Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12827
Tipo do documento: Dissertação
Título: Curso Técnico em Agropecuária na modalidade PROEJA indígena: educação profissional na comunidade Ticuna
Otros títulos: The Technical in Agricultura course in Indigenous PROEJA mode: Professional education in Ticuna community
Autor: Martins, Handson Rubem
Orientador(a): Santos, Ramofly Bicalho dos
Primeiro coorientador: Ponciano, Nilton
Primeiro membro da banca: Santos, Ramofly Bicalho dos
Segundo membro da banca: Abbonizio, Aline Cristina de Oliveira
Terceiro membro da banca: Sales, Marcio
Palabras clave: Professional Education;Indigenous Education;Indigenous PROEJA;Educação profissional;Educação Indígena;PROEJA Indígena
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Fecha de publicación: 2-jun-2016
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citación: MARTINS, Handson Rubem. O curso Técnico em Agropecuária na modalidade PROEJA Indígena: Educação profissional na comunidade Ticuna. 2016. 64 f. Dissertação (Mestrado em  Educação  Agrícola).  Instituto  de  Agronomia,  Universidade  Federal  do  Rio  de  Janeiro,  Seropédica, RJ, 2016.
Resumen: O Curso Técnico em Agropecuária na modalidade PROEJA Indígena: Educação Profissional na  comunidade  Ticuna  é  apresentado  nesta  pesquisa  com  a  colaboração  e  concepção  da  comunidade indígena, como também, dos professore e alunos do curso pesquisado, através da aplicação  de  questionário  e  entrevistas  semiestruturadas.  Esta  pesquisa  teve  como  objetivo  conhecer a implantação de um curso técnico em terras indígenas, tendo como meta principal ouvir os sujeitos da ação socioeducativa, neste caso, o discente e a comunidade indígena, pois, procurou­se estabelecer um diálogo entre os autores e atores da pesquisa, a fim de expor as concepções em relação aos temas abordados. Conclui­se esta pesquisa colocando à disposição dos projetos de educação em terras indígenas mais um trabalho crítico e reflexivo que mostra o planejamento e execução de uma ação em comunidade indígena com o intuito de promover a cidadania e desenvolvimento da população indígena.
Abstract: Technical Course in Agriculture in the modality Indigenous PROEJA: Professional Education Ticuna  community  is  presented  in  this  research  in  collaboration  with  the  indigenous  community, as well as, teachers and students of researched through the use of questionnaires and semi­structured interviews. This study aimed to assess the implementation of a technical course  on  indigenous  lands,  with  the  main  goal  to  give  voice  to  the  taxpayer  of  the  socio­educational action, in this case, the students and the indigenous community, because we tried to  establish  a  dialogue  between  authors  and  actors  of  the  research,  in  order  to  expose  the  conceptions regarding the topics covered. We conclude this research by providing the education  projects  on  indigenous  lands  more  critical  and  reflective  work  that  shows  the  planning and execution of an action in the indigenous community with the goal to promote citizenship and development of the indigenous population.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12827
Aparece en las colecciones:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2016 - Handson Rubem Martins.pdfDocumento principal720.51 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.