Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12293
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O Exame Nacional do Ensino Médio - Enem: Influência na Prática Pedagógica dos Professores da Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – IFES |
Otros títulos: | The National High School Exam - Enem: Influence on the Pedagogical Practice of the Professional Education Teachers of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Espirito Santo – IFES |
Autor: | Ferreira, Ana Carla Gujanwski |
Orientador(a): | Souza, Nádia Maria Pereira de |
Primeiro membro da banca: | Oliveira, Lia Maria Teixeira de |
Segundo membro da banca: | Feitosa, André Elias Fidelis |
Palabras clave: | Políticas Públicas de Avaliação Externa;Enem;Educação Profissional;Prática Pedagógica;Public Policies of External Evaluation;Enem;Professional Education;Teaching Practice |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Fecha de publicación: | 3-sep-2015 |
Editorial: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Agronomia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
Citación: | Ferreira, Ana Carla Gujanwski. O Exame Nacional do Ensino Médio - Enem: Influência na prática pedagógica dos professores da educação profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – IFES. 2015. [71 f.]. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] . |
Resumen: | O presente trabalho está vinculado à linha de pesquisa Educação e Gestão no Ensino Agrícola, do Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola (PPGEA) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). A pesquisa foi desenvolvida numa perspectiva qualitativa tendo como objetivo geral investigar a influência dos conteúdos da Matriz de Referência do Exame Nacional do Ensino Médio - Enem na prática pedagógica dos professores da Educação Profissional. Partiu-se da revisão da literatura relativa às Políticas Públicas de Avaliação Externa e a prática pedagógica docente que se estendeu até o final da investigação, com a qual se objetivou analisar os impactos do Enem para o ensino médio no Brasil identificando pontos positivos e negativos desta política educacional. Na sequência, realizou-se uma entrevista semiestruturada para a coleta dos dados de campo, com 07 (sete) professores das disciplinas de Formação Técnica do Curso Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio oferecido pelo Campus Santa Teresa, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Ifes. As entrevistas foram submetidas a uma análise de conteúdo, por meio da técnica de análise categorial, conforme Bardin (2011). Finalmente, para aprofundar o conhecimento sobre as questões curriculares, procederam-se consultas a projetos pedagógicos, planos de ensino e avaliações realizadas para identificar os saberes mobilizados pelos professores da Formação Técnica do Curso pesquisado frente às competências e habilidades avaliadas pelo Enem |
Abstract: | The present work is bound to the research line Education and Management in Agricultural Teaching, from the Graduate Program in Agricultural Education (PPGEA) of the Rural Federal University of Rio de Janeiro (UFRRJ). The research was developed on a qualitative perspective having as general purpose to investigate the influence of the contents of the Reference Matrix of the National High School Exam – ENEM on the pedagogical practice of the Professional Education teachers. The starting point was the literature review of the Public Policies of External Evaluation and the teaching pedagogical practice that continued until the end of the investigation, with which aimed to analyze the impacts of Enem to high school in Brazil identifying positive and negative points of this educational policy. In sequence, a semi-structured interview for the collection of field data was held, with 07 (seven) teachers from the Technical Training disciplines of the Technical Course in Environment Integrated to High School offered by the Santa Teresa Campus from the Federal Institute of Education, Science and Technology of Espirito Santo – Ifes. The interviews were submitted to a categorical analysis, according to Bardin (2011). Finally, to deepen the knowledge about the curricular issues, consultations to educational projects, teaching plans and evaluations were held up to identify the knowledge mobilized by teachers from the Technical Training of the Course research based on the competencies and skills evaluated by Enem |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12293 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Educação Agrícola |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015 - Ana Carla Gujanwski Ferreira.pdf | Ana Carla Gujanwski Ferreira | 1.05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.