Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12196
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Metodologia de projetos para Educação Ambiental com ênfase em recursos hídricos: uma abordagem para o Ensino Agrícola |
Other Titles: | Project Methodology for Environmental Education with an emphasis in water resources: an approach to Agricultural Education |
Authors: | Lopes, Aline Gomes |
Orientador(a): | Gonçalves, Lenicio |
Primeiro coorientador: | Zaú, André Scarambone |
Primeiro membro da banca: | Silva, Francisco de Assis da |
Segundo membro da banca: | Pereira, Isabel Brasil |
Terceiro membro da banca: | Mizuguchi, Nedda Garcia Rosa |
Quarto membro da banca: | Espíndola, Cleber Barreto |
Keywords: | Educação Ambiental;Recursos Hídricos;Metodologia de Projetos;Environmental Education;Water Resources;Project Methodology |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Issue Date: | 15-Jul-2014 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Agronomia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
Citation: | Lopes, Aline Gomes. Metodologia de projetos para Educação Ambiental com ênfase em recursos hídricos: uma abordagem para o Ensino Agrícola. 2014. [73 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] . |
Abstract: | A água é um elemento indispensável para a manutenção da vida. Quando pura é inodora, incolor e insípida, porém nas últimas décadas, como consequência das transformações e problemas socioambientais resultantes da globalização, a qualidade dos mananciais tem sido alterada. Este fato é ocasionado, dentre outros aspectos, pelas atividades antrópicas que impactam de um modo geral o meio ambiente, acarretando a redução da disponibilidade de água de qualidade, além de comprometer o seu aproveitamento e reaproveitamento. Frente a esses fatos, este trabalho, contribuiu, por meio da Educação Ambiental, para a melhoria do nível de conhecimento de estudantes da 3ª série do Ensino Médio Integrado ao curso Técnico em Agropecuária da Escola Família Agrícola Padre Ezequiel Ramin, utilizando a Metodologia de Projetos com ênfase em recursos hídricos. Partindo das atividades realizadas com os estudantes, constatou-se que houve, por parte dos alunos, a assimilação dos conceitos e conteúdos trabalhados e que o projeto contribuiu efetivamente para uma formação profissional cidadã. Nesse sentido, é importante ressaltar que a adoção de novas práticas docentes por meio de metodologias inovadoras no que diz respeito ao meio ambiente, principalmente no que diz respeito à qualidade das águas, despertam-se nos alunos, futuros profissionais, atitudes para direcionar medidas preventivas para manter o equilíbrio e a qualidade ambiental, com consequente melhoria da qualidade de vida |
Abstract: | The water is essential for the preservation of life. When pure it is odorless, colorless and tasteless, but in recent decades as a result of the changes and environmental problems arising from globalization, the quality of the springs has been changed. This fact is caused, among other aspects, the human activities that impact on the whole environment, leading to reduction availability of quality water and compromise its use and reuse. Faced with these facts, this work has contributed, through environmental education, to improve the level of knowledge of students of the 3rd year of secondary school integrated the technical course in Agricultural Family Agricultural School Priest Ezequiel Ramin, using the Project Methodology with emphasis on water resources. With the completion of the activities with the students it was found that there was, by the students, the assimilation of concepts and content and worked the project effectively contributed to a citizen training. Therefore, when it falls within the school environment knowledge about water quality through innovative methodologies awakens us students, future professionals, attitudes to target preventive measures to maintain balance and environmental quality, with consequent improvement in quality of life |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12196 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação Agrícola |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2014 - Aline Gomes Lopes.pdf | Aline Gomes Lopes | 1.77 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.