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Tipo do documento: Dissertação
Título: A gestão escolar no contexto da educação do campo: um estudo de caso da Escola São João Batista da ilha do Campompema, no município de Abaetetuba/Pará
Título(s) alternativo(s): School management in the field Education context: a case study of the São João Batista School on the island of Campompema, in the municipality of Abaetetuba / Pará
Autor(es): Vasconcelos, Graça Elda
Orientador(a): Yukizaki, Suemy
Primeiro membro da banca: Campos, Marilia Lopes de
Segundo membro da banca: Benacchio, Rosilda Nascimento
Palavras-chave: Escola Pública;Gestão Escolar Democrática;Educação do Campo;Public School;Democratic School Management;Field Education
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Data do documento: 10-Abr-2019
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citação: VASCONCELOS, Graça Elda. A gestão escolar no contexto da educação do campo: um estudo de caso da Escola São João Batista da ilha do Campompema, no município de Abaetetuba/Pará. 2019. 83 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.
Resumo: A presente dissertação vem apresentar os resultados de um estudo de caso do tipo etnográfico de uma escola do campo, cuja gestão escolar é referência no município em que se situa, e que atende uma comunidade de uma das maiores ilhas da região. A escola em questão é conhecida por sua trajetória marcante de organização e lutas por melhores condições de ensino para sua população. O método utilizado durante a pesquisa de campo incluiu as entrevistas semiestruturadas com os diversos segmentos da comunidade escolar, a observação participante e a análise documental do Projeto Político Pedagógico da unidade escolar. A pesquisa de campo constituiu-se um desafio para compreender qual a concepção de escola e de sociedade que a gestão escolar de uma escola do campo, neste caso ribeirinha, tem, e que forma de organização e de gestão esta utiliza para a efetivação e êxito do seu processo educativo. Objetivou, assim, analisar como a escola e seus sujeitos se organizam para a viabilização de seus objetivos educacionais, e, ainda, se a escola se constitui um espaço estratégico para o desenvolvimento social da comunidade onde está inserida. Em síntese, o estudo evidenciou como as práticas de organização e de gestão da unidade escolar conduzem o processo escolar ante os anseios de sua comunidade, a partir de uma perspectiva de gestão escolar democrático-participativa, o qual deu ênfase ao papel estratégico da gestão escolar para uma educação de qualidade, e ainda para a mudança social, no contexto da educação do campo.
Abstract: The present dissertation presents the results of a case study of the ethnographic type of a rural school, whose school management is a reference in the municipality where it is located, and which serves a community of one of the largest islands in the region. The school in question is known for its remarkable trajectory of organization and struggles for better teaching conditions for its population. The method used during field research included semi-structured interviews with the various segments of the school community, participant observation and documentary analysis of the Pedagogical Political Project of the school unit. The field research was a challenge to understand the school and society conception that the school management of a rural school, in this riverside case, has, and what form of organization and management it uses for the accomplishment and success of their educational process. It aimed to analyze how the school and its subjects organize themselves to the viability of their educational objectives, and also, if the school constitutes a strategic space for the social development of the community where it is inserted. In summary, the study showed how the practices of organization and management of the school unit lead the school process to the expectations of its community, from a perspective of democratic-participative school management, which emphasized the strategic role of school management for quality education, and for social change in the context of rural education.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12653
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Agrícola

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