Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12349
Tipo do documento: Dissertação
Título: Um estudo de caso: a utilização de princípios da modelagem matemática como estratégia viabilizadora de um ambiente de aprendizagem mais significativo aos alunos
Título(s) alternativo(s): A Case Study: Using principles of mathematical modeling as a strategy enabler of a more meaningful learning environment for students.
Autor(es): Albuquerque, Elaine Cristina Barbosa da Silva de
Orientador(a): Mattos, José Roberto Linhares de
Primeiro coorientador: Pereira, Pedro Carlos
Primeiro membro da banca: Pompeu Junior, Geraldo
Segundo membro da banca: Ferreira, Fábio Freitas
Palavras-chave: Ensino de matemática;;Modelagem matemática;Educação profissional;Teaching of mathematics;Mathematical modeling;Professional education
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Data do documento: 26-Ago-2011
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citação: ALBUQUERQUE, Elaine Cristina Barbosa da Silva de. Um estudo de caso: a utilização de princípios da modelagem matemática como estratégia viabilizadora de um ambiente de aprendizagem mais significativo aos alunos. 2011. 56 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.
Resumo: Esta pesquisa foi desenvolvida como dissertação de mestrado do Programa de Pós Graduação em Educação Agrícola, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGEA-UFRRJ). A pesquisa abordou o ensino da matemática como parte do ensino médio integrado a educação profissional técnica de nível médio do Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CTUR). Nesta perspectiva, a modelagem matemática foi contemplada como ferramenta no processo de ensino e de aprendizagem. O grande questionamento de nosso trabalho foi como a modelagem matemática pode contribuir para o aprendizado da matemática e sua aplicabilidade nas demais disciplinas do Curso Técnico em Agropecuária Orgânica no CTUR. Para tanto, estudamos questões atinentes aos impactos ambientais causados pela bovinocultura de corte.
Abstract: This research was developed as master’s thesis in the Graduate Program in Agricultural Education, in Rural Federal University of Rio de Janeiro. The study addressed the teaching of mathematics as part of the high school integrated to technical professional education of the technical school of Rural Federal University of Rio de Janeiro. In this perspective, mathematical modeling was included as a tool in the teaching and learning process. The great question of our work was how the mathematical modeling can contribute to improve mathematics learning and its applicability in the other disciplines of the Technical Course in Organic Agriculture in CTUR. To this end, we have studied issues related to environmental impacts caused by beef cattle.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12349
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011 - Elaine Cristina Barbosa da Silva de Albuquerque.pdf2011 - Elaine Cristina Barbosa da Silva de Albuquerque2.92 MBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.