Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12290
Tipo do documento: Dissertação
Título: O processo de formação continuada de docentes no Instituto Federal de Mato Grosso - campus São Vicente
Otros títulos: The process of continuing education faculty at the Federal Institute of Mato Grosso - São Vicente Campus
Autor: Vieira, Isabella Ribeiro de Figueiredo
Orientador(a): Souza, Nádia Maria Pereira de
Primeiro coorientador: Coutinho, Maria Angélica
Primeiro membro da banca: Souza, Nádia Maria Pereira de
Segundo membro da banca: Gregório, Sandra Regina
Terceiro membro da banca: Quaresma, Maísa dos Reis
Palabras clave: Formação Continuada;Institutos Federais;Professores;Continuing Education;Federal Institute;Teachers
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Fecha de publicación: 30-jul-2013
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citación: VIEIRA, Isabella Ribeiro de Figueiredo. O processo de formação continuada de docentes no Instituto Federal de Mato Grosso - campus São Vicente. 2013. 83 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2013.
Resumen: O presente trabalho foi desenvolvido no IFMT - Campus São Vicente com docentes que ali lecionaram no segundo semestre de 2012. A pesquisa contextualizou a formação continuada desses docentes e dimensionou o processo desta formação. Realizou-se através de pesquisa qualitativa, cujo instrumento utilizado foi o questionário semiestruturado. A Metodologia escolhida permitiu entender como se deu o processo de formação continuada dos docentes, e como vem evoluindo esta temática a partir do agrupamento, análise e reflexão das respostas. Esse estudo permitiu também entender que a formação continuada mais do que qualquer outro tema, torna-se primordial como lócus de discussão no contexto atual da Educação. A relação que se cria ao compreender, dimensionar e participar de tal formação conduz os interessados docentes, gestores e discentes a um contínuo desenvolvimento, com reflexos nítidos na educação. Compreender a dinâmica da formação continuada, trouxe resultados significativos e elevou a importância deste conceito, como elo de entendimento do que é a carreira, como ocorre o desenvolvimento profissional, intensifica o conhecimento da formação inicial, conduz caminhos ao ser professor pesquisador, norteia caminhos à construção da identidade profissional e competência, contextualiza as políticas da educação, dentre outros. Sendo assim, a valorização do processo de formação continuada busca saber onde está; para onde quer chegar, caracterizando holisticamente a continuidade do cenário de formação. A palavra atual nesse novo contexto de Educação é “diálogo”, ou seja, intensificar as relações, mediar encontros, oportunizar situações de conversa e troca, a fim de formatar perspectivas mais favoráveis ao crescimento da Instituição, do docente e do discente e principalmente oportunizar situações de entendimento e continuidade onde o professor é mediador do conhecimento, formatador do entendimento e acelerador de posturas favoráveis ao desenvolvimento da sociedade. Portanto, o trabalho contribui para demonstrar que o processo de formação continuada dos docentes dos Institutos Federais acontece interno e externamente sendo, necessária à diversificação de práticas sob aspectos diferenciados bem como locais de socialização e discussão dentro e fora do IFMT.
Abstract: This research was developed at IFMT – São Vicente Campus involving teachers who have taught in 2012 - second semester. The research contextualized the continuing education of teachers and scaled the process of that training. We conducted through qualitative research, whose instrument was a semi-structured questionnaire. The methodology used allowed us to understand how was the process of continuing education of those teachers and how this issue has evolved from the formation of group and responses from analysis and reflection. Due to this research it was possible knowing the continuing education more than any other issue, becomes paramount as the locus of discussion in the current context of education. The relationship created to understand, measure and participate leads to interested teachers, managers and students to a continuous development with sharp reflexes in education. Understanding the dynamics of continuing education brings significant results and increases the importance of this concept as a bond of understanding of what is the career, how occurs the professional development, it enhances the knowledge of the initial training leading to ways to being researcher teacher, guiding ways to the construction of professional identity and competence, contextualizes the policies of education, among others, so the recovery process of continuing education which is characterized wherever arrive, featuring holistically continuity formation scenario. The current word in this new context of education is "dialogue", id est, to intensify relations, to mediate meetings, to give moments opportunities for dialogue and exchange to format more favorable prospects for institucional growing, envolving teacher, student and especially giving opportunities to understanding that the teacher is the mediator of knowledge, understanding formatter and accelerator of favorable positions to the development of society. So, this research contributes to demonstrate that the process of continuous formation of teachers from the Federal Institute happens internally and externally, being necessary diversification of practices under different aspects and socialization places and discussion inside and outside at IFMT/Campus São Vicente.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12290
Aparece en las colecciones:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2013 - Isabella Ribeiro de Figueiredo Vieira.pdfDocumento principal1.39 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.