Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12588
Tipo do documento: Dissertação
Título: A diversidade linguística no contexto escolar do IFAM-TBT: um estudo exploratório
Título(s) alternativo(s): La diversidad lingüística en el contexto escolar del IFAM-TBT: un estudio exploratorio
Autor(es): Bichara, Iara Vanessa Mafra
Orientador(a): Monteiro, Rosa Cristina
Primeiro membro da banca: Souza, Ana Claudia Ribeiro de
Segundo membro da banca: Ponciano, Nilton Paulo
Palavras-chave: fronteira;diversidade linguística;preconceito linguístico;frontera;diversidad lingüística;preconcepto lingüístico
Área(s) do CNPq: Agronomia
Idioma: por
Data do documento: 19-Dez-2016
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citação: BICHARA, Iara Vanessa Mafra. A diversidade linguística no contexto escolar do IFAM-TBT: um estudo exploratório. 2016. 50 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2016.
Resumo: Sucessivos encontros pedagógicos realizados no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – Campus Tabatinga, realçaram a dificuldade dos professores em lidar com a diversidade linguística presente no IFAM – CTB. Tais dificuldades foram muitas vezes relacionadas à aprendizagem dos alunos em sala de aula e, consequentemente, ao fraco rendimento dos alunos. Dentro desse contexto situamos a presente pesquisa, que teve por objetivo conhecer a diversidade linguística e cultural presentes no IFAM – Campus Tabatinga, definir como se dão as interações entre esses sujeitos, e identificar a possível existência de preconceito linguístico. Os objetivos específicos da pesquisa buscam respostas para as seguintes perguntas: O fato de alguns discentes possuírem mais de uma Língua implica em dificuldades ou prejuízos para a sua aprendizagem? Como os discentes constituem sua identidade? Ocorre preconceito linguístico no ambiente escolar? O instituto utiliza alguma metodologia específica voltada às diferenças sociolinguísticas e culturais dos alunos? Para responder as perguntas mencionadas realizamos uma pesquisa qualitativa, pois buscamos refletir sobre a diversidade de grupos linguísticos e sociais encontrados no IFAM – Campus Tabatinga. Esta reflexão é feita através do olhar do discente, suas perspectivas e impressões acerca do meio em que vive.
Abstract: Después de encuentros pedagógicos realizados en el Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología del Amazonas – Campus Tabatinga, destacaron la dificultad de los profesores en lidiar con la diversidad lingüística presente en el IFAM – Campus Tabatinga, aparentemente esa diversidad impacta negativamente en el aprendizaje y, consecuentemente, en lo rendimiento de los alumnos. Dentro de ese contexto, situamos la presente investigación, pues visamos inicialmente la verificación de esas informaciones que circulan en los medios pedagógicos. A partir de ese panorama que se realizó el presente estudio, objetivando de forma general conocer la diversidad lingüística y cultural presentes en el IFAM – Campus Tabatinga, como ocurren las interacciones entre eses individuos, buscando identificar se ocurre la existencia de preconcepto lingüístico y los posibles prejuicios al aprendizaje. Los objetivos específicos de esa investigación buscan respuestas para las siguientes preguntas: ¿El hecho de algunos discentes poseer más de una Lengua implica en dificultades o prejuicios para su aprendizaje? ¿Cómo los discentes constituyen su identidad? ¿Ocurre preconcepto lingüístico en el ambiente escolar? ¿El instituto utiliza alguna metodología empleada volteada a las diferencias sociolingüísticas y culturales de los alumnos? Para responder a las preguntas mencionadas realizamos una pesquisa cualitativa, pues buscamos hacer una reflexión sobre la diversidad de grupos lingüísticos y sociales encontrados en el IFAM – Campus Tabatinga. Esta reflexión es hecha a través del punto de vista del discente, sus perspectivas y impresiones acerca del medio en que vive.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12588
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016 - Iara Vanessa Mafra Bichara.pdf2016 - Iara Vanessa Mafra Bichara827.11 kBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.