Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12686
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Educação para o desenvolvimento regional: a implantação do Campus Novo Paraíso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima. |
Otros títulos: | Education for the regional development: the implantation of Campus Novo Paraíso of the Federal Institute of Vocational, Scientific and Technological Education of Roraima. |
Autor: | Soares, Antonio Evaldo |
Orientador(a): | Monteiro, Rosa Cristina |
Primeiro membro da banca: | Monteiro, Rosa Cristina |
Segundo membro da banca: | Santos, Gabriel de Araujo |
Terceiro membro da banca: | Silva, Edvaldo Pereira da |
Palabras clave: | Ensino;Arranjos produtivos locais;Fotografias;Evolução social;Teaching;Local productive arrangements,;Photographs;Social evolution |
Área(s) do CNPq: | Agronomia Educação |
Idioma: | por |
Fecha de publicación: | 27-nov-2018 |
Editorial: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Agronomia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
Citación: | SOARES, Antonio Evaldo. Educação para o desenvolvimento regional: a implantação do Campus Novo Paraíso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima. 2018. 86 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2018. |
Resumen: | Este trabalho teve como objetivo investigar, por meio de pesquisa exploratória e qualitativa, se o ensino ofertado pelo Campus Novo Paraíso (CNP) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR), localizado na região sul do estado, valoriza o contexto social, cultural, geográfico e econômico de seu público-alvo, como preceitua a lei de criação dos institutos federais. A pesquisa focou a vida social e profissional dos alunos das primeiras turmas do campus após uma década de funcionamento. A princípio, estudou-se a História da Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Brasil, desde sua origem até sua chegada ao antigo Território Federal de Roraima, verificando as mudanças de nomenclatura sofridas pela instituição, implementadas pela Rede Federal, e seu processo de expansão, que culminou com a implantação da Unidade de Ensino Descentralizada (Uned) de Novo Paraíso, hoje campus. Depois, investigou-se o processo de desenvolvimento da unidade de ensino. E, por fim, analisou-se sua evolução ao longo de dez anos e os reflexos sociais e econômicos do ensino ofertado nesse período. Os resultados demonstraram que o ensino ofertado pelo CNP leva em consideração os arranjos produtivos locais e promove o desenvolvimento social e econômico tanto de seus egressos quanto das comunidades do entorno, contribuindo para a permanência dos habitantes na região. |
Abstract: | The objective of this study was to investigate, by means of an exploratory and qualitative research, whether the teaching offered by Campus Novo Paraíso (CNP) of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Roraima (IFRR), located in the southern region of the State, in fact valorizes the social, cultural, geographic and economic context of its target audience, as required by the law of creation of the Federal Institutes in Brazil. This work focused on the social and professional subjectivity of the pioneer students of that Campus after a decade of its operation. At first, the History of Professional, Scientific and Technological Education in Brazil was revisited, from its origins until its arrival in the old Federal Territory of Roraima, verifying the nomenclature changes undergone by the institution, implemented by the current Federal Network, and its expansion process, which culminated in the implantation of Uned de Novo Paraíso, now Campus. Following, the process of development of the Unit was investigated. And, finally, its evolution was analyzed over ten years and the reflexes of the teaching offered in that period. The results showed that the education offered by CNP takes into account the local productive arrangements and promotes the social and economic development of both its graduates and the surrounding communities, contributing to the permanence of its inhabitants in that region. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12686 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Educação Agrícola |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018 - Antonio Evaldo Soares.pdf | 2018 - Antonio Evaldo Soares | 7.97 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.