Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12827
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Curso Técnico em Agropecuária na modalidade PROEJA indígena: educação profissional na comunidade Ticuna |
Título(s) alternativo(s): | The Technical in Agricultura course in Indigenous PROEJA mode: Professional education in Ticuna community |
Autor(es): | Martins, Handson Rubem |
Orientador(a): | Santos, Ramofly Bicalho dos |
Primeiro coorientador: | Ponciano, Nilton |
Primeiro membro da banca: | Santos, Ramofly Bicalho dos |
Segundo membro da banca: | Abbonizio, Aline Cristina de Oliveira |
Terceiro membro da banca: | Sales, Marcio |
Palavras-chave: | Professional Education;Indigenous Education;Indigenous PROEJA;Educação profissional;Educação Indígena;PROEJA Indígena |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Data do documento: | 2-Jun-2016 |
Editor: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Agronomia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
Citação: | MARTINS, Handson Rubem. O curso Técnico em Agropecuária na modalidade PROEJA Indígena: Educação profissional na comunidade Ticuna. 2016. 64 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2016. |
Resumo: | O Curso Técnico em Agropecuária na modalidade PROEJA Indígena: Educação Profissional na comunidade Ticuna é apresentado nesta pesquisa com a colaboração e concepção da comunidade indígena, como também, dos professore e alunos do curso pesquisado, através da aplicação de questionário e entrevistas semiestruturadas. Esta pesquisa teve como objetivo conhecer a implantação de um curso técnico em terras indígenas, tendo como meta principal ouvir os sujeitos da ação socioeducativa, neste caso, o discente e a comunidade indígena, pois, procurouse estabelecer um diálogo entre os autores e atores da pesquisa, a fim de expor as concepções em relação aos temas abordados. Concluise esta pesquisa colocando à disposição dos projetos de educação em terras indígenas mais um trabalho crítico e reflexivo que mostra o planejamento e execução de uma ação em comunidade indígena com o intuito de promover a cidadania e desenvolvimento da população indígena. |
Abstract: | Technical Course in Agriculture in the modality Indigenous PROEJA: Professional Education Ticuna community is presented in this research in collaboration with the indigenous community, as well as, teachers and students of researched through the use of questionnaires and semistructured interviews. This study aimed to assess the implementation of a technical course on indigenous lands, with the main goal to give voice to the taxpayer of the socioeducational action, in this case, the students and the indigenous community, because we tried to establish a dialogue between authors and actors of the research, in order to expose the conceptions regarding the topics covered. We conclude this research by providing the education projects on indigenous lands more critical and reflective work that shows the planning and execution of an action in the indigenous community with the goal to promote citizenship and development of the indigenous population. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12827 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação Agrícola |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016 - Handson Rubem Martins.pdf | Documento principal | 720.51 kB | Adobe PDF | Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.