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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12621
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Os saberes e experiências pedagógicas dos docentes que atuam nas escolas públicas da região do Quilombo do Tapereira |
Título(s) alternativo(s): | The knowledge and pedagogical experiences of teachers working in public schools in the region of Quilombo do Tapereira. |
Autor(es): | Leal, Nilcélia Amaral |
Orientador(a): | Nascimento, Eulina Coutinho Silva do |
Primeiro membro da banca: | Mattos, José Roberto Linhares de |
Segundo membro da banca: | Mattos, Sandra Maria Nascimento de |
Palavras-chave: | educação escolar Quilombola;identidade étnica e cultural;currículo e práticas educacionais;Quilombola school education;ethnic and cultural identity;curriculum and educational practices |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Data do documento: | 31-Mar-2017 |
Editor: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Agronomia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
Citação: | Leal, Nilcélia Amaral. Os saberes e experiências pedagógicas dos docentes que atuam nas escolas públicas da região do Quilombo do Tapereira. 2017. 53 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ . |
Resumo: | A presente dissertação buscou caracterizar as concepções e práticas pedagógicas desenvolvidas pelos docentes que atuam nas escolas quilombolas do Tapereira em relação ao fortalecimento da identidade étnica e cultural. O estudo abordou as práticas pedagógicas no trato das questões étnico-raciais, promoveu análises sobre o currículo formal e praticado nas escolas quilombolas da região e buscou identificar as práticas educacionais que contribuam para o fortalecimento da identidade étnica e cultural dos discentes quilombolas. Foi realizada pesquisa qualitativa sendo coletados os dados a partir de um trabalho de campo, análise documental e entrevistas semiestruturadas. Os resultados das investigações apontam que a maioria dos docentes que atuam nas Escolas Municipais do Tapereira e de São Sebastião afirmaram conhecer a lei 10.639/2003 e que inserem conteúdos de História da África no currículo. Além disso, alguns educadores das escolas pesquisadas desenvolvem projetos voltados para valorizar a origem e a cultura dos discentes. |
Abstract: | The present dissertation sought to characterize the conceptions and pedagogical practices developed by the teachers who work in the quilombo schools of Tapereira in relation to the strengthening of ethnic and cultural identity. The study dealt with pedagogical practices in dealing with ethnic-racial issues, promoted analyzes of the formal curriculum, practiced in the quilombola schools of the region, and sought to identify educational practices that contribute to the strengthening of the ethnic and cultural identity of quilombola students. A qualitative research was carried out and data were collected from a fieldwork, documentary analysis and semi-structured interviews. The results of the investigations indicate that most of the teachers who work in the Municipal Schools of Tapereira and São Sebastião stated that they are familiar with law 10.639 / 2003 and that they include contents of History of Africa in the curriculum. In addition, some educators from the schools studied develop projects aimed at enhancing the origin and culture of the students. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12621 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação Agrícola |
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