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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12833
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A política de assistência estudantil no Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde - na perspectiva de estudantes beneficiados |
Título(s) alternativo(s): | Student assistance policy at Goiano Federal Institute - Rio Verde Campus - by the presentee students’ perspective |
Autor(es): | Moureira, Alline da Silva |
Orientador(a): | Gonçalves, Sílvia Maria Melo |
Palavras-chave: | Student Assistance;Permanency;Assistência Estudantil;Permanência;PNAES |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Data do documento: | 29-Jul-2021 |
Editor: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Agronomia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
Citação: | MOUREIRA, Alline da Silva. A política de assistência estudantil no Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde na perspectiva de estudantes beneficiados. 2021. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2021. |
Resumo: | Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de investigar a percepção dos estudantes dos cursos técnicos e de graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Rio Verde, em relação à Política de Assistência Estudantil adotada por esta instituição, no que se refere a permanência, desempenho acadêmico e funcionalidade da referida política. Para compreender a Política de Assistência Estudantil retratou-se o processo histórico pelo qual o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) veio a ser consolidado, bem como as Políticas Públicas voltadas para a democratização do acesso ao ensino superior, além de um constructo histórico sobre a gênese da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e exploratória, e foi utilizada a técnica da pesquisa bibliográfica. Os participantes foram 150 estudantes, de ambos os sexos, matriculados nos cursos técnicos e de graduação do Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde, lócus da pesquisa, e que foram beneficiários do Programa Auxílio Permanência no ano de 2019, o qual oferece auxílio financeiro aos discentes que se apresentam em situação de vulnerabilidade social e econômica, com o propósito de fazê-los permanecer na referida instituição e ter êxito em sua formação profissional e/ou acadêmica. Como instrumento para a coleta dos dados, foi elaborado um questionário com perguntas abertas e fechadas que objetivou traçar o perfil socioeconômico dos estudantes beneficiados, e como estes percebem os efeitos que a assistência estudantil sobrevêm em sua trajetória escolar. Para obtenção de dados, foi realizada uma leitura exploratória de documentos institucionais, tais como Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI), Manual de Assistência Estudantil, Edital de Seleção de Bolsistas do Programa Auxílio Permanência etc. Para fins de seleção e organização dos materiais recolhidos, foram utilizadas as contribuições da Análise de Conteúdo proposta por Laurence Bardin. A análise dos dados foi realizada por meio de tabelas, dividida em dois tópicos. A pesquisa demonstrou que os estudantes têm pouca compreensão sobre o que vem a ser Política de Assistência Estudantil, todavia, ela contribui para a permanência e melhora do desempenho acadêmico. A pesquisa evidenciou a necessidade de ampliar a divulgação das ações e dos serviços oferecidos pela assistência estudantil, de adequar o valor do auxílio à realidade vivenciada pelo estudante, bem como a efetivação do pagamento das bolsas até o 5º dia útil. |
Abstract: | This research was carried out with the aim of investigating the perception of students in technical and undergraduate courses at the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Rio Verde, in relation to the Student Assistance Policy adopted by this institution, in relation to the Student Assistance Policy adopted by this institution, if the permanence, academic and functional performance of the policy. To understand the Student Assistance Policy portrayed in the historical process by which the National Student Assistance Program (PNAES) came to be consolidated, as well as the Public Policies aimed at democratizing access to higher education, in addition to a historical construct on the genesis of Professional and Technological Education in Brazil. This is a qualitative and exploratory research, and the bibliographic research technique was used. The participants were 150 students, of both sexes, enrolled in technical and undergraduate courses at the Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde, the locus of the research, and who were beneficiaries of the Permanence Assistance Program in 2019, which offers financial assistance to students who are in a situation of social and economic vulnerability, with the purpose of making them stay in that institution and succeed in their professional and/or academic training. As an instrument for data collection, a questionnaire with open and closed questions was created, which aimed to trace the socioeconomic profile of the benefited students, and how they perceive the effects of student assistance on their school trajectory. To obtain data, an exploratory reading of institutional documents was carried out, such as the Institutional Development Program (PDI), Student Assistance Manual, Selection Notice for Scholarship Holders of the Permanence Assistance Program, etc. For the purposes of selection and organization of the collected materials, the contributions of the Content Analysis proposed by Laurence Bardin were used. Data analysis was performed using tables, divided into two topics. The research showed that students have little understanding of what Student Assistance Policy is, however, it contributes to the permanence and improvement of academic performance. The research highlighted the need to expand the dissemination of actions and services offered by student assistance, to adapt the value of the aid to the reality experienced by the student, as well as the payment of scholarships until the 5th business day. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12833 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação Agrícola |
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