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Tipo do documento: Dissertação
Título: Trajetória profissional dos egressos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - Campus Coari
Otros títulos: Professional trajectory of the grades of the Federal Institute of Amazonas - Campus Coari
Autor: Souza, Thammi Rodrigues de
Orientador(a): Gregório, Sandra Regina
Primeiro membro da banca: Gregório, Sandra Regina
Segundo membro da banca: Pereira, Jorge Luiz de Goes
Terceiro membro da banca: Barros, Laerte Melo
Palabras clave: Educação Profissional;Egressos;Mundo do Trabalho;Egresses;Professional Education;World of Work
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Fecha de publicación: 23-ago-2019
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citación: SOUZA, Thammi Rodrigues. Trajetória profissional dos egressos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - Campus Coari. 2019. 56 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.
Resumen: Esta dissertação buscou conhecer a trajetória profissional dos egressos do IFAM Campus Coari, observando a inserção deste no mundo do trabalho, além de verificar se continuam atuando na área de formação técnica, bem como, analisar se sua trajetória profissional está em compasso com os objetivos, características e finalidades da Lei n° 11.892/2008. Dessa forma, a pesquisa torna-se relevante, uma vez que levará o Campus Coari, a refletir sobre a efetividade da implantação da política pública de educação profissional e tecnológica no Amazonas, sobretudo, no Médio Solimões. O recorte temporal dessa pesquisa abrange os anos 2009 a 2015/1 e será analisada à luz das fundamentações teóricas que discutem a relação do mundo do trabalho e a educação profissional tecnológica. Essa pesquisa é de natureza aplicada, utilizando-se a abordagem qualitativa, com caráter exploratório, através da pesquisa documental e dos procedimentos da investigação bibliográfica. Foram utilizados dados do Sistema Q-Acadêmico para o controle de registros acadêmicos dos alunos e o banco de dados de um projeto de extensão do Campus Coari. Outras fontes de dados foram entrevistas realizadas com egressos, bem como gravações em áudio com 10 egressos, com perguntas abertas, gravadas a partir do aplicativo ACR. Verificou-se que as competências intelectuais, associadas às habilidades a partir da vivência do Instituto Federal do Amazonas – Campus Coari, contribuíram sensivelmente para a inserção do egresso no mundo do trabalho. E a necessidade do Instituto Federal do Amazonas, implementar um programa de acompanhamento de egressos, não dependendo somente de projetos, face ao contexto estratégico de pesquisar egressos.
Abstract: This dissertation sought to know the professional trajectory of the graduates of IFAM Campus Coari, observing its insertion in the world of work, and to verify if they continue working in the area of technical training, as well as to analyze if their professional trajectory is in line with the objectives, characteristics and purposes of Law No. 11,892 / 2008. Thus, the research becomes relevant, since it will lead the Coari Campus to reflect on the effectiveness of the implementation of the public policy of professional and technological education in the Amazon, especially in the Middle Solimões. The time frame of this research covers the years 2009 to 2015/1 and will be analyzed in the light of the theoretical foundations that discuss the relationship of the world of work and technological professional education. This research is applied in nature, using the qualitative approach, with exploratory character, through documentary research and bibliographic investigation procedures. Data from the Q-Academic System were used to control students' academic records and the database of a Coari Campus extension project. Another source of data was interviews with egresses, as well as audio recordings with 10 egresses, with open questions, recorded from the ACR application. It was verified that the intellectual competences, associated to the skills from the experience of the Federal Institute of Amazonas - Coari Campus, contributed sensibly to the insertion of the egress in the world of work. And the need of the Federal Institute of Amazonas, implement a program of follow-up of graduates, not just depending on projects, given the strategic context of researching graduates.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12695
Aparece en las colecciones:Mestrado em Educação Agrícola

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