopes.pdfAline Gomes Lopes1.77 MBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.