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Tipo do documento: Dissertação
Título: Literatura de cordel e identidade cultural: O olhar de alunos do Ensino Médio integrado ao curso de Agropecuária do IFPE Campus Vitória de Santo Antão
Otros títulos: Literature of Cordel and cultural identity: A view about of the students of the High School integrated in the agropecuary course of the of the IFPE - Vitória de Santo Antão’s Campus.
Autor: Oliveira, Rafael Augusto Costa de
Orientador(a): Lino, Lucilia Augusta
Primeiro membro da banca: Berenblum, Andrea Sonia
Segundo membro da banca: Pinto, Maria Isaura Rodrigues
Palabras clave: Literatura de Cordel;Identidade Cultural;Educação Profissional;Literature of Cordel;Cultural Identity;Professional Education
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Fecha de publicación: 14-jul-2011
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citación: OLIVEIRA, Rafael Augusto Costa de. Literatura de cordel e identidade cultural: O olhar de alunos do Ensino Médio integrado ao curso de Agropecuária do IFPE Campus Vitória de Santo Antão. 2011. 109 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.
Resumen: O presente trabalho investigou a influência da Literatura de Cordel, um dos símbolos da cultura nordestina, consagrada como a literatura popular do Brasil, no processo de construção da identidade cultural do aluno do Curso de Agropecuária integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Campus Vitória de Santo Antão. Pesquisamos a Literatura de Cordel nas suas origens portuguesa e brasileira e tentamos expor diferenças e semelhanças entre ambas. Além disso, analisamos o Cordel como identidade cultural do povo nordestino e a ligação que pode ser estabelecida hoje com a educação, na sala de aula. A investigação foi realizada através de uma pesquisa qualitativa, que utilizou os seguintes procedimentos metodológicos: questionário e entrevista (gravada em áudio) semi-estruturados. Após a análise dos dados coletados, percebemos que a Literatura de Cordel está distante de nosso alunado, tanto daquele proveniente das regiões interioranas como da região metropolitana, na suas cidades, na sua cultura e também na escola.
Abstract: The present work‟s main objective is to observe the way of Literature of Cordel, symbol of the northeastern Brazilian culture, been seen as the popular literature of Brazil, is presented in the cultural identity process of the student of the High School integrated in the agropecuary course of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Pernambuco - Vitória de Santo Antão‟s Campus. For this, we researched in Portuguese and Brazilian origins of Literature of Cordel and we tried to expose some differences and similarities between them. In addition, we analyzed Cordel as cultural identity of people of the Northeast and establishing liaison with education today, in the classroom. The investigation was executed through a qualitative research, whose data collect asked the following methods: semi-structured questionnaires and interviews (recorded in audio) with the participants. After the analysis of the collected data, we perceived that Literature of Cordel is distant from our student body, from the interior regions of the states as those from the metropolitan region, in their cities, in their culture and also in school.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12344
Aparece en las colecciones:Mestrado em Educação Agrícola

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