Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12786
Tipo do documento: Dissertação
Título: A pedagogia de projetos na aprendizagem participativa de alunos da educação profissional utilizando a produção de mudas de alface
Título(s) alternativo(s): The project pedagogy in participatory learningeducation professional students using seedlings lettuce production
Autor(es): Cabral, Manoel Batista Grifo
Orientador(a): Santos, Gabriel de Araújo
metadata.dc.contributor.advisor2: Sanchez, Sandra Barros
Primeiro coorientador: Lima, Wallace Luiz de
Primeiro membro da banca: Peluzio, João Batista Esteves
Segundo membro da banca: Zonta, Everaldo
Palavras-chave: Technical Education;Substrates;Education.;Ensino Técnico;Substratos;Educação
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Data do documento: 19-Mai-2011
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citação: CABRAL, Manoel Batista Grifo. A pedagogia de projetos na aprendizagem participativa de alunos da educação profissional utilizando a produção de mudas de alface. 2011. 60 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2011.
Resumo: Esta pesquisa foi realizada no Campus de Alegre, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Espírito Santo. Avaliou-se a aprendizagem pela utilização da Pedagogia de Projetos. A temática empregada foi a produção de mudas de alface em substratos alternativos, comumente empregados na olericultura regional, desenvolvida com alunos do primeiro ano do Curso Técnico em Agropecuária integrado ao ensino médio. O desenvolvimento se deu de forma teórico-prático com a participação interdisciplinar de servidores docentes e administrativos, cobrindo as bases transversais à problemática. Todas as etapas da produção foram planejadas, executadas e avaliadas com os discentes. A avaliação da aprendizagem foi realizada com o emprego de questionários estruturados temporalmente distribuídos. Ficaram caracterizados no processo de ensino-aprendizagem ganhos significativos dos discentes, observados nos resultados das avaliações realizadas, evidenciando a viabilidade na utilização da pedagogia de projeto no ambiente de estudo. O substrato de melhor desempenho foi o elaborado pelos alunos, sendo melhor inclusive que o comercial utilizado na região
Abstract: This research was done in the Campus of Alegre, Federal Institute of Education, Science and Technology of the State of Espirito Santo. We evaluated the learning by the use of Project Pedagogy. The theme used was the production of lettuce on alternative substrates, commonly used in horticulture regional, developed with students the first year of the course Farming Technician integrated into the school. The development took place in a theoretical and practical involvement with interdisciplinary teaching and administrative servers, covering the bases transverse to the problem. All production steps were planned, implemented and evaluated with the students. The learning evaluation was performed with the use of structured questionnaires distributed temporally. Were characterized in the teaching-learning gains of students observed the results of the evaluations, demonstrating the feasibility of pedagogy in the use of project learning environment. The substrate of improved performance was prepared by the students, and even better that the commercial use in the region.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12786
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011 - Manoel Batista Grifo Cabral.pdf2.07 MBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.