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Tipo do documento: Dissertação
Título: Políticas públicas de educação inclusiva: interfaces entre a educação profissional e a educação especial no IFES/Campus de Alegre
Título(s) alternativo(s): Public policies for inclusive education: interfaces between professional education and special education in IFES/ Campus Alegre
Autor(es): Sobreira Filho, José de Mello
Orientador(a): Damasceno, Allan Rocha
Primeiro membro da banca: Damasceno, Allan Rocha
Segundo membro da banca: Gonçalves, Silvia Maria Melo
Terceiro membro da banca: Bernardino, Adriana Vasconcelos da Silva
Palavras-chave: Educação Especial;Educação Profissional;Teoria Crítica;Special Education;Professional Education;Critical Theory
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Data do documento: 20-Jul-2020
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citação: SOBREIRA FILHO, José de Mello. Políticas públicas de educação inclusiva: interfaces entre a educação profissional e a educação especial no IFES/Campus de Alegre. 2020. 51 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2020.
Resumo: Consideramos indispensável o debate a respeito da interlocução das modalidades de ensino, Educação Especial e Educação Profissional, assim, a presente pesquisa, com intenção de contribuir para a construção de uma escola com princípios e propostas próprias à transversalidade dessas modalidades, se propôs estudar a interface entre Educação Especial e Educação Profissional no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)/Campus de Alegre, e nesse cenário, o que existem de propostas quanto as concepções e ações político-pedagógicas sobre a inclusão do público-alvo da Educação Especial na Educação Profissional Técnica de Nível Médio do IFES/Campus de Alegre. Este trabalho teve como objetivos: caracterizar as concepções e ações político-pedagógicas sobre a inclusão do público-alvo da Educação Especial na Educação Profissional Técnica de Nível Médio do IFES/Campus de Alegre; analisar o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFES/Campus de Alegre, observando as diretrizes que são voltadas para o atendimento desse público, considerando os objetivos da Educação Profissional; conhecer as ações político-pedagógicas desenvolvidas pelo IFES/Campus de Alegre no atendimento ao público-alvo da Educação Especial, conforme a legislação; avaliar os impactos das concepções político-pedagógicas sobre as ações desenvolvidas pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do IFES/Campus de Alegre, no atendimento ao público-alvo da Educação Especial. Nossas questões de estudo foram: Qual concepção de inclusão é afirmada pelo IFES/Campus de Alegre, em relação ao público-alvo da Educação Especial no Ensino Profissional Técnico de Nível Médio? Quais as ações político-pedagógicas são observadas para assegurar o acesso, a permanência e a aprendizagem do público-alvo da Educação Especial no Ensino Profissional Técnico de Nível Médio no IFES/Campus de Alegre? Como se mostra a interface entre a Educação Especial e a Educação Profissional no IFES/Campus de Alegre? Os dados obtidos com a pesquisa foram analisados na perspectiva da Teoria Crítica da Sociedade, como suporte teórico-metodológico, enfatizando os estudos de Theodor Adorno e seus comentadores. Quanto aos procedimentos e/ou instrumentos de coleta de dados, essa pesquisa é de cunho documental, onde analisamos o Plano de Desenvolvimento Institucional do IFES/Campus de Alegre, legislações e políticas públicas que tratam da educação inclusiva; aplicamos um questionário e realizamos entrevistas semiestruturadas com a equipe gestora do IFES/Campus de Alegre e componente do NAPNE. Os resultados da pesquisa revelam que o IFES/Campus de Alegre apresenta práticas e estratégias pedagógicas para a promoção da inclusão do público-alvo da Educação Especial. Entretanto, constatamos uma grande responsabilização do NAPNE no planejamento e implementação das políticas públicas de inclusão o que evidencia a necessidade de sensibilização e participação de toda a comunidade acadêmica no processo inclusivo na interface entre a Educação Especial e a Educação Profissional, reconhecendo que o processo de inclusão é contínuo, o caminho a ser percorrido ainda é longo para que o IFES/Campus de Alegre se torne uma escola de fato mais inclusiva.
Abstract: We consider indispensable the debate about the interlocution of teaching, Special Education and Professional Education. Thus, this research, with the intention of contributing to the building of a school with principles and proposals specific to the transversal of these modalities, proposed to study the interface between Special Education and Professional Education at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Espírito Santo (IFES)/Campus de Alegre, and in this context, the proposals regarding the political-pedagogical conceptions and actions on the inclusion of the target public of Special Education in technical high school at IFES/Campus de Alegre. This work aimed to characterize the political-pedagogical conceptions and actions on the inclusion of the target public of Special Education in technical high school of IFES/Campus de Alegre; to analyze the Institutional Development Plan (PDI) of IFES/Campus de Alegre, observing the guidelines that are geared towards serving this public, considering the objectives of Professional Education; to recognize the political-pedagogical actions developed by IFES/Campus de Alegre in serving the target public of Special Education, regarding the legislation; to evaluate the impacts of political-pedagogical conceptions on the actions developed by the Center for Assistance to People with Specific Educational Needs (NAPNE) of IFES/Campus de Alegre, in serving the target public of Special Education. Our study questions were: Which conception of inclusion does IFES/Campus de Alegre affirm, in relation to the target public of Special Education in high school technical professional education? What political-pedagogical actions are observed to ensure the access, permanence and learning of the target public of special education in high school technical education at IFES/Campus de Alegre? How is the interface between Special Education and Professional Education at IFES/Campus de Alegre? The data obtained from the research were analyze from the perspective of the Critical Theory of Society, as theoretical and methodological support, emphasizing the studies of Theodor Adorno and his commentators. As for the procedures and/or instruments for data collection, this research is of documentary nature, where we analyzed the IFES/Campus de Alegre's institutional development plan, legislation and public policies that deal with inclusive education; we applied a questionnaire and conducted semi-structured interviews to the IFES/Campus de Alegre's management team and NAPNE's component. The research results reveal that the IFES/Campus de Alegre presents pedagogical practices and strategies to promote the inclusion of the target public of Special Education. However, we note a great responsibility of NAPNE in the planning and implementation of public inclusion policies, which highlights the need for awareness and participation of the entire academic community in the inclusive process at the interface between Special Education and Professional Education, recognizing that the inclusion process it is continuous, the road to be traveled is still long for the IFES/Campus de Alegre to become a truly inclusive school.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12771
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Agrícola

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