Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12786
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A pedagogia de projetos na aprendizagem participativa de alunos da educação profissional utilizando a produção de mudas de alface |
Otros títulos: | The project pedagogy in participatory learningeducation professional students using seedlings lettuce production |
Autor: | Cabral, Manoel Batista Grifo |
Orientador(a): | Santos, Gabriel de Araújo |
metadata.dc.contributor.advisor2: | Sanchez, Sandra Barros |
Primeiro coorientador: | Lima, Wallace Luiz de |
Primeiro membro da banca: | Peluzio, João Batista Esteves |
Segundo membro da banca: | Zonta, Everaldo |
Palabras clave: | Technical Education;Substrates;Education.;Ensino Técnico;Substratos;Educação |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Fecha de publicación: | 19-may-2011 |
Editorial: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Agronomia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
Citación: | CABRAL, Manoel Batista Grifo. A pedagogia de projetos na aprendizagem participativa de alunos da educação profissional utilizando a produção de mudas de alface. 2011. 60 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2011. |
Resumen: | Esta pesquisa foi realizada no Campus de Alegre, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Espírito Santo. Avaliou-se a aprendizagem pela utilização da Pedagogia de Projetos. A temática empregada foi a produção de mudas de alface em substratos alternativos, comumente empregados na olericultura regional, desenvolvida com alunos do primeiro ano do Curso Técnico em Agropecuária integrado ao ensino médio. O desenvolvimento se deu de forma teórico-prático com a participação interdisciplinar de servidores docentes e administrativos, cobrindo as bases transversais à problemática. Todas as etapas da produção foram planejadas, executadas e avaliadas com os discentes. A avaliação da aprendizagem foi realizada com o emprego de questionários estruturados temporalmente distribuídos. Ficaram caracterizados no processo de ensino-aprendizagem ganhos significativos dos discentes, observados nos resultados das avaliações realizadas, evidenciando a viabilidade na utilização da pedagogia de projeto no ambiente de estudo. O substrato de melhor desempenho foi o elaborado pelos alunos, sendo melhor inclusive que o comercial utilizado na região |
Abstract: | This research was done in the Campus of Alegre, Federal Institute of Education, Science and Technology of the State of Espirito Santo. We evaluated the learning by the use of Project Pedagogy. The theme used was the production of lettuce on alternative substrates, commonly used in horticulture regional, developed with students the first year of the course Farming Technician integrated into the school. The development took place in a theoretical and practical involvement with interdisciplinary teaching and administrative servers, covering the bases transverse to the problem. All production steps were planned, implemented and evaluated with the students. The learning evaluation was performed with the use of structured questionnaires distributed temporally. Were characterized in the teaching-learning gains of students observed the results of the evaluations, demonstrating the feasibility of pedagogy in the use of project learning environment. The substrate of improved performance was prepared by the students, and even better that the commercial use in the region. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12786 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Educação Agrícola |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2011 - Manoel Batista Grifo Cabral.pdf | 2.07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.